4.2.11

Carão-Postal (não cartão-postal)

© Dave Nitsche


Beleza é algo realmente subjetivo, vocês não acham? Gosto quando o desenrolar da vida me fornece lições filosóficas, ou mesmo e apenas a comprovação desse pensamento universal e popular. E isso as vezes leva tempo, como na história de hoje.

Quando eu era adolescente, entre 13 e 19 anos, mais ou menos, eu convivi com um grande grupo de pessoas heterogênias, que vinham de vários bairros cariocas. A gente se encontrava com grande constância e éramos formados desde pessoas que moravam em favelas até aquelas que podiam fazer uma viagem internacional anualmente. Quando chegou a época do vestibular, todos nos perdemos pela vida. Ficou a lembrança.

A cinco anos atrás, eu estava em um shopping, quando encontrei com um desses colegas do passado. Era o pior tempo da minha vida, quando até sorrir me causava dor e esforço tremendo. O sujeito não me reconheceu e eu tive que dizer meu nome:

- Caramba Bibi, você mudou completamente...

Blábláblá que resumia que eu estava gorda e feia. Posso o culpar? Eu que era conhecida pelo sorriso tinha apagado do meu rosto o cartão-postal. E a vida seguiu.

Ontem encontrei esse mesmo sujeito no ônibus. Abri o maior sorrisão para ele, que nem se lembrava do nosso último encontro. A primeira coisa que ele me disse?

- Caramba Bibi, você não mudou nadinha da época que nos conhecemos. Tá linda...

10 Lições para se guardar: 1) Beleza é algo realmente subjetivo; 2) O sorriso é um ótimo cartão-postal ou carão-postal; 3) As vezes nem é a questão da aparência física, mas em como estamos por dentro, afinal, fisicamente 5 anos fazem diferença estética, mas não mudam o tal do magnetismo (ou chamem do que quiser); 4) O corpo fala (e também grita); 5) Homens tem a memória tão curta para dados, não é verdade? Já em relação a memória visual...; 6) Ser feliz é um ótimo elixir da juventude; 7) Andar de ônibus nem é tão ruim assim, apesar dos solavancos, você pode ganhar elogios; 8) Seja e isso basta; 9) É sempre bom deixar boas lembranças, mas quando você estiver na fossa, evite encontrar amigos do passado que te falam a verdade dos fatos de forma nua e crua; 10) A vida está ai para te surpreender e te ensinar a cada esquina.

4 comentários:

Josselene Marques disse...

Bibi:

Continuo lendo o seu blog. Ele é ótimo e indispensável! Este post, então, está uma maravilha - super original!
O sumiço tem a ver com as férias...
Até os meus blogs ficaram meio de lado...
Tenha um lindo domingo!
Abração, garota!

Bibi disse...

Querida!
Um abração!

Saulo disse...

Eu, que ou perdidamente apaixonado por você, posso garantir que você nunca mudou nadinha! Sempre foi a mesma de todo sempre, linda por fora e por dentro!!!

Bibi disse...

Perdidamente apaixonado por vc é algo que deixa o nosso ego na cobertura, né? Na antena do Empire State! Acho que mudei sim, aprendi muito e tropecei também. Estou mais sabida e mais medrosa!
Ah, e por fora com as arestas um pouco mais arredondadas!