7.12.10

Meu Coral


Eu me amarro nessa foto de verdade e "de com força", como eu falava quando era pequena. Olho cada detalhe dela - desde enquadramento, estética, luz, expressão. Gosto ainda mais porque fui eu que fiz, né? Registrou e representou um momento. E foi num momento, sem preparo. Fui lá e flash. Devia estar com um olho bom para a vida.

Essa foto está ai hoje porque não tenho certeza se falei para vocês que eu estou participando de um coral. Minha evolução musical passa pelo canto coral desde muito cedo. Assim moldei ouvido e voz, eu creio. Mas estava afastada há algum - bom - tempo. Não só do coral, mas também da música, da arte de cantar com um propósito.

Só que há poucas semanas, esse maestro que ai está sentado na foto, o Cid Caldas, me chamou para fazer parte desse grupo que vai apresentar canções tradicionais dessa época do ano (não é esse coral da foto, é outro, que vira família e só fera que canta que nem anjo). No repertório sim, tem "Noite de Paz", por exemplo. Mas as músicas antigas estão com uma "roupagem" moderna, a ponto de se tornarem o "novo conhecido".

Cantar me faz muito bem. Estou voltando do ensaio tarde da noite, no meio da semana, mas feliz da vida. A música ocupa espaços ocos e reverbera o nosso interior, provocando novas acomodações. Então, o Natal que sempre me é deprimente (achava falso, comercial e cheio de gente faltosa - sabe quando você lembra de quem já partiu?) e que esse ano, sem meu Pai, poderia se tornar algo com o significado do avesso, acabou por se tornar uma experiência intensa e suave. Nessa medida estranha mesmo. 

Sensibilidade do maestro, que me acaricia com um convite à música.

6 comentários:

Vivian Fernandez disse...

Sua foto está perfeita, Bibi! Melhor do que a de alguns "profissionais" por ai. Bem enquadrada, boa luz, bem resolvida, simples. Bjs,

Saulo disse...

Quando recebi a notícia da sua participação no coral, eu desconfiei que havia um propósito maior, mais profundo, latente. Consciência ou moção Divina... não importa! Adorei saber que você estará lá!!

Anônimo disse...

A fto tá legal, a notícia do coral idem, mas me fez lembrar algo bem mais distante.
Sabe aqueles filmes de natal, naquelas imensas igrejas que cantam aquelas grandes negras com vozerões? aí no final ocorrem milagres e todo mundo lava a alma...
Parece um bom fim, mas abrasileirado...

Anonimo.

Bibi disse...

Vivi: adorei o "bem resolvida"! Sensacional :)

Bibi disse...

Saulo: vou passar no Natal trabalhando e depois cantando :) Coisa que amo fazer. A segunda opção, claro! hahahahaha

Bibi disse...

Anonimo: Final feliz é sempre bom! Tanto faz se à americana ou à brasileira, não acha? Fim de ano cantante! hahaha