6.5.14

Nova Zelândia - fim (keep in mind!)


Nota 1: Além dos britânicos conquistadores, dos muito brasileiros (mas nem tantos assim) e dos Maori, percebi a presença gigantesca de orientais. Quem viaja sabe que eles estão por toda parte do mundo. Mas ali era especial. Depois, fiquei sabendo que praticamente TODA a frota de carros é importada do Japão e que quase todos os carros que chegam, são de segunda linha, vamos colocar assim. Não há fábricas nas ilhas. Fecha a nota com duas questões orientais, uma nada a ver com a outra. Hehehehe

Nota 2: A riqueza da Nova Zelândia é a madeira e o leite (e derivados). O povo aprende desde cedo a dar valor à sustentabilidade. Não é permitido entrar com nenhum alimento, pois como vivem da agricultura, receiam as pragas.Tem um tamanho grande, mas tratam-se de duas ilhas em um país, portanto, recursos são escassos. (Para você ter uma ideia, a área total da NZ não chega a ser do tamanho de Fortaleza, mas possui canyons, cavernas, vulcões, geleiras e uma diversidade incrível e única no mundo). Ié, ié!


Nota 3: Os nativos também aprendem e são incentivados publicamente a praticar esportes desde muito cedo. Vi muitos corredores pelos acostamentos das estradas – em locais separados para os praticantes. São feras com os barcos! A ponto de quase toda família ter um barco ancorado em espécies de garagens comunitárias nos portos (na foto acima você tem um exemplo. Olhe fixamente e verás os mastros dos barcos)

(Nota pessoal na Nota 3: no começo da minha carreira eu conheci um neozelandês. A revista simplesmente me mandou entrevistar o maior velejador do mundo na ocasião: Peter Blake - recordista mundial em regatas de volta ao mundo e bicampeão da America’s Cup, a regata mais importante do planeta. Pouquíssimo tempo depois (dias até), ele foi assassinado dentro do seu barco no Amapá, porque reagiu a um assalto. Agora vejam vocês... No país dele não tem assalto! Há sim, pequenos roubos à residência, talvez, mas dessa maneira, não há!).  

Nota 4: Apesar das estradas serem boas e com pouco tráfego, é preciso ter cuidado extra com a "mão inglesa"! Guia-se à esquerda e os carros têm o volante do lado direito. Fiquei confusa um monte de vezes, é claro! Tinha que olhar 30 vezes para cada lado, antes de atravessar a rua com a Mãezoca! hehehehe (Ela achou legal esse fato. E gostou ainda mais do John, nosso motorista, porque ele parecia o "Papai Noel"! hahahahahaha Pediu para tirar foto com ele, vou ver se encontro o resultado!).  


Nota 5: Eu chamava os locais de kiwi, foneticamente correto, mas a grafia correta é “quivi”. Essa maneira curiosa de designar os neozelandeses veio de uma ave – não menos curiosa – local, símbolo do país! Mas também é o nome da fruta! Portanto, sabendo falar kiwi e kia ora, você resolve boa parte de seus problemas! Para o resto, você usa as habilidades aprendidas nas brincadeira de mímica da infância. Isto é, caso não fale o inglês! (usei essas habilidades na Suíça, quando visitava a parte alemã e a caixa da loja não falava nem the book is on the table! Ainda assim, fiz minhas compras e recebi o troco da maneira que desejava: parte em euro e parte em francos suíços).  
Nota 6: A NZ foi o primeiro país do mundo a permitir o voto feminino e o casamento entre homossexuais. A tolerância religiosa é total, todas coexistem em paz. Politico, eleito para um cargo público (afinal) apenas presta serviço à comunidade, não é remunerado. Oi, oi, oi! Dança kuduro!

Nota 7: É um lugar de muita gente jovem. Um país que está ainda aberto à imigração. Um lugar caro, claro, devido à falta de recursos próprios. Assim sendo, ir para lá com o tal "sonho americano" de fazer uma grana e voltar bem na fita não é a melhor escolha. Tenho para mim que, apesar de ter terremoto, as pessoas escolhem ir viver na Nova Zelândia com a expectativa de “ganhar” felicidade.

Nota 8: Quando novinha, gostava de citar "que a Nova Zelândia fica sob o maior buraco da camada de ozônio. E por quê isso? Por causa do metano fabricado pelo em especial pelo peido das ovelhas!" hahahahaha A criação de ovelhas é gigante e eu adorei ficar olhando as bichinhas pastando pelo vidro da janela do ônibus durante o caminho. 

Ai você vai para lá e conhece as "ovelindas"... E morre de amor por elas, a ponto até de querer peidar junto! Hahahahaha Vi as peludinhas e as tosquiadas, que ganhavam casaquinhos para se proteger do frio! É muito amor Brasil! Virou um símbolo da Nova Zelândia também! Trouxe duas para mim!!!! De pelúcia, claro!

Olha ai o John! Motorista "Papai Noel" que minha mãe ficou fã!

  

Nenhum comentário: