3.2.16

Foi por água abaixo todo o exercício de doçura...

Lygia Fagundes Telles é indicada ao Nobel de Literatura


A escritora Lygia Fagundes Telles (Foto: Divulgação/UBE)

Ainda no tema literário... Não tem como não celebrar a indicação da Lygia Fagundes Telles ao Nobel de Literatura, né? 

Meu primeiro encontro frente a frente com a autora foi no mínimo "curioso". Era muito foca (dando os primeiros passos no jornalismo) quando fui cobrir a Bienal do Livro para a Revista Caras. No geral, a gente ainda usava pouco o Google (pois é, escritores não eram celebridades e o Facebook não era nem um projeto. Sim, estudei datilografia na escola e peguei a chegada dos computadores na faculdade). Assim sendo,  a maioria dos autores só conhecia de ler as obras ou sobre eles. 
Cheguei ao estande da editora da Lygia e me mandaram entrar sem nenhuma orientação. Havia vários autores por ali. Fui até ela sem saber que a senhorinha sentada era a Lygia Fagundes Telles. Ela ficou muito chateada com isso (já estava cansada com a fila de autógrafos que havia enfrentado momentos antes), mas com muita doçura e sorrisos consegui contornar a saia justa. Finda a entrevista, veio a pergunta clássica que não poderia faltar no veículo para o qual trabalhava:

- A senhora está com quantos anos?

Uiiiiii! Foi por água abaixo todo o meu exercício de doçura...

Hoje, já sei ser mais sutil em relação a abordagem (claro! e continuo doce e cheia de sorrisos) e fico feliz de ler que "aos 92 anos Lygia é uma das maiores escritoras brasileiras vivas e que a qualidade da sua produção é inquestionável".  

Nenhum comentário: