27.6.13

Livros: quem lê, quem faz, quem é


Segundo a dona internet, o escritor Ferréz é descrito como: um romancista, contista e poeta ligado a corrente considerada literatura marginal por ser desenvolvida na periferia das grandes cidades e tratar de temas relacionados a este universo.

Eu o conheci, como já disse por aqui, durante o Salão do Livro para Crianças e Jovens no Rio. Um cara grande e exótico, que foi conversar sobre seu livro com as crianças. Usava casaco para cobrir as tatuagens, mas seu discurso chamou muito mais atenção que seu shape, digamos assim. Eu mesma fiquei sentada e viajando naquelas palavras, que precisavam ser simples para atingir o mundo das crianças. E então, a gente percebe que a nossa criança está viva por dentro.

Ele falou sobre poesia (e declamação!), contou histórias, mencionou fatos mais difíceis da sua vida, exaltou a literatura de uma maneira muito bonita e nada, nada careta. Criança sente quando há verdade no discurso. Houve entrega dos dois lados. E olha que ele falou sobre o livro de poesia que fez para uma garota pela qual estava apaixonado e que iria se casar com outro. Crianças entendem de amor. Os adultos na plateia, também. Mas me impressionou o amor fazer tanto sentido para os pequenos. Não sou mãe, tudo o que sei sobre eles é puro instinto e teoria.

Conversamos um pouquinho ao final da apresentação. Ele me disse que também tem um blog e comungamos sobre a mesma dificuldade que temos: manter leitores para textos maiores que, vai, 140 caracteres. As pessoas agora leem frases. Isso que as prende a um texto: uma boa frase. Essa pegada sempre teve espaço, mas nunca como agora. Ele tem a mesma técnica que eu: joga uma boa frase de um texto no Facebook com um link e espera que as pessoas venham. A diferença é que ele é genial, eu, não.

... Quem lê tanta notícia?


Meu blog tem sete anos. E penso que não tenho mais o que falar sobre mim e o meu mundo. Mas sempre há. A vida nos invade com toda constância, mesmo que tentemos nos esconder sob as cobertas, às vezes.   

Nenhum comentário: