31.3.12

Ben Kingsley


AMO Ben Kingsley. E sempre me reapaixono toda vez que "Fatal" passa na TV. Acho injustiça quando só o escalam para papéis de vilão. Layout é nada quando charme, beleza e sedução se concentram num olhar, numa intenção. É isso também o que busco. AMO Ben Kingsley.

29.3.12


Minha geladeira parece o solo lunar - #prontofalei

Ensaio Literário - A janela era a tela. Visão para o mundo.


A janela era a tela. Visão para o mundo. Mesmo presa, ela dava liberdade extrema. Chovia lá fora e a menina morria por dentro. Até chegar a ela, a janela, e ver o mundo. Um mundo molhado é verdade, mas até por isso, um mundo mais cheio de possibilidades.

Entre o partir e dormir e o ali ficar e imaginar; a segunda possibilidade lhe pareceu bem mais sedutora. Ela certamente era muito nova para conceituar Joseph Campbell, mas sabia, de forma inata, que o chamado à aventura era algo irresistível na jornada de qualquer herói. Dispensou a cama, lugar quente, e ficou com o queixo encostado na umidade do mármore – anteparo de sua liberdade, marco de sua altura, fronteira da sua imaginação.

Pelo vidro, ainda fechado, conseguia ver apenas formas difusas, quase indistinguíveis devido ao mosaico formado pelos pingos precipitados. Era uma boa metáfora para a vida: as coisas mais simples nos parecem complicadas se mostradas através de um filtro, que fez o conhecido, diferente, estranho, condenável, principalmente em dias de tempestade interna. A fôrma* transforma a forma, altera os sentidos, provoca.

Entre o partir e ficar, a menina ficou a imaginar. Embarcou na aventura e fez da tela borrada a passagem para o mundo dos sonhos. A tela bordada ao sabor da fantasia. Com seu dedo, juntou gotas e compôs formas que davam vida à imaginação. Imaginou um futuro que lhe parecia distante, mas que num instante ia lhe chegar de encontro e lhe tomar de ensejo.

Assim, numa simples brincadeira, ela viria a descobrir de forma plena o que Einstein teorizou e revolucionou. Mas instantes antes, quando a chuva interrompera a possibilidade de correr lá fora, o tempo era absoluto, como definiu Newton. Ainda o era: absolutamente entediante, se não fosse a união de gotas a dar forma a uma nova possibilidade, guiada pela força da imaginação.

Se os olhos são a janela da alma, a menina com calma expôs o que nela se encontrava: uma cerca, um jardim, o sol iluminando sorrisos sem fim. Homem e mulher, uma casa, uma chaminé. A verdade é que a felicidade está escondida na simplicidade e mora numa casa pequenina. E a sabedoria, quem diria, também se escondia no coração de uma pequena, cujo mais problema era não poder brincar lá fora. Mas por dentro, mal ela sabia, construía sonhos, sedimentava vida.

Assim como no mito de Platão, são muitos os dias da nossa existência em que nos encontramos presos em uma caverna, vendo o mundo através de formas translúcidas. Seja através de sombras, projeção da realidade, ou do vidro molhado... As menores coisas são capazes de borrar a nossa capacidade de cognição e decodificação daquilo que é real. E do porque vale à pena seguir a nossa jornada. Navegar é preciso, em águas límpidas ou turvas.
A caverna da menina era a sala seca, fronteira com a rua alagada. A janela era o portal entre dois mundos. Ao abri-la, ela sentiu a realidade lhe golpear o rosto. A pele molhada aqueceu a alma e inundou os olhos o gosto pela liberdade readquirida. A ousadia poderia lhe valer uma surra, mas é preciso coragem para romper seus próprios limites.

E ela foi além. Na mesinha lateral, pegou uma folha de papel. Depois de mil dobraduras, a folha inerte ganhou vida: era um barquinho. E o barquinho, frágil em sua fôrma*, mas firme em sua forma, partiu para uma aventura ainda maior. Rompeu a sala, pulou a janela, desceu rua abaixo, levado pela correnteza de um rio que se formara rente à calçada. O destino era incerto. Certo mesmo, era a vontade da menina de se aventurar, romper barreiras, cruzar fronteiras, ter na palma das mãos o leme, destino de uma vida de caminhos incertos.


Esse barco continua a vagar, singrando mares que nunca dantes foram imaginados, descobrindo fôrmas e formas que não eram coisas de menina, mas que foram sendo traçados por ela e para ela. Por nós e para todos nós. Esse barco estará sempre a disposição de quem tem disposição para imagina, criar, e romper as barreiras do conformismo estabelecido pelas circunstâncias. Navegar é preciso, embora viver não seja tão ‘preciso’.



* trabalho de faculdade :)

28.3.12

Thinking!












índices de fofura além do permitido

No mês de abril faz 10 anos que eu conheci a Ash. Eu estava vivendo a incrível aventura de morar fora e nós fomos designadas para trabalhar no mesmo setor. O destino realmente conspira a favor daquilo que é edificante. Nossa amizade não aconteceu de cara, mas foi a que mais se solidificou. Na realidade, ela e o cara que ela namorava na época, o Juan, se tornaram os meus irmãos americanos. E assim permanecem até hoje. Na esperança de voltar, deixei inúmeras coisas na garagem da casa dos pais dela.


Nunca voltei. Nunca deixamos de nos falar. Nunca deixamos de nos ver em todas as vezes que voltei à minha antiga cidade. E então ela se casou e foi morar em um outro estado. Não sei quando a verei face to face... Isso é muito estranho... Mas permanecemos como uma doce lembrança na vida uma da outra. O povo americano, talvez por se mudar com tanta constância, é muito fiel aos laços que estabelece. Traço que adoro nesse cultura às vezes controversa (para nós).


E depois de se casar, Ash me apresentou à sua filhinha, Mackenzie. Mesma emoção que tive com a Laura. Essa menina é a cara da mãe dela, com índices de fofura além do permitido pelo meu bobo coração...




Will Tirando


News

As matérias que editei essa semana:


A romântica dupla Maria Cecília e Rodolfo


Karina Marthin celebra a carreira e busca o amor


Rodrigo Santoro e Alice Braga em As Brasileiras

Murilo Benício em dia de aventura

Momentos: Chico Anysio
  
*As outras eu coloco a medida que forem surgindo :) 

Cookie Sutra


Quando você acha que não falta inventar mais nada nesse mundo, 
eis que a criatividade sem limites das pessoas te surpreende! 
hohoho


Atenção: a expressão 'comer o biscoito' nesse caso pode ser levada ao pé da letra!

27.3.12

pic




:)


nos arrogamos poderes perigosos



Amigo meu estava escrevendo e fez uma reflexão que me chamou atenção. Era algo mais ou menos assim: "quem não toma partido, fortalece um dos lados, o mais forte". Gosto de ter opinião sobre as coisas, mas acho chata a necessidade compulsória, a obrigação de se ter uma opinião sobre tudo. Dessa forma nos arrogamos poderes perigosos, que não temos. A sabedoria é sempre um bom princípio nesses casos. E ela nos ensina que há hora de falar e hora de calar também!


Falo isso, porque dois casos se uniram em meu pensamento essa semana. Não se falou outra coisa nos meios de comunicação - até na rádio-corredor e mesas de bar - que não passasse pelo caso Thor Batista. O filho do Homem Mais Rico do Brasil, a nossa versão de Riquinho Tuniquim atropelou um sujeito na estrada. Ninguém deu o benefício da dúvida ao caso. O moço rico com carro possante não pode levar a melhor sobre um pobre coitado que trafega de bicicleta e sofre para ganhar a vida. Não estou aqui ponderando sobre quem está certo ou quem está errado. O meu choque é perceber o quanto tem gente que é absurdamente precipitada em julgar. E isso é um perigo. Tomam partido guiados pela emoção e não pela razão. Pelo histórico e não pela história. 


O segundo caso, foi a história do Rafinha Bastos X Wanessa Camargo. Foi uma mistura de estações sem fim, que só fomentou disse-me-disse. Ouviu-se todo tipo de gente a acusar e defender (interesses, muitas vezes). Existem piadas de mal gosto? Claro! Aqui também não é uma questão de quem está certo e quem está errado, mas o que fizeram diante de um impasse. Não ouviram o outro lado. Pegaram o cara da piada grosseira para servir de mártir diante do politicamente incorreto. Mas de bobo da corte esse moço não tem nada e ele provou que é a inteligência e o caráter que devem se sobrepor diante das adversidades. O humor só funciona assim e só existe de verdade entre as pessoas que sabem rir dos outros, mas principalmente de si mesmas. Ótima entrevista que ele deu para Marília Gabriela (aqui).


Ter opinião sobre as coisas é ótimo. Fundamental para o exercício da cidadania. Ter pressa em julgar é como apontar uma arma, qualquer hora ela dispara e pode ser no alvo errado. 

Li por ai



"Quando se sente conectado com os sentimentos mais profundos, você é capaz de enxergar as coisas de uma forma bem diferente do que o habitual. É tempo de transpor o medo de lidar com emoções para que não seja paralisado pelas inseguranças" - Claudia Lisboa me disse isso hoje. Fonte: O Globo.

26.3.12

Bolhas de sabão


- Sinto falta de te falar, de te dizer em palavras.
- Ando quietinha, reclusa...
- Mas sempre que puder, eu vou te lembrar que estou aqui!
- Eu sei, eu sinto!
- Respeito o seu tempo na maior tranquilidade.
- (riso tímido)
- Desejo a você bolhas de sabão!
- Bolhas de sabão? Tai, gostei, bolhas de sabão.
- Desejo a você o que mais gosto, o que me faz feliz por nada.




"Desejo a você bolhas de sabão:
Aquilo que me faz feliz por nada"
- Bia Amorim

Sentimento do mundo

Sentimento do mundo
Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor
- Drummond (o verdadeiro!)


Amanhã na faculdade estudaremos um pouco do discurso através da visão desse gênio. 
Minha cadeira às vezes é a síntese de um paraíso literário possível.
Eu que não sei se estou preparada para tudo isso.
Sinceramente!

pic


METABOLISMO, seu cretino

Estou pensando em chamar o meu metabolismo para um canto para levar um papo sério com ele... Veja bem: não gosto de pizza, não como pão, a não ser UMA fatia do light pela manhã, evito fritura ao máximo, lá em casa a comida é com pouca gordura e quase nada de sal, só tomo refrigerante ZERO, não sinto necessidade de sobremesa, nunca uso açúcar para adoçar sucos, chás, cafés, só como massa entre uma ou duas vezes na semana, sempre que tem salada, eu dou preferência (mas confesso que a salada montada pode ser uma bomba calórica, mas de médias proporções). E ENGORDO!

Os pecados ocasionais: açaí, sushi, chocolate, sedentarismo.

Mas me diz uma coisa, colega: é para engordar tão rápido e emagrecer TÃO lentamente? 
Desconfio de que realmente tenho um problema, porque ando dormindo, ao todo, umas 15 horas por dia e nada me conforta. Alô além!? Socorroooooooooooo!

***
Um caso sério:


Uma conhecida minha voltou a malhar com seriedade, depois que se readaptou ao horários do novo trabalho. Querendo voltar ao antigo pique, foi ao médico e perguntou se poderia tomar algum tipo de termogênico, ao que foi atendida e receitada. Pouco tempo depois, essa menina caiu em frente ao computador e começou a ter convulsões.

Fiqui louca com essa história. Termogênicos são vendidos sem receita em qualquer birosca de Fitness. Pior, esse foi recomendado por um profissional da saúde. Essa amiga diz que não existem estudos seguros sobre a ação desse suplemento. E só vejo as pessoas na academia com seus potinhos, pozinhos, cápsulas ou afins. 

Fiquei assustada, claro. Óbvio também que já havia pensado em apelar para tal... 

25.3.12

Dogs!









pic


Dona Gostosa



Laura fez uma semana de vida. Imagino como deve ser delicioso ter um mundo de coisas para se descobrir e nem se ter muita consciência disso. Apenas sentir. Imagino também como essa experiência deve estar sendo absurdamente rica para a Shemesh, a mamãe dela (minha antiga menininha).  Laura toma banho numa banheira rosa e esconde suas partes dos Paparazzi. Muito bem, anjinho! Como boa pisciana, gostou da água! 


Eita pezão! Depois do banho, ela coloca sua fraldinha ecologicamente correta. Laura nasceu de parto natural, humanizado. A mãe dela teve boa dilatação, só precisou de um ponto. Depois de nascer, ela não foi para o berçário. Fica sempre perto da mamãe num bercinho lateral e ali fez as suas 'higienes'.


Com apenas uma semana, depois do banho gostoso, a Dona Gostosa se virou sozinha de bruços e colocou o bumbum para o ar. Sapeca de vida mansa!

Ah, eu sei que você vai dizer que estou precisando ter a minha. Não sei se é um desejo. Alguns sonhos morreram, outros estão apenas adormecidos. Fato é que eu não sei se enfrentaria essa aventura sozinha. Meanwhile, vou curtindo a Dona Gostosa, a quem amo tanto, tanto, tanto... desde que soube que ela existia na barriga da mamãe dela.

Até nos dias de cabelo complicado


Quando a vida parece estar me oferecendo um limão, ela sempre me mostra um jeito de fazer uma caipirinha. Ontem foi assim. Minhas preocupações me corroendo as veias, quando toca o telefone: 'vambora'? Gosto quando tenho forças para dizer: 'bora lá!' 




'bora lá!' faz diferença na vida de uma pessoa. 'bora lá!' quer dizer que existe motivação pra transformar as disposições em contrário. Tentei revogar cada uma delas ontem. Estava deitada no sofá, lendo um livro e pulei em direção ao chuveiro. 'bora lá!' é aditivado dentro do box, pode ter certeza! Música também ajuda. Apelei para ela.


O casamento, óbvio, já estava marcado há séculos. Confirmei a minha presença e a do Professor Xéu para não ter perigo de eu deixar o traumazinho me convencer a não ir. Às vezes ele miseravelmente vence, mas na maioria das vezes o escore está pendendo para o meu lado. A vida também é feita dessas pequenas vitórias contra os inimigos invisíveis, creia. 


O elemento desestabilizador foi a chuva. E outro percalço me alcançou pelo caminho: C-A-B-E-L-O. Cabelo de mulher tem vida, vontade própria. Em dias de chuva é um sufoco. Não sou adepta da chapinha não! No aspecto capilar, sou totalmente naturalista, mas em dias de festa, a gente quer dar aquele toque diferente, não é? O secador me deixou um poodle! Resolvi passar um spray da minha mãe para fazer uma onda na franja. Péssima ideia. Ficou com cheiro de permanente! E o que estava armado bonitinho, não levou dois minutos para cair, DURO! O Xéu me ligando e eu metendo água e leave-in no franjão. hahahaha Muito comédia. Saí com cabelo seco e a franja molhada, secando ao sabor do tempo, chuvoso.


Mas sabe? Os contratempos deixam as histórias mais interessantes, pitorescas e divertidas depois. Durante é aquele aborrecimento. Depois, aprendi que tudo passa. O bom é agente olhar para si mesmo com humor. Porque tudo só fica bem, quando acaba bem. E você dá o tom dos pós-finais da sua história.


Fui ao casamento dos queridos Bombom e Nazion. Dancei um sambinha com música ao vivo. Vi gente que amo. Conversei. Percebi que eu sou um desastre para paquerar (hahahaha). Ganhei até massagem, é mole? Me atraquei no chocolate e voltei para casa bem. Quem te ama, vai te amar sempre... Até nos dias de cabelo complicado!    

Subindo a Serra de Fina Estampa


Quando escrevi um texto sobre as distâncias e contei que subi a serra até Itaipava, era para cumprir uma missão: a festa de encerramento de Fina Estampa . É sempre mais complicado quando o trabalho requer que você pegue a estrada, principalmente à noite e para voltar altas horas da madrugada. Mas aceitei o desafio... E valeu.


Primeiro, porque Itaipava, serra fluminense de forma geral, é outro mundo. Adoro me imaginar num pedacinho mais quente da Suíça, Áustria ou Alemanha. A temperatura lá de cima é bem mais agradável que a da cidade. À noite faz um frio, que carioca não está acostumado. Belo motivo para tirar o meu sobretudo do armário e convidá-lo para passear. Adoro usá-los. São poucas as chances.


A segunda questão que muito me agradou, foi ver a Locanda Della Mimosa. A pousada, que é luxo só, agora pertence ao Aguinaldo Silva, o novelista. Quando pertencia ao ao top chef Danio Braga, o lugar era um ponto de referência gastronômica. Fui lá conferir e acho que continua a ser um pedacinho do paraíso na serra. Ah, se meu dinheiro desse... (hahahaha). A horta continua lá, um espetáculo para os olhos também.


A festa foi ótima. Os atores em peso no local só prova que o clima nos bastidores deve ter sido dos melhores mesmo. A decoração estava um luxo e a mesa de doces... De matar qualquer dieta de forma fulminante! Tomei uma taça de vinho assim que cheguei. Nunca bebo em pautas, mas me permiti a esse prazer, porque o clima pedia e a ocasião demandava. Como foi bom encontrar as coleguinhas que não vi há tempos - na foto com a Ana Paula e a Lu Tecídio


Minha profissão cobra muito de mim. Essa 'arte' me arrasou a semana e me fez perder duas festas de aniversário de amigos queridos. Mas, por outro lado, também proporciona momentos de encantamentos sensoriais únicos. Assim descrevo esse momento. E que bom que ainda existe espaço dentro de mim para me encantar com coisas da profissão. Por isso permaneço, mesmo tendo desacelerado. 


Os apartes: Longo papo com Aguinaldo, que é uma pessoa supergenerosa, por trás de todo esse personagem que ele criou sobre si mesmo. Carolina Dieckmann é linda, mesmo off-white, descabelada, do avesso ou acordando pela manhã (nunca vi, mas faço uma ideia). Os dentes superescuros de uma diva me causaram espanto, porque é uma pessoa que cuida tanto da saúde. Eva Wilma toda fofa, fazendo piadas comigo. A filha de Lilia Cabral está linda! Vi muito miúda e já está com 15 anos. Tem um quê de Deborah Bloch Anos 80. Quer ser atriz :) Difícil trabalhar em eventos LOTADOS, mas houve muito respeito entre as partes. Wolf estava macio feito seda. Fofo, nunca tinha falado com ele assim... Pisaram muito no meu pé, hahahahaha, graças a Deus deixei o salto no carro e troquei por uma charmosa sapatilha assim que vi o vuco-vuco começar. A novela não foi do Crô? Eu acho...

24.3.12

E a estação vai mudando, assim como muda junto o meu humor. Chove lá fora, pronto! Aqui dentro também. Haja coração...

23.3.12

Li por ai


Pare de teorizar e vá a luta. 
É tempo de permitir que as interações aconteçam e se beneficiar com as trocas decorrentes de tais encontros.

'paixonite





Meu mais novo e arrebatador amor. 
Amo tanto que até dói o coração.  
A Carol é minha florzinha
E essa daí é a minha princesinha, Laura
Sou uma tia feliz.

22.3.12

Poesia


Quando você parte
Parte também o meu coração
Leva embora contigo
Um pedaço de mim
E é sempre assim
Alegria na chegada
Lágrimas na partida
E assim caminha
A nossa estrada
Entre o partir e o ficar
Entre o descobrir
O que é ser
E o que é permanecer
Permanecemos unidas
Apesar de toda distância 
Porque a constância da troca
Não é medida geograficamente
Pela distância
Pelo tempo
Porque o que nos une
sopra como vento
Cala fundo
Fala profundo
de dentro para fora
A toda hora
A qualquer tempo
em todo momento
que se faz presente
A ausência sentida
na dor da partida
Que partiu meus braços
que te levou nesse abraço
que nunca tem fim...
E que quando volta
Volta selado
colado
calado
ansiado
pela demora.
Você leva o meu coração
e eu tenho o seu comigo
coração de amigo
coração de irmão
Pra onde quer que eu vá
Você está:
na melhor lembrança
e na maior esperança
E o maior segredo
que transcende tempo
que vence o medo
é que a raiz
que cultiva o nosso chão
vem da matriz
Daquele que é amor
Daquele que faz o calor
Do abraço esperado
O sonho encantado
Do reencontro eterno
Nessa vida
E na vida eterna
terna como o compasso
e os laços
do nosso coração.

- por Bia Amorim para Vivianne Costa

Um olhar sobre o Rio: o meu



As minhas crônicas só podem ser mesmo sobre o Rio. Cidade que amo e que me encanta e surpreende mesmo tendo nascido e sido criada por aqui. O Rio é em si a alma carioca e também guarda em si, na sua geografia esse aspecto: complicada e perfeitinha. A observação de hoje não é nenhuma novidade: o trânsito está tornando a minha cidade impraticável. Não há mais a tradicional hora do rush. A qualquer hora você leva no mínimo meia hora para sair do lugar. A Fer, de Teresina, me disse que em 15 minutos ela está em qualquer lugar. Hoje levei 15 minutos da minha casa à rua principal do bairro. Uma hora até a faculdade. Isso porque, tive a sorte de pegar alguém importante no carro de trás, então tive a sorte de ter à minha frente motos de policiais fechando as ruas laterais, para deixar a nossa pista fluir livre. Wow! Faltou só o caminhão dos bombeiros e o pepel picado para eu sentir que ganhei a Copa do Mundo. hehehe


Mas se tem esse aspecto de ruim, percebo coisas bacanas também. Basta ter boa vontade, porque o Rio é realmente um lugar especial. Na minha faculdade há um grupo de Chinesas que vieram fazer um intercâmbio de um ano, mais ou menos. O Rio tem essa vocação de receber legal quem é de fora e de contagiar a todos com essa atmosfera de quem está com a vida ganha. No começo, as Chinesas eram muito tímidas. Só andavam de calça e camisa de manga longa, por vergonha do corpo. Bastou um verão - e não falo apenas do calor - para que o clima mudasse. Hoje as encontrei de shortinho, Havaianas e camisetas. Lindas, entrosadas, simpáticas dando os dois beijinhos locais. Amo perceber essa doce mistura que não é imposta, mas absorvida com muito carinho.


PS: Elas escolheram nomes brasileiros para usarem por aqui, a fim de se misturarem melhor. Até esqueci quais são, AS CARIOCAS as chamam pelos nomes reais :)    





quer carinho?
eu quero!





A poesia está tirando um cochilo. Volta logo. / Dormi o dia todo e sempre me odeio por isso. Então acordei e cacei logo o que fazer: jantar fora em ótima companhia! / Como salada por gosto e não por obrigação. Mas gosto daquelas que a gente pede escolher os toppings / Vi uma matéria em que a menininha voltou da creche com as bochechas CHEIAS de mordidas de um coleguinha. Um tapa é coisa que acontece. Uma mordida é MUITO chato, mas até vai. Agora: quanto tempo essa garotinha ficou sozinha para suportar tantas mordidas? E os gritos, ninguém ouviu? Vamos falar de índole? Criança não é sempre assim, é? / Minha bolsa cor de rosa é um arraso. Juro. Um chicletão para usar no ombro. / Só eu que achei meio escroto justamente a Record do Bispo macedo fazer uma reportagem denunciando o Valdemiro Santiago? E a passagem da trave no olho que está bem na Bíblia? Dias estranhos, minha gente /  Tantos amigos precisando de um carinho extra de Deus. As orações e as súplicas também são um tipo de exercício nosso / Queria saber desenhar... Parei na fase do homem-palitinho / Minha tia de 80 anos aprendeu a usar e-mail e já faz até check-in online. Fofa. Próximo passo é o Facebook. Que Deus nos ajude! hahahaha

21.3.12

Cats!






Momento UEPA



Amiga minha contou que uma vez estava no ônibus e bateu aquele soninho básico. Recostou a cabeça no encosto do banco e foi se preparando para o cochilo. O que ela não podia imaginar é que existia naquele lugar um serviço extra.


- Coloquei a cabeça ali e o cara de trás começou a me fazer um cafuné
- O que? E você deixou?
- Eu deixei! Estava tão bom, que nem consegui me mexer para evitar.
- hahahahahaha
- E depois, ele saltou e ainda me deu um tchauzinho.


Você chamaria isso de uma boa ação?

Unhas

Ainda na série mulherzinha...


Isso acabaria com o hábito de roer unhas!
Quem iria querer matar a pobre girafinha?

News

Essa semana foi de MUITO trabalho.


Matérias que fiz e/ou editei - para quem gosta de acompanhar o processo.


Revista Caras / Foto: Ivan Faria
Festa de encerramento da novela Fina Estampa

Revista Caras / Foto: João Mário Nunes 
O badalado parabéns da promoter Carol Sampaio

Revista Caras / Foto: Ivan Faria


Drica Moraes e seu comovente regresso ao teatro