24.8.10

Altos e baixos



Hoje fiz uma matéria sobre os altos e baixos da carreira de um ator. E fiquei refletindo sobre a nossa vida... Pessoas públicas podem parecer que tem uma blindagem diferente ou algum tipo de favorecimento da vida, mas a coisa não funciona bem assim. Nossa imaginação, sim. Daí ser tão fácil de ser rápido em julgar. Somos precipitados um sem número de vezes e machucamos a nós mesmos e aos outros.


Acredito que cada um de nós recebeu um "pacote" de oportunidades da vida. Uns mais, outros menos, mas todos recebemos. Mas para acessar o pacote das oportunidades é preciso de ferramentas, como o querer, a atenção e o preparo (talvez um pouco de sorte, a quem eu particularmente chamo de graça divina). Sim, é preciso, muitas vezes buscar a oportunidade, porque a graça muitas vezes nos atinge como o vento ou as ondas do mar. 


Altos e baixos. A vida é feita dessa costura. Para passar a linha pelo pano é preciso o furo da agulha. Para unir dois lados é necessário um tipo de ruptura. Para permanecer, é mister que a linha seja forte e os pontos bem dados. Já vi costura não se desfazer e o pano puir. A vida é feita de altos e baixos. Como as máquinas que nos mantém vivos dentro de um hospital. Linhas que sobem para logo depois descerem. A linearidade só é possível, quando a vida nos abandona. E assim é a vida: feita de altos e baixos constantes. Porque toda vez que a gente cai, é para cima que a gente olha imediatamente depois de tocar o fundo, na expectativa de emergir. Até lá em baixo o céu é o limite.


Olha para cima, para o alto, para o céu. Viver na iminência dos movimentos naturais da vida. Cair para aprender a levantar. Altos e baixos nos ensinam. Altos e baixos nos mantém no movimento natural de/em quem há vida. A vida é o respirar. Embolo que  sobe e que desce. Peito que funciona em cadência. Movimentos que não devem parar. Se parar, acabou por aqui. E como não acabou ainda, sei que temos muitos altos e baixos para percorrer na vida. Eu e vocês. Num movimento de favorecimento. Na cadência da graça de Deus. Na dispensação do pacote de oportunidades que não devemos deixar passar e para tal, precisamos estar prontos, atentos, desejosos e esperançosos. Cientes dos altos e baixos. Das costuras. Da linha da vida. Do êmbolo da nossa respiração.    

Nenhum comentário: