16.3.11

Tudo Que Eu Queria Te Dizer



Então chegou pelo meu e-mail uma surpresa gostosa: convite para ver Ana Beatriz Nogueira (mais uma cujos papéis na TV não chegaram aos pés das suas possibilidades mostradas no palco) interpretando Martha Medeiros no teatro. Sempre curti a Ana e Martha Medeiros, como já falei aqui, é minha top ten wanna be of the moment. Minha e de muita gente, né? Vamos combinar que ela é musa pop das letras contemporâneas.

Vida cultural está frenética, vocês percebem?! (Graças a Deus! Amém Senhor messsmo). Escalei ela como companhia e nos encontramos em frente ao teatro (depois de um inverno existencial entre nossos encontros). Antes de sair de casa, no entanto, o mundo estava desabando. Assim mesmo não arrefeci. Saquei da bolsa o pretinho básico (guarda-chuva de camelô, fiel escudeiro das mulheres de progressiva, o que não é meu caso) e me pirulitei para o ponto de encontro.

Que surpresa gostosa. A peça é tão bacana que você nem vê o tempo passar (estilo petit). Inspirada no livro homônimo da Martha Medeiros“Tudo que eu queria te dizer”  é puramente um show da Ana Beatriz Nogueira em cena, interpretando nos palcos as mulheres das cartas, que expõem seus sentimentos em situações ora de emoção, ora de puro divertimento.

As cartas narram situações de gente comum, como eu e você, em um estilo teatral que a protagonista batiza de "stand up book" (gracinha!). Claro que a identificação é imediata e justamente por isso a gente se diverte tanto - e se emociona ao identificar as frases de efeito e lições tão típicas do texto da Martha.

Ana Beatriz é show em cena. Ela está neutra, com figurino preto, uma cadeira, luz, um criado-mudo com água e lenço de papel. Um cenário contido para um banho de interpretação. Ela conduz o nosso emocional com caras, bocas e postura corporal apenas. Grande atriz, que mantém aquele olhar curioso de menina pronta para nos revelar o que vem a seguir. Ela mostra-se no auge de uma carreira de 25 anos, celebrados com o primeiro monólogo (não é comédia, vou logo avisando para quem gosta de resumir teatro a essa verve específica. Nada contra, mas é bom frisar). Madura, encantada, minimalista sem se conter no espaço-tempo. Podiam ser todas nós ou nenhuma em especificamente. Gosto muito.

***
Pois bem... Durante a peça, um homem atrás de nós se mostrava totalmente entupido. O funga-funda não chegou a me atrapalhar, mas tamém não passou batido. Eu fiquei pensando mentalmente: "só falta ele espirrar em mim e me passar  essa gripe". Típico de gente hipocondríaca, cruzes! Retirei esse pensamento da mente correndo, abri a bolsa, puxei um Trident preto e mergulhei de volta na peça.

No táxi, Miss W me pergunta:

MW: Você sentiu um cheiro de vick vaporub no teatro?
Bibi: Deve ter sido do funga-funga atrás de nós.
MW: Ah, com certeza! Adoro esse cheiro!
(silêncio)
MW: Engraçado, o cheiro de vick acompanhou a gente até aqui.
Bibi: Heim!?
MW: Tô sentindo um cheio bom de vick no ar...
Bibi: Será que não é o Pode ser o cheiro do meu chiclete?
MW: Chiclete? Chiclete de vick?
Bibi: Não conhece o Trident preto?
MW: Não é Halls preta?
Bibi: Não, Trident preto...
MW: Não conheço. Abre a boca para eu poder cheirar!?
Bibi: ????????????????????????????????????? (CUMA???)

Eu comecei a rir!
Virei para a janela me escangalhando (e com medo de ser verdade aquele pedido)!
Vocês imaginem a cena: eu abrindo a minha boca para uma outra mulher chegar pertinho e cheirar lá dentro!?!? hahahahahahahaha
Imagina o que não estava passando na mente do motorista? 
Imagina o que pensaria quem visse a cena do lado de fora!?
Rolo de rir só de imaginar as possibilidades.
:)


Desce o pano correndo!


4 comentários:

Saulo disse...

Querida, agradece a Deus que o papo parou no chiclete! Podiam ter falado de desodorante, creme para a pele, talco para os pés e outras coisas de afeto mais... recluso.

Bibi disse...

hahahahahahaha Ela é minha amiga íntima! Já viajamos juntas! E se ela falasse de creme para a pele, tava okey. Aliás, o papo na verdade começou ai, ela me deu um creminho! hahahahahha

marina w disse...

não, não, vc falou que o cheiro de vik podia ser do seu chiclete, o que me surpreendeu, daí falei abre a boca pra eu saber. Tipo assopra, né? Ahaha Não me comprometa, mulher :P

Bibi disse...

Falei, falei e está no texto (agora bem mais claro), que o cheiro de Vik podia ser do meu chiclete. Eu lá vou saber que vc quer cheirar tipo assopra? hahahahahaha O carro já estava cheirando a vik! hahahahahh Não estou comprometendo ninguém!