21.12.07

Coração do Agreste - parte II

Quadro de Romero Britto




*Quero comentar essa letra, que é maravilhosa! Mais um exemplo do casamento perfeito entre a poesia e a melodia. Ela foi tema da novela Tieta, que esteve no ar de 14 de agosto de 1989 a 31 de março de 1990, e nunca mais saiu da minha cabeça. Tem certos momentos da vida que tem a trilha sonora perfeita e evocamos no sentido de emular sentimentos. Fim de ano a gente acaba passando em revista tudo o que viveu, lembrando coisas tristes e principalmente as conquistas e coisas boas que tivemos a chance de experimentar. Ainda não fiz o meu balanço definitivo, deixo isso para depois do Natal, mas o contágio desse espírito do balancete anual acaba sendo inevitável. Relembrar, renovar, reproduzir, recomeçar, replanejar. Tudo ao mesmo tempo agora. E como para mim fim de ano trás junto a si uma certa melancolia, essa música cai como uma luva.
Saulo deixou um recado aqui no blog com a seguinte frase: “gosto quando surge uma letrinha de música!!! Simplesmente... cantante!!”. Ele é suspeito para falar, porque crescemos juntos vendo a vida em letra e música. Somos de uma Família Dó, Ré, Mi. Então meus textos com música são praticamente a expressão do meu eu. “Anamana” diz que eu me exponho demais aqui, mas a verdade é que a nossa vida é uma constante exposição e assim como eu não tenho nada a declarar, também não tenho nada a esconder. E que meus exemplos sejam fonte de inspiração para tornar a vida de outras pessoas um pouco mais feliz, um pouco mais leve, um pouco mais prática e muito mais...cantante!!



Voltando ao Coração do Agreste, acho que a música mostra a transformação de uma menina em mulher; fala de volta para casa; fala de evolução e principalmente falar em recomeçar mais forte, mais experiente diante de uma frustração. Quando o anzol da paixão a machucou, além de peixe, de caça, ela se torna o seu próprio pescador, dona de si. Acho isso bárbaro! Imagine as flores de algodão no coração seco e árido do agreste? Até na paisagem mais dura e cruenta, a beleza é capaz de nascer ou renascer. Gosto muito da frase que diz:
Quando eu morava aqui, olhava o mar azul no afã de ir e vir”.




Quantas vezes você já fitou o mar e pensou na vida? Lulu Santos diz na música que “a vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito”. Acho que Coração do Agreste versa sobre o mesmo tema. Ela olha o mar querendo ir além, mas sabe que vai voltar. Por isso fez da saudade a felicidade pra voltar. Quantas vezes imos e com vontade de voltar? E quantas vezes voltamos apenas em pensamento para aquele lugar especial? Hoje, estou voltando a lugares especiais dentro do meu coração. Experimente também, porque essa é a melhor viagem da vida.

6 comentários:

Anônimo disse...

Tieta foi uma novela fantástica. O filme não foi bom simplesmente porque Tieta não cabe num filme (como diz o meu pai). Tieta é muito mais do que uma historia e Jorge Amado foi muito alem de um escritor. Jorge Amado foi um tradutor de almas. Tieta somos todos nós nos acertando com o nosso passado, por mais remoto que ele seja. Somo nós nos deixando aceitar o progresso, deixando a nossa cidadezinha entrar no mapa. Somos nós quando nos acertamos conosco mesmos e deixamos a luz elétrica substituir o gerador para que tenhamos luz o tempo todo, mesmo nas noites sem luar.
Tieta somos nós quando percebemos que todas as noites têm luar, mesmo que não o consigamos enxergar.
E a vida vem sim num infinito de ondas. Umas mais altas, umas mais baixas. Mas sempre muda e, no final das contas, mesmo as maiores tempestades, quando consiguimos olhá-las de longe, são lindas.
E é incrível o poder das músicas nas nossas vidas, não? incrível como associamos uma música a um momento, um cheiro, um lugar.
Incrível como certas músicas não podem mais ser ouvidas porque simplesmente despertam memórias que, de tão boas, doem por serem apenas memórias.
Música é movimento. É o grito da alma contra o aprisionamento do silêncio. Música é, nada além, do bater de um coração sincronizado com outro, ou mesmo com o mundo inteiro.
Piegas? Então quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra....

Bibi disse...

Tieta é tudo! Piegas é quem não tem coragem de ser o que lhe convier! A vida é tudo o que acontece enquanto respiramos! Que bom que te encontrei! Te amo!

Anônimo disse...

Entrar aqui no Bibi é reencontrar vc!! Tantos traços que temos em comum que me espantam!! Tieta marcou minha infância... se tornou "!perpétua!" em minha vida! rsrs
Deixo meu complemento cantado... expressando meus sentimentos neste tempo que não nos vemos...

"Ah, fiz dessa saudade, a felicidade pra eu voltar aqui!"

Anônimo disse...

O ciumento registra:
Foi o primeiro post em que li meu nome! rsrsrs
Tinha que ser Tieta...
Tinha que ser com esta linda música...

Bjusss do primo que t ama

Bibi disse...

Tá vendo!? Não reclama, foi o mais lindo! Foi significativo! Tenho tantas coisas para falar de vc, mas não é fácil falar de ti, acredite! Vc é maior que as letras!

Anônimo disse...

molto intiresno, grazie