14.5.13

luzes da Turquia





Minha fotos em Hagia Sophia (Sagrada Sabedoria) em Istambul, Turquia. Esse país me causou espécie. Não consigo decifrar o que senti de uma maneira geral, porque parece que eu conheci múltiplos lugares. A capital é uma explosão de cores, gente e sabores. Visitei ruínas de lugarejos tão pobres aparentemente, mas que escondiam histórias milenares. Estive na Capadócia, um lugar no qual a natureza fala de forma áspera e poética ao mesmo tempo. Passamos pela divisa com a Síria em guerra e vimos cachoeiras tão límpidas que só podiam transmitir a paz (dois dias depois a cidade sofreu os rescaldos de um bombardeio). O que foi Pamukkale?! Águas quentes em piscinas de calcário branco como neve. Céu e chão se confundiam tantas vezes. Izmir foi tão rápida. Çanakkale linda, litorânea, meio cosmopolita, meio balneária, meio cinematográfica, meio perdida no tempo. A Turquia me devora quando eu tento decifrá-la. É como alguém que eu conheci, gosto, mas no fundo não compreendo quase nada. Um mistério.

Nenhum comentário: