18.4.11

Vida de Estudante - Safo

Prometi contar aqui algumas coisas dessa fase de
vida de estudante - a volta para a faculdade.


Hoje tive a aula que mais gosto: Grego. Não, eu não aprendo a falar e escrever a língua, mas tenho noções da cultura Greco-Latina. Achava que as matérias de início de faculdade não iriam me servir para grande coisa. Mas taí a diferença de fazer um curso mais velha: maturidade para elaborar o entendimento. Não raro me vejo usando referências da sala de aula aqui, em outras matérias, em outros escritos. E fico feliz com essa transposição.


Voltando à aula de hoje... Falávamos do surgimento do Lirismo. E a professora nos brindou com peças lindas e tão antigas que fico pasma de terem conseguido recuperar e divulgar, mesmo que apenas trechos. Vou dividir com vocês os escritos de Safo, uma mulher da ilha de Lesbos, que fica no nordeste do Mar Egeu, que datam do século VII Antes de Cristo! Poetisa, abriu uma academia para mulheres estudarem e discutirem filosofia, política, música e, claro, poesia.

"Alguns dizem que o que há de mais belo na terra é um esquadrão de cavalaria; outros, um exército de guerreiros apeados; outros ainda, uma esquadra de navios; mas o mais belo é o ser amado por quem o coração suspira"

"A lua já se pôs
As Plêiades também:
Meia-noite;
foge o tempo
E estou deitada
Sozinha."

"Era uma rosa, colhendo-a, colhi todas as rosas. Era apenas uma rosa, colhendo-a, rosa de um só dia, sepultei com ela a minha rosa, a eternidade de um só dia..."

4 comentários:

Saulo disse...

Realmente uma lésbica safa e vanguardista!! Gostei!!

Bibi disse...

a pior frase ever!

Saulo disse...

kkkkkk

Josselene Marques disse...

Bibi,

Obrigada por compartilhar essas relíquias... Maravilha!
A cada visita, uma surpresa! Eita blog bom!!!
Feliz Páscoa, garota.
Abração.
Joss