3.9.09

Direito de Estar Triste


Muitos queridos me escreveram devido ao post anterior. Fato que eu adoro, claro. Quem é que não gosta de carinho nessa vida? Só louco... Aliás, até no peito dos loucos "também bate um coração". E o meu vai batendo no compasso da existência. Tento não mentir para os outros e principalmente evito não ser leal comigo mesma. Muitos acreditam que mostrar sentimentos é sinal de fraqueza. Eu já acho justamente o contrário: se revelar requer uma força enorme. Ser quem você é, sem medos, sem travas, exige que você se aceite muito bem e não tenha medo de aplausos e vaias. Eles sempre existem. Seja você sincero ou um substrato de si mesmo idealizado. Ser forte é ser inteiro.

Estou lendo um novo livro. Sim, mais um! Chama-se "O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos". Obviamente estou citando aqui, porque uma das frases veio a existir como realidade para mim: "Cada ser humano tem seus motivos para desabar. A vida é cíclica. Não há gigante e nem heróis que durem para sempre. Cada ser humano tem os seus motivos para chorar; uns com lágrimas úmidas, outros com lágrimas abrigadas dos olhares sociais". Assim sendo, ficar triste e ficar feliz é parte nossa. Indizível. Somos cíclicos e temos que dar vazão a esses sentimentos... Se trancados dos olhares sociais, viram angústias existenciais. Essas, queridos, uma pedra no sapato complicada de ser retirada.

Podemos ficar tristes sim, temos esse direito sagrado (se não está garantido em lei, está escrito na Bíblia, então vale)! O que a gente não pode é deixar-se levar pelas tristezas, porque elas se transformam em mágoas, em depressão. A nossa sociedade nos vende o arquétipo da felicidade instantânea (programetes de humor na TV, no rádio, no youtube, correntes por e-mail), pior, porém, é quando esse arquétipo assume ares de necessário, de parte integrante dos seres de sucesso e começam a nos vender a "alegria" em forma de pílulas. O que se vê? Mais gente triste (não sou contra as pílulas da alegria, quando ministradas de forma correta, honesta, coerente, especializada).

Precisamos nos humanizar. Precisamos tentar respeitar ciclos, mas estarmos atentos, por que a tristeza ali do lado pode ser apenas falta de carinho, de conforto e acolhimento. Quantos abraços você deu essa semana? Em quantas pessoas passou a mão no rosto, fez um afago ou uma massagem? Quantas vibrações positivas você mandou por e-mail, desejando amor e alegria (da forma que for) a quem te faz bem? Eu também estou atrás de sonhos...

6 comentários:

valmir disse...

"Triste a pessoa fica mais bonita"

Bibi disse...

Será, Val? Depende do estágio da tristeza. Lágrimas e ranger de dentes poluem qualquer layout! rs

Saulo disse...

Ai, ai! Me deu uma vontade louca de te abraçar forte e cafungar no pé do teu ouvido... uingh!!!

Bibi disse...

A pessoa triste pode sorrir? Estou sorrindo só de pensar na sua cafungada!

Laís Rissato disse...

A tristeza não nos é permitida e nós mesmos não a permitimos. Triste. rsrs.

Bibi disse...

Não é? Eu abro a torneira... se bem que ando mais controlada. Não por me segurar, mas por me enrudecer. Triste