29.8.12

Li por ai

Diogo Mainardi em entrevista a VEJA sobre seu livro "A Queda"

“O nascimento de Tito me fez deixar os romances de lado, porque mudou o narrador. Em meus romances, eu era o narrador onisciente, que comandava o destino de um bando de personagens idiotas. 
Depois de Tito, eu me tornei o personagem idiota, e meu destino passou a ser narrado por um menininho de pernas tortas que nem sabia falar. Morreu a minha soberba autoral e, sem ela, era impensável continuar a escrever romances.  
Dito de outra maneira: 
eu sempre imaginei que saberia manter um razoável controle sobre os fatos de minha vida. 
 Tito me mostrou, porém, que eu nunca controlei porcaria nenhuma, e que a única possibilidade de livre-arbítrio ao meu alcance estava na leitura dos fatos, e não nos fatos em si.

Nenhum comentário: