27.10.19

O desastre nas praias do Nordeste e o caminhar da humanidade



Assim que apareceu na minha tela, esta foto capturou a minha atenção. Fiquei olhando fixamente. É ilustrativa, é trágica, comunica um sentimento de urgência. Sintetiza bem a calamidade que atingiu as praias do Nordeste nos últimos tempos (pelo lado ambiental e não humano, que é outro viés). Em especial quando lemos que ventos e\ou maré levam de volta o que sobrou de óleo no fundo do mar para lugares que já estavam "limpos". Muito pela ajuda e esforço de voluntários.

Um registro "solitário" e agonizante que me faz pensar em filmes como "Mad Max" e "O Livro de Eli". Apocalípticos. Essa tinta preta sobre um belo cenário de cores e formas parece até a ampulheta de areia, que vai nos avisando (aflitivamente) que o fim está próximo... Há quem não acredite em um fim. Mas todos sofremos e sofreremos as consequências das mudanças enquanto elas acontecem.

A ganância vai acabar com o planeta. Pelo menos da maneira como o conhecemos. Essa é a tendência. E a realidade tende a se aproximar da ficção perigosamente. Ainda não temos carros voadores (essa era sempre a projeção infantil para o que aconteceria no futuro), mas já sonhamos que um dia a comunicação seria feita face a face. E não foi o que o smartphone nos trouxe? (Sempre lembro de uma cena do filme "O Demolidor", com Stallone e Sandra Bullok, que na LA do futuro (San Angeles), a ligação telefônica era feita pela TV.

Revendo uma entrevista que o Pedro Bial fez com o escritor, professor e filósofo Yuval Noah Harari, que escreveu "Sapiens", ele reflete (mais ou menos assim):

"... teremos crescimento econômico, mas sem benefícios para a maioria da humanidade. Tentamos mudar o mundo para fazer as pessoas se sentirem melhor (desde os primórdios da sociedade). Controlamos animais, os rios, as florestas; mudamos o mundo exterior. Então percebemos que o que realmente determina a felicidade humana é o que acontece no interior, portanto, dentro dos nossos corpos. Então, para progredir, temos que controlar o que ocorre no corpo e na mente humana. Precisamos decifrar os sistemas biológicos..." 

E o novo ciclo começa...

📷a_nexo

Nenhum comentário: