29.9.12

Leste Europeu por ela (Dia Livre)



Leste Europeu por Ruth Amorim

Alemanha – Dia livre em Berlim
Hoje teremos dia livre pela cidade. Acordar mais tarde um pouquinho, meia hora talvez de diferença, mas já vale. Após o café, saímos em direção à Praça Alexander Platz, que nos convidava a fazer nosso programa do dia. Uns foram passear naqueles ônibus muito bonitos, outros foram de trem, outros a pé visitar museus, ver a praça em homenagem aos judeus mortos na guerra na II Guerra Mundial e o lugar, um marco onde os Alemães dos dois lados puderam atravessar. Muita história para contar aos queridos que ficaram no Brasil aguardando a nossa volta.

Eu e Bia, Izaíra e Lady preferimos conhecer o comércio em volta da praça: galerias, shopping, lojas de departamento, de bijuterias e souvenir e as promoções imperdíveis com preços que valia a pena comprar. Izaíra e Lady se fartaram na C&A. Eu e Bia visitamos muitas lojas e até compramos um sapato por 5 euros! Compras, muitas compras todos nós fizemos, será que as malas não vão estourar?

Na hora do almoço comi um ‘burrito’, comida mexicana estava muito gostosa. Voltamos todos para o hotel muito cansados, mas como o dia era livre, deu tempo para uma soneca e vejam só:  a Bia gravou o meu ronco! Ri muito ao invés de chorar.

Na hora do jantar, que surpresa! Gustavo, meu sobrinho-neto, veio jantar conosco. Ele mora há dois anos e meio na Alemanha. Trabalha em publicidade e contou-nos coisas muito interessantes que acontecem aqui na Alemanha. Ninguém pede aumento, cada um ganha o seu suficiente e o governo ajuda a todos que necessitam de moradia, educação e saúde. É uma maneira que agrada a todos. São rigorosos no que fazem e não aceitam muita opinião. As piscinas para exercício são públicas, cada pessoa paga 2 euros e tem direito de guardar devidamente suas roupas, se exercitar e sair. Umas coisas interessantes para a gente saber. 

Ficamos contentes em rever o Gustavo, mas nos despedimos e subimos logo para o quarto, porque amanhã, dia 10/8, sairemos bem cedinho rumo à Suíça. Zurique nos espera e tomara que o clima esteja bom. O despertar é às 5h30m, então, boa noite e que durmamos em paz.

Nenhum comentário: