12.5.08

Pedaços de amizade...

Gosto da versatilidade democrática que o blog nos proporciona. Por exemplo, o espaço é tão libertário – vamos colocar nesse termo –, que você pode postar uma infinidade de textos, temas, formas, conteúdo.

Quem passa por aqui com freqüência sabe da minha predileção por textos “de próprio punho”, autobiográficos, causos e toques de humor. Sabe também que frases célebres e letras de música não faltam, assim como seus comentários. Hoje, for instance, recebi um e-mail caprichado de um honey. O texto traduz um pouco da nossa verdade, minha e dele, e da minha verdade com muitos. E se fala ao coração, quer dizer que há possibilidade de reverberar na vida de tantos outros. Voilá:

Pedaços de amizade...
Penso que o tempo que passamos com cada amigo é o que o torna tão importante.
As amizades constroem-se com pequenos momentos, pedacinhos de tempo que vivemos com cada pessoa.
O importante não é a quantidade de tempo que passamos juntos, mas sim a qualidade de tempo que vivemos com cada um. Cinco minutos podem ser muito mais importantes que um dia inteiro.

Assim sendo, existem amizades construídas por sorrisos ou dores partilhadas ; outras pela escola, outras por saídas, cinema e diversão ; também existem aquelas que nascem e não sabemos de quê ou por quê, mas sabemos que estão presentes. Talvez essas estejam fundadas em silêncios partilhados ou pela simpatia mútua para qual não encontramos explicação.
Também existem hoje muitas amizades construídas através de e-mails, nossas "amizades virtuais" que nos fazem rir, pensar, refletir... Aprendemos a apreciar as pessoas sem julgá-las pela sua aparência ou modo de ser, sem as rotular (como algumas vezes o fazemos insconscientemente).
Há amizades profundas que nascem assim.

Saint-Exupery disse :
"Foi o tempo que passaste com a tua rosa que a tornou tão importante".

Penso que o tempo que passamos com cada amigo é o que o torna tão importante. Porque o tempo que "perdemos" com os amigos não existe. É tempo ganho, aproveitado, vivido.
São recordações para um momento ou para toda uma vida.

Um amigo é importante para nós e nós para ele, quando somos capazes, mesmo na sua ausência, de rir ou chorar, de estranhar ou querer estar perto dele para desfrutar de sua companhia.

Podemos ter vários melhores amigos de maneiras diversas. O importante é saber aproveitar ao máximo cada minuto vivido e ter depois, nas nossas recordações, horas para passar com eles, mesmo estando longe.

"Tu és responsável pelo que semeias. E aprende a semear coisas
boas..."

"O amigo autêntico é o que sabe tudo sobre ti e continua a ser teu amigo Kurt
D. Cobain
".

4 comentários:

Anne Katheryne disse...

Faço minhas as suas palavras. Saudades... Bjus

Bela disse...

;) Sou sua amiga virtual?
Bem, com um carinho super real!
T amo!

Saulo disse...

Não foi só o tempo que passei ao lado de minha Rosa Bia que a fez tão importante, mas também o amor com que reguei e fui regado, os cuidados e carinhos que dispensei e que a mim foram dispensados, os laços que construí e nos quais também fui envolvido...

Roberta Ladeira disse...

Louvo a Deus por sua vida e sua amizade!! Linda, linda, linda!

Bjs
BETA GORDA!