21.8.09

Grito Entalado


E a historinha da política no Senado continua... Novela, filme ou seriado, seja lá o que for, ganhou mais um capítulo!

Seu Sarney saiu sorrindo da enrascada da qual era protagonista. E, cá entre nós, não aguento mais ver a foto do Senador com as canjicas para fora do bigode estampada em todos os jornais e sites. Cansa a vista esta repetição. Mas é assim: uns riem, enquanto outros choram. 'Vale Tudo', é parte do enredo.

Chegando pela ponta esquerda, vinha o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante. Outro bigodudo pomposo para servir como antagonista e dar um clima de suspense - e por que não, uma virada? - nesse script. Em uma semana ouvimos frases do tipo: "Eu me recuso a fazer esse tipo de coisa. Eu coloco o meu cargo à disposição" - antes da reunião do Conselho de Ética. Sobe o som. "Minha vontade verdadeira era a de sair da liderança do PT, mas não vou contribuir para agravar a crise da bancada" - após a reunião do Conselho de Ética. Olhos vidrados na tela. "Eu subo hoje à tribuna para apresentar minha renúncia da liderança do PT em caráter irrevogável" - ontem, pelo Twitter. A notícia se espalha, eleitores, tal qual torcedores de mãos dadas, esperando o golpe final, ou o gol que o valha! Parece que há uma luz no fim do túnel. "Mais uma vez na minha vida o presidente Lula me deixa numa situação que não tenho como dizer não" - na tribuna do Senado. O grito de alegria fica preso na garganta. A luz no fim do túnel foi só um incauto que usou o isqueiro para acender um cigarrinho... Mas não é proibido fumar em lugares fechados?! Ah, foi só mais um ato secreto que veio à tona...

Faço eco as palavras de Fernando Gabeira, também usuário do Twitter: “Pobre Mercadante: até para sair da liderança tem que pedir autorização ao Lula...”

E tudo ficou como antes no Quartel de Abrantes...

4 comentários:

valmir disse...

Mercadante faz eco das atribuições que o governo lhe exige, é tão fruto dele como qualquer outro político sob a mesma sigla. Mercadante aproveita a ira da opinião pública em cima de Sarney, para pegar carona num vácuo de popularidade e alçar vôos maiores na próxima eleição. Está de olho nas ruas. “Ó, meus amigos, eu fui contra Sarney, lembra de mim”?

Bia Bug disse...

Menina, o Sarney nem é senador pelo Maranhão, acho que o povo de lá já aprendeu a não votar nele. Ele é senador pelo Amapá, pode uma coisa dessas? Beijos!

Saulo disse...

Não confio em ninguém lá dentro. Eles não me representariam jamais!! A crise não é só de ética... é de falta de vergonha na cara!

Bibi disse...

Acho que a crise é moral na sociedade como um todo!