26.6.13

O sumo em suma


Já plantou alguma coisa? Eu já. Não sei quantas mudas de Pau Brasil. Pé de feijão, que foi comido pelos passarinhos. Já deixei muitas sementes por tantos solos... Mas nunca vi nada crescer. Frutificar. Minha Mãe plantou uma goiabeira no jardim da casa da Minha avó. E quando eu lá voltava, ainda pequena, comia a goiaba plantada pela Mãe. Hoje, ela só me conta que a goiabeira está lá, firme e forte, resistindo ao tempo, dando fruto.

Acho isso sensacional! Coisa de menina de cidade eu sei, mas acho mesmo sensacional você se alimentar de algo que você plantou. E mais: uma fruta. Não falo de tubérculos, raízes, folhas. Acho o fruto de uma árvore algo muito mais simbólico. Para mim, maçã dava na feira e pronto. Até o dia que - jamais esqueço - comi uma maçã do pé na cada de uma tia. Região tropical, fruto raro! 

Saboreava o pé de pêra da casa da Perina. Minha avó. Subi em uma jabuticabeira e passei um dia inteiro lá em cima, colhendo o fruto e comendo a fruta. Claro, não prestou no dia seguinte: eu engoli muitos caroços. Já ganhei duas jacas de um pedreiro que fazia obras numa casa de praia que a gente costumava ficar no verão. E adorei o presente! Juro: duas jacas! Tinha alguns pés de jaca no meu colégio e não sei como ninguém nunca se machucou com um eventual tombo da fruta madura.

Já vi meu pai despencar de uma goiabeira alta e machucar seriamente o pé. Sarou? Ele voltou. Amamos goiaba verdinha. E assim tem que ser! Essa semana achei goiaba verdinha no mercado. A caixa foi registrar e me perguntou se era limão! hahahaha Pelo menos, a gente sabe, nessas nunca vamos encontrar bichos. Já troquei um banho de mar para ficar em cima de um pé de tamarindo, saboreando o azedinho exótico e sonhando com coisas do alto. Bons tempos em Paquetá. 

Minha vizinha tinha um pé de manga - viva o subúrbio carioca!!!! - e a gente inventava técnicas para colher a fruta sem deixá-la cair ou amassar. Manga na cabeça? Mas é claro que já! O outro vizinho, cuja casa parecia um forte, escondia um pé de carambola. Era muita sorte ter 'visita guiada ao castela do GraySkull' quando o pé estava carregado. Nhac! Na caminhada com os escoteiros pelas trilhas já provei muitos morangos silvestres.  

Limão do pé! Mas não foi para degustar. Limão raspadinho para incrementar a sobremesa. Na casa do Tio Zé, tinha pé de jambosa! Alucinei! Mais pelo vermelho de fora e o branco mais branco que já vi por dentro, que pelo sabor. Ele também me fez provar graviola e umbu. Quem nunca provou coco do pé? Este, talvez nunca tenha visitado a Bahia, ou o Nordeste brasileiro. Depois, me contaram, o coco da Bahia vem mesmo é do Espírito Santo. Vixe! Fruta também viaja! E como elas me fizeram viajar!  

4 comentários:

Bela Campoi disse...

Adorei o texto...
A vida está na terra!
Beijocassssss

Saulo disse...

O texto está lindo, mas o cardápio me embrulhou o estômago! kkkkkkk

Beatriz Amorim disse...

Bela, eu ando me achando BOBA! :) Obrigada pelo carinho! Me escreve! Como vc está?

Bibi disse...

hahahahaha verdade Saulo... Você nunca viveria essas aventuras! Não desse jeito! hahahahahhaha