3.6.10

Hoje distribuí palavras


Queria escrever alguma coisa poética, lúdica, bonita e que levasse algo de bom para o coração daquele que precisa. A gente está sempre atrás de alguma palavra que caiba em determinada situação. Agora, por exemplo, me faltam as palavras certas. As certas não, as exatas. Não necessariamente as que poderia eu escrever, mas as que certamente necessitava ouvir. Onde estarão?

Busco então dentro de mim aquelas palavras perdidas. Palavras que podem ser achadas na existência de uma outra pessoa que anda por aí distraída, em busca de algo que encaixe, em busca de algo que seja determinante para aquela certa condição. Algo que dê voz ao que ainda não é completamente compreendido. A gente também escuta lendo. A gente sabe ouvir por dentro. Do avesso. No reverso dos acontecimentos esperados. 

Queria escrever alguma coisa poética, lúdica e bonita, porque nem sempre encontro as palavras certas em bocas... Mas não raro encontro afeto escrito em algum lugar. Em um lugar qualquer. Quando ando distraída, me encontro com meus desentendimentos. E eles se desfazem como fumaça ao som de um pensamento encontrado. Ao acaso. Quase sempre por acaso. Porque quando me dedico a pensar sobre um problema, ele me consome. Um desassossego nunca me é pontual.

Quando não encontro as palavras que me satisfazem em existência real, deixo que as minhas conversem com o papel em busca de nada e se fazendo tudo para quem lê em eventual distração. Eu mesma me releio com certa frequencia e encontro em mim soluções inesperadas. Mas não sou feita só de mim e preciso de preenchimento... Palavras ativas, altivas, celestes, afetivas, internas, maternas, paternas, familiares, desconhecidas, descabidas, excitantes, estimulantes... Palavras que não sejam ao vento, mas que no vento encontrem pouso no meu coração.

***


Hoje distribuí palavras.

Depois de passar uma semana no Fashion Rio, longe da redação, voltei ao batente. Fui almoçar com dois colegas de trabalho em um bistrôzinho delícia que tem por lá. Para a sobremesa, fomos experimentar uma dessas lojas de sorvete de iogurt, que viraram febre aqui no Rio. Você escolhe 3 toppings para colocar por cima do sorvete e podem ser frutas, caldas ou aquele monte de coisinhas engordativas como sucrilhos, confete, chocolates e seus companheiros.

Dentro da loja, havia um pré-adolescente, mendigo, maltrapilho, magrinho e enrolado em um cobertor. Ele estava colado ao balcão, olhando aquele mostruário colorido. Estava super quietinho, mas a sua presença incomodava clientes e funcionários, a olhos vistos, mas ninguém o convidava a sair dali.

Quando cheguei ao caixa para fazer o meu pedido, ele me interpelou com gentileza. Disse que não queria dinheiro, mas pediu por favor para eu pagar um sorvete. E eu o fiz com alegria. Não para me livrar da situação. Não porque eu não soube dizer não. Não para alimentar o meu egoísmo de me sentir bem por ajudar ao mais necessitado.

Já na fila eu reparava ele... Seus olhos admirados no colorido de cada coisa, na movimentação cadenciada dos funcionários operando as máquinas de sorvete. Eu vi ali uma criança, cuja infância lhe foi roubada pelas circunstâncias, que não cabem a mim julgar. Talvez não fosse fome, mas certamente era encantamento com a novidade que, convenhamos, é mesmo suculenta. Quem é que não vira criança tomando um picolé?

Na hora ali lembrei de tantas histórias contadas pelos meus pais. Minha Mãe passou necessidade e não por culpa dela, que trabalhava desde pequena. Não teve luxos, porque ficou órfã aos nove anos e tinha uma família enorme. Meu Pai dividia uma maçã com outros seis irmãos e sempre me disse que aquela sobremesa era de um sabor inigualável. Nunca mais uma maçã teve o mesmo gosto daquele tempo. E imaginei que aquele sorvete podia fazer do dia daquele garoto um momento especial. Porque algo me fez ter fé nele...

Peguei a nota no caixa e disse: "vai lá e você mesmo escolhe o que vai querer. Capricha!" Ele nem conseguia segurar o papel de tanta alegria. Antes de terminar esse processo de escolha, eu disse ainda: "olha, você está ganhando um presente. Dê um presente a você: se cuida, não faz besteira, tome cuidado, juízo".

Hoje distribuí palavras.
E que as palavras não sejam ao vento, mas que no vento encontrem pouso em um coração.

3 comentários:

Bino disse...

São "pequenos" gestos desse tipo, que fazem a diferença.Você, Bibi, não deu apenas um sorvete ao garoto.
Deu atenção, respeito, carinho. Deu amor.Lembrei-me do Mestre amigo, que após um ato de amo, dizia sempre: "Vais e não peques mais". "...se cuida garoto, não faz nenhuma besteira...".Bibi.
bjs, saúde e paz. Bino

STAP TOPS TO BE disse...

:D
Um exemplo a ser seguido.

Bibi disse...

Bino: nem tinha pensado nisso, mas como é maravilhoso seguir os passos do Mestre, não é? Hoje estava pensando que o que há de bom em mim veio da formação que tive nele/dele. Obrigada por me mostrar a beleza de ser um eterno aprendiz.

Aline: Viver é tentar fazer a diferença sempre que possível, porque, do contrário, esse mundo vil já estaria impossível!