29.5.08

Saudade


Eu gosto da expressão “fita-banana”. Que fiquei clara a minha predileção não pelo objeto em si, mas em relação ao significado que foi cunhado através de seu objeto. Uma vez estava lendo a coluna do Xexéu, em O Globo, e ele estava há semanas tendo que voltar ao mesmo assunto [e suas variações], porque o tema da coluna suscitou um sem número de e-mails e cartas contestando e/ou acrescentando novos dados à informação. Virou uma fita-banana sem fim, com novos elementos sendo grudados à uma linha sem fim.

Na era da internet, com um sem número de informação disponível, a gente acaba vivendo uma espécie de fita-banana, grudando assunto em assunto. Ontem isso aconteceu comigo. Senta que lá vem a história!


Tem um blog que eu gosto demais, o Garotas Que Dizem Ni. Em um dos textos, elas [as autoras, jornalistas como eu] falam sobre menstruação de uma forma leve e muito divertida. Amanheci com vontade de trazer para o bibidebicicleta um assunto que causasse movimento no universo feminino. Queria escrever sobre o tal “complexo do pênis”, que dizem que as mulheres sentem.

Pesquisa daqui, cutuca dali, acabei parando em vários textos de tese de psicanálise. Hummm, não queria algo tão profundo. De psicanálise fui parar na página do Freud. Li tudo sobre ele com muita curiosidade e interesse e passei para os assuntos correlacionados. Abaixo da história do pai da psicanálise, encontrei referência a um monte de sentimentos - para cada qual, havia um link que levava a um texto curioso a respeito do assunto - e foi assim que cheguei à...Saudade.


Saudade é um sentimento que me é muito caro. Gosto de sentir, não gosto de ter; gosto de matar, não gosto de não levar comigo; gosto de deixar, não gosto de sufocar. Sempre ouvi dizer que saudade era uma palavra de difícil tradução. Achava isso bobagem até tentar explicar para amigos americanos que saudade na verdade era mais que um simples I Miss You So Much (Eu sinto muito a sua falta). Como explicar?! Eu também acho que saudade é um querer mais que bem-querer...

E como quem procura, costuma achar...Descobri, através de uma notícia na Folha de São Paulo [que reproduziu a pesquisa da BBC de Londres], que Saudade é sétima palavra mais difícil de ser traduzida em sua essência. Eis a lista com as consideradas as 10 mais difíceis:

1. "Ilunga" (tshiluba) - uma pessoa que está disposta a perdoar quaisquer maus-tratos pela primeira vez, a tolerar o mesmo pela segunda vez, mas nunca pela terceira vez.

2. "Shlimazl" (ídiche) - uma pessoa cronicamente azarada.
3. "Radioukacz" (polonês) - pessoa que trabalhou como telegrafista para os movimentos de resistência o domínio soviético nos países da antiga Cortina de Ferro.
4. "Naa" (japonês) - palavra usada apenas em uma região do país para enfatizar declarações ou concordar com alguém.
5. "Altahmam" (árabe) - um tipo de tristeza profunda.
6. "Gezellig" (holandês) - aconchegante.
7. Saudade (português) - sentimento nostálgico, sentir falta de alguma coisa ou alguém (o significado não é consensual).

8. "Selathirupavar" (tâmil, língua falada no sul da Índia) - palavra usada para definir um certo tipo de ausência não-autorizada frente a deveres.
9. "Pochemuchka" (russo) - uma pessoa que faz perguntas demais.
10. "Klloshar" (albanês) - perdedor.

As 10 saudades que me lembro nesse minuto:
1. Das minhas tias que morreram
2. Das brincadeiras na rua, dos acampamentos e de muitas coisas dos Anos 80
3. Do Parque em que morei e de quem ficou por lá
4. De um tempo que não vivi
5. Da minha segunda escola e quando estudar era a maior obrigação que se tinha na vida
6. Da Lulu Perereca, Dudu, Le Zeitone, Cabeção, Beto e Paulinho, Gimba, Ana, Chico e Eduardo, Sapão e Pipo, Babu, Iaiata e do Iêiê, que tornaram o meu passado a melhor saudade que se tem notícia
7. Das minhas sobrinhas que vejo menos do que gostaria
8. De acreditar que existia na terra alguém “forte” o bastante para me proteger de tudo e de todos
9. Dos verões em casas de praia ou serra

10. Dos Natais de casa lotada

E você? Tem saudade de que?

7 comentários:

Unknown disse...

olá, o mauro amorim(seu primo de vitória) me passou seu blog. gostei muito!
Eu? nossa! tenho saudade de tanta coisa!!!

bjs.

Anne Katheryne disse...

de vc ;) rs

Bjus e bom finde!

Saulo disse...

Eu me considero demasiadamente nostálgico!! Saudade em mim causa até dor! Evito lembrar que sinto, pois se começo a chorar é difícil parar. Só de pensar nos itens desta lista abixo já estou embargado!
Sinto MUITA falta
1- Da minha tia Marly
2- Das tardes brincando de lego e comendo misto quente
3- De deitar no colo da minha mãe
4- De ser carregado pelo meu pai para subir as escadas
5- De dançar lambada com a Vânia
6- Dos encantadores natais em família
7- Da casa de maria do céu e do bolinho de aipim perto da linha do trem
8- Do enroladinho de quijo com presunto do meu colégio
9- Dos finais de semana na casa das Vovós
10- Dos amigos e dos passeios dos meus 20 e poucos anos

Sambeira disse...

Bia, eu sinto saudade de vc!!!
também sinto falta de tantas outras coisas, momentos e pessoas, mas nessa de explicar saudade, eu sempre acho que é melhor ter do que sentir saudade do que nunca ter sentido, ou ter causado saudade em alguém...

Bia Bomfim disse...

Eu tenho saudade de vc, pq vc não foi na igreja ontem. Há, te peguei! Ficou com medo da chuva, amiga? beijinhos!

V. Raner disse...

Falando em natal, o seu, esse ano, será na Rua Uruguai!

Prof. Nelson de Paula Pereira disse...

Sinto saudades daqueles que um dia estiveram presentes em minha vida, pois deles aprendi e carrego comigo as lembranças da amizade, do carinho e preocupação que tinham comigo. Dos ensinamentos eternos que jamais esquecerei. Dos sorrisos, dos presentes, das jujubas da Tia Ilka Paiva - que eu ganhava todos os domingos de manhã - pelas conversas pelo telefone que não tinham previsão de acabar (Ilka Paiva, me ligava todos os dias). Enfim, SOU REFLEXO de todos esses que um dia passaram pela minha vida. Os que estão caminhando comigo, tenho aprendido com eles também. ISSO É SAUDADE!