10.9.09

Alimentando a alma


Comecei a ler um novo livro. Sim, outro. Ler é um prazer sublime para mim. Tem gente que não gosta. Eu estou SEMPRE com um dentro da bolsa (nunca levei para casamento, porque nessa situação a bolsa é muito pequena. Mas juro que já tive vontade. Passou).

Tem gente que amo os livros e detesta esportes. Eu, pelo contrário, sou uma amante da vida ao ar livre. Não sou a melhor
em esportes coletivos (na verdade sou apenas uma pessoa com vontade de acertar, do tipo que anima o time) , mas gosto de escalada, caminhada, já fiz rapel, aerobunda, skibunda, skycoaster, rafting, andei de pedalinho, kaiaki, jangada, no lombo do burro, na cela do cavalo, toquei a boiada, comi fruta do pé...

Por que falo nisso tudo? Porque alguns podem pensar que a pessoa que se dedica muito à leitura, esquece que tem toda uma vida a se experimentar lá fora. Mas, como disse o sábio Rei Salomão: "Há tempo para tudo". Não é que dê tempo de se fazer TUDO de um momento para o outro. Assim não seria prazeroso. Mas há o momento de se interiorizar através da leitura e garantir divertimento, cultura e deleite; assim como também devemos separar um outro tempo para curtir as aventuras que esse mundo tão vasto nos chama e possibilita (cada na um na sua, claro, para fazer sentido).

O livro que estou lendo? "Mulheres que Correm Com os Lobos", de Clarissa Pinkola Estés. Fala sobre mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. É um livro enorme, que me ganhou nas primeiras linhas. É cheio de ensinamentos e comecei a ler nessa virada dos 30, quando psicologicamente a gente sustenta essa nova mulher que veio se formando ao longo das décadas.

Separei um trecho que tem tudo a ver com o que eu faço por aqui; esse ato de registrar vida e pensamento. "O ofício de perguntar, o ofício de contar histórias, o ofício de ocupar as mãos - todos esses representam a criação de algo, e esse algo é a alma. Sempre que alimentamos a alma, ela garante a expansão".

7 comentários:

valmir disse...

O que é um 'aerobunda'? Fiquei curioso. A propósito, a respeito de sugestões de assunto pro blog, fica aí a dica. Sua jornada na aerobunda, com foto!

Bibi disse...

Vou comtar a minha aventura e humilhação.

Saulo disse...

Alimentar picologicamente uma mulher de trinta... é dose para leão, há se ter coragem e disposição!! (Uma riminha pobre e cafageste para alegrar seu corção! Ão, ão!)

Bibi disse...

Ahhhhhhhhhhh! Adorei! Mas com 30 a gente ainda é um pouco tolinha!

AV disse...

" Se uma mulher conseguir manter esse dom de ser velha quando jovem e jovem quando velha, ela sempre saberá o que vem depois"...
Que tal, lindona?
bjos

Bibi disse...

AV, já cheguei lá, mas a minha mente não chegou ainda ao fim desse pensamento. Algo me incomoda...

AV disse...

Se incomoda...vamos para a terapia do pão de queijo...o que acha?