25.6.13

Serviço público que deu certo

Tirei essa foto de um iphone no Parque das Ruínas, Santa Teresa - RJ


Passeatas. As pessoas na rua. O povo reclamando com razão de coisas que não funcionam - de pessoas que não funcionam também, não é? Atitudes positivas e excessos negativos misturados ao mesmo caldeirão de reivindicações. A banda vai passando. Contudo, é bom frisar, que nem tudo é uma grande 'bosta' em relação aos serviços públicos prestados. Descrente com o serviço brasileiro, ainda mais na esfera pública, achei que maus tratos e aborrecimentos me esperariam por toda e qualquer região de atendimento. Não foi.

Se todos malham TUDO o que está errado, estou eu aqui para contar uma coisa que deu certo. Afinal, através de pequenos atos simbólicos cultivamos uma fé de que o sistema ainda tem jeito. Hoje resolvi de supetão tomar uma vacina contra febre amarela. Pesquisei onde era o posto de saúde do meu bairro; tomei um banho e fui. Nessa ordem mesmo de acontecimentos. Cheguei lá e tinha vaga na porta. Estacionei, me odiando por ainda ter tanta dificuldade, mas faz parte daquele combo 'superação pessoal'. 

Entrei no posto: sem fila. Hum? Cuma? Fui dirigida para a área destinada. Três funcionárias à minha disposição. Trâmites fáceis. Folheto de onde pegar o certificado internacional (único inconveniente). Não deu nem tempo de sentir medo! A enfermeira aplicou a parada no meu braço em segundos e me liberou. Segundos!  

Bom, né? 

2 comentários:

Bela Campoi disse...

Pois é, pois é.... Das vezes que precisei do SUS, eu fui muito bem atendida, então eu nunca reclamo. E sabe que nosso sistema público de saúde é admirado mundo afora, viu? O SUS, em sua forma, é um sistema justo, lindo: o problema é a coisa na prática... Graças à Deus para o que precisei, fui muito bem contemplada com esse direito.

Bibi disse...

Essa não foi a única vez, mas tirando o fato de que tinha que madrugar na fila, sempre consegui as coisas no SUS, mas isso faz anos. Agora, uma simples vacina foi uma boa surpresa! Graças a Deus!