16.8.11

Querida Val... (Mas pode ser você!)


From Joey Chou do blog this isnt happiness

Acho fofo quando alguém recorre ao BibideBicicleta quando precisa de um carinho, um alento, uma palavra (ou muitas, né?). Há os que transcendem o espaço da tela e acabam virando personagens de um contexto poético, recebem cartas para um problema individual, mas que ao mesmo tempo é coletivo. Bom é ajudar uma pessoa na caminhada e saber que aquelas palavras podem ser terrenos férteis ou sementes para muitos outros jardineiros momentaneamente cansados ou com as mãos calejadas. Foi assim com a Val.

“Querida Val,
Ser mãe é um dos mistérios do universo. É algo que vem trazer sentido e bagunça à vida. Um ser frágil, que cresce na barriga e nasce tão cheio de personalidade. Um ser, que de tão frágil, exaure, mas com apenas um sorriso enche a vida de significado. Há realmente muitas coisas com as quais a gente não sonha ou planeja, mas elas simplesmente acontecem. Nem tudo tem que fazer sentido, mas tudo tem a sua finalidade.Toda a ação nos transforma e nos brinda com um elenco de consequências que nos tornam mais fortes e corajosas.

Não acho que você tenha perdido as rédeas da sua vida. Agora você está lidando com as consequências de uma escolha. Amar e cuidar de um filho é parte das rédeas da vida e nisso você tem que colocar o melhor de si, buscar no seu interior sentimentos positivos. Não queira resolver tudo em apenas um momento. Você tem que elencar as prioridades e ir executando apenas o que é possível, sem se cobrar por aquilo que humanamente não pode dar conta. Antes de amar seu filho, você tem que amar a você mesma. Antes de querer dar conta das rédeas da sua vida, você tem que parar, respirar e analisar qual é a sua vida nesse exato momento. A gente sempre muda e isso é inevitável. Faça a podagem do sem sentido como uma boa jardineira.

Não tenha medo de pedir socorro. Não deixe que as pessoas te digam que você não tem motivos para estar triste. Você tem motivos para ser feliz, mas também tem todo o direito de estar frágil, carente e insegura em relação ao futuro. A gente realmente pensa que se firmar o passo, poderemos prever o que será o nosso futuro. Não podemos! A única solução é ter o coração aberto, a mente alerta e aquela vontade de ser feliz apesar das circunstâncias. Não coloque a sua felicidade nas mãos de outra pessoa. Traga ela para o centro da sua vida e viva! Se você está no poço, foi porque escolheu ir para lá.

Mas escuta: o poço é só um lugar. Aproveite o silêncio do poço para não ouvir mais ninguém, senão a si mesma. Aproveite a solidão desse lugar para falar com Deus, que te ouve sem condições e está pronto para te carregar no colo. O poço é um lugar protegido do caos do mundo veloz e cheio de barulhos que nos confundem. É quase um útero materno, mas com falta de calor. Este tem que nascer dentro de você, para virar a força para escalar a montanha de pedra. Vamos ter que escalar muitas montanhas ainda. Assim como você se deixou levar para o poço, deixe-se levar para o jardim que te espera lá em cima. Olhe para cima: você verá o céu com as estrelas, você verá o sol com o seu calor. Busque o calor e esteja alerta e apta para lidar com as suas consequências".

Com amor,
Bibi


8 comentários:

Carolfeichas@carolfeichas.com.br disse...

Querida nem acredito! Hj deixei minha criança na escola depois dele ficar chorando por 30min. pq não conseguiu falar com o pai.
Amanhã é o aniversário da criança.
Fiquei pensando no papel de mãe e de como é preciso amar e saber doar tudo de melhor que existe em você para dar ao outro. Ao filho.
Não posso fazer com que o pai dele passe a gostar de ser pai, mas posso amar mais e mais e cada vez mais a criança, fazer com que pessoas que a criança esteja sempre cercada de pessoas que a amem, isso eu posso!
Tava no poço! Precisava muito ter lido isso, valeu de coração, muito obrigada! Linda d+!

fer disse...

Não é a toa que gosto de vc heheeh
bj
fer

Bibi disse...

Carolzinha: você me deixou muito feliz! Quero a mesma alegria para o Bruno delícia!
Vc é guerreira garota, claro que o loirinho herdou esse dna da alma!

Bibi disse...

Ah Ferzinha, florzinha :)

Val disse...

Meninas aproveitando o desabafo....

...a situação é tão complicada e ao mesmo tempo tão cansativa, tão dolorida; entretanto, quando olho nos olhos do meu bebezinho sinto-me tão abençoada, tão confortada....talvez por isso que um dos nomes dele seja BENI = ABENÇOADO....mas a agraciada na história fui eu.

Só lamento que após 15 anos de relacionamento o pai do Beni tenha entrado num curto circuito interno; numa busca consigo mesmo que só cabe a ele se encontrar e se ajudar....por outro lado todos os que o amam sofrem; porém ele não vê e não admite isso. Mas nessa história a única pessoa que está perdendo é ele mesmo, pois as modificações físicas e principalmente sentimentais do Beni acontecem todos os dias....e lamento pelo fato dele não estar presente diariamente pra viver isso...

....as vezes o Beni acorda de madrugada assustado e me cheira...um simples cheirinho; coisa de instinto...pronto! Ele volta a dormir como um anjo. É digno de dó perceber que pro Beni o pai dele é uma visita como os outros...ele nem reconhece o cheiro e tampouco a voz do próprio pai.

....mas o que posso fazer se de repente meu marido, op´s ex-marido não consegue se olhar no espelho e gostar do que vê? Se ele não se ama como vai me amar? Diz que ama o filho; mas está com a mente tão perturbada que fica difícil acreditar. Porém, como julgá-lo? Como crucificá-lo? E quem sou eu pro ato do julgamento?

Val disse...

Apenas, me permito sentir, então, olho nos olhos dele e vejo um carinho enorme; um cuidado enorme, uma preocupação sem limites, tanto com o filho quanto comigo...nada materialmente nos falta. Humanamente, nos falta o principal: ele. A família completa...contudo como desejar a presença física dele, morando conosco, se basta olhá-lo pra ver a tristeza; a dor; a confusão; a perturbação; as olheiras de cansaço; vejo o Gostar...porém, não consigo enxergar o Amar....o AMOR incondicional, o amor que dói pela separação....

...hoje constato que com tudo que relatei a vocês, ele está pedindo pra passar por isso. Ele está sofrendo porque quer. Me diz que sente-se infeliz; mas se encontra com a infelicidade devido suas próprias ações...afinal, colhemos o que plantamos. Ação x reação. Talvez necessite passar por tudo isso pra aprender algo...não sei...

O que sei...é que o tempo está passando e o Beni e eu não podemos ficar esperando ele “crescer”. Afinal; a vida continua e apesar de ter tido uma vida com ele; e ver, ou melhor, conviver com toda essa tristeza que é só dele; claro isso muito me inquieta; mas jamais deixo esse sentimento transparecer a família ou a meu filho.

Não permito que qualquer tipo de pensamento ruim, ou triste me atinja quando estou com meu filho. Não desejo que nenhum mal estar que venha de mim chegue a ele. Isso não.

Não nego que a separação hoje muito me entristece; principalmente, em virtude do Beni; mas ao mesmo tempo o amor que sinto pelo pai do Beni (mesmo que não estejamos mais juntos) é suficiente até quando vejo-me sozinha de madrugada com um bebê, recém-nascido, nos braços chorando e eu não tendo idéia do que fazer...bom, não vou mentir que as vezes me dá muita, mas muita raiva por ele não estar comigo....mas estar junto é uma opção. E tem que ser espontânea. Tem que ser de coração.

O fato é que não estou mais com ele; porém desses 15 anos ele me deu o melhor presente que um dia eu poderia receber...nosso filho.

Eu tenho o melhor dele; eu tenho o melhor de nós. Eu tenho o Beni, uma dádiva de Deus!!

Agradeço a Deus todos os dias pelo filho lindo e saudável que ele me enviou e apenas peço que Deus me auxilie em três coisas: coragem, pra não fraquejar já que a luta diária é só minha e que eu consiga modificar algumas coisas; serenidade pra aceitar as coisas que não posso modificar, e sabedoria para distinguir uma da outra.

De resto Meninas; vamos fazer o que a Bia me disse: “temos todo o direito de estar frágil, carente e insegura em relação ao futuro. A gente realmente pensa que se firmar o passo, poderemos prever o que será o nosso futuro. Não podemos! A única solução é ter o coração aberto, a mente alerta e aquela vontade de ser feliz apesar das circunstâncias. Não coloquemos a nossa felicidade nas mãos de outra pessoa...”

Que assim seja Santa Bia!!

...rsrsrs...

Bjkas do tamanho do mundo!!


PS: sorry por escrever no comentário outro desabafo...haha!!

Bibi disse...

Val, só uma coisinha. Melhor, duas:

A segunda: pode desabafar o quanto quiser sem pedir desculpas :)

A primeira: não tenho nada de santa. Sou apenas mulher, como você, como tantas outras que sente e sente diferente e que vive cheia de estilo, cheia de instinto.

Val disse...

Bia; o fato de "sentir diferente" as vezes é ruim minha Flor porque dói. As palavras nos tocam com mais força e dói...por outro lado toda essa dor nos proporciona muita força; força até D+.

Força que, não sei se acontece com vc mas, afastam algumas pessoas (principalmente os homens)porque veem muita independencia e não uma simples mulher, mas uma fortaleza.

Fortaleza que não é abalada por nada....

...qto. engano.

...não sei vc; mas eu no momento sou a "fortaleza" que só quer ser abraçada, acalentada, só isso...

Bjkas.