6.6.08

Mágica

* No post do Pare falei sobre um texto que comecei e não terminei. Ei-lo!

Todo texto é dotado de personalidade. Não é difícil alguém pegar um trecho de alguma coisa escrita (somewhere, somehow) e logo associar a certo autor; principalmente em relação aqueles que fizeram escola. Fico tentando me desafiar a aprender palavras novas, a ler autores diferentes, de veículos diversos, para contar os fatos de maneira mais rica, interessante e/ou atrativa. Acho que esteticamente [e, claro, intelectualmente] a gente tem sempre muito a crescer/acrescentar, mas em relação ao estilo, talvez, seja apenas uma questão de amadurecimento.


Essa introdução toda tem um motivo razoável. Eu escrevo como falo, como se conversasse mesmo com o papel ou batesse um papo com o leitor. Difícil mudar isso, que é natural em mim; mas também, sei ser outras, basta um pouquinho mais de empenho e força, o que diferiria muito da maneira natural e espontânea. E no desenrolar das frases “no papel”, as palavras ganham real importância no que tange ao seus significados - [botei entre aspas, porque me senti tão antiga agora...pensei que tem tempos que não produzo um texto no papel, só no computador. Aliás, só a título de curiosidade, poesia só consigo fazer em papel. Engraçado, né?]. Voltando à questão dos significados das palavras, vocês que me acompanham podem reparar que não é raro eu citar o significado exato que quis dar à um determinado verbete. Outras vezes, é apenas a sonoridade que me encanta. Em outras tantas, apelo apenas para o tal do uso popular. Português é difícil, mas também é desafiador...queria saber mais sobre a nossa língua, contudo, teria que me “deitar” sobre regras e detesto decorar qualquer tipo de coisa. Sei que os atos mecânicos da vida tem a sua importância, mas a minha essência é toda voltada par a interpretação de sentimentos, experimentação com conclusões próprias, algo que faça sentido no cérebro e no coração.

Tem uma palavrinha que vive no meu íntimo com sentido próprio: mágica. Sei da mágica dos mágicos: o ilusionismo; desprezo esse sentido aqui. Conheço o uso da palavra mágica para descrever poderes ocultos, capacidade de fazer algo que a maioria não faz; também desprezo esse sentido aqui. Quando penso na palavra mágica, me refiro a algo de bom que parece acontecer numa esfera superior, em algum lugar do inconsciente coletivo em um momento sublime, especial. Mágica como um momento único, um fato extraordinário que não é racionalmente bem explicado, mas que te tira do lugar comum e assume uma realidade inquietante. Sempre alio essa definição às coisas boas. Fiz questão de dizer isso, porque, curiosa como sou, sempre me sinto enganada quando vejo a mágica dos mágicos. Não gosto de ilusão, já que seu oposto complementar é a desilusão. Estamos todos sujeitos a ela e embora não possamos fugir de suas garras, That’s the way (ahan ahan) I like it! (ahan ahan).

PS: Esse texto continua...

PS do B: Minha amiga Lolô é uma pessoa evoluída na questão linguística da vida. Pode até ser que ela beije muito (não duvido, mas não duvido), porém a minha admiração aqui é pelo fato dela ter se formado em Jornalismo e muito tempo depois foi se dedicar ao estudo da Língua Portuguesa na Faculdade de Letras. Lolô é gente que faz e reparte. A ela eu dedico essa primeira parte do texto.

5 comentários:

Ana Martins disse...

Bibi, menina!

Apesar de querer saber como é feita a mágica feita de ilusão, por pura curiosidade e pelo raciocínio, sou totalmente voltada para essa mesma mágica que te encanta: a beleza e os mistérios da vida.
Mil gotinhas mágicas para ti neste seu final de semana!
bjos, da amiga virtual
Ana

Sambeira disse...

Mais do que mágica eu adoro a palavra lirismo, pq me parece mágica e póetico ao mesmo tempo!!
quanto a escrever num papel em branco, sabe que eu nem sei se consigo mais? já somos da geração do documento em branco do word, com certeza muito menos lírico que máquina de escrever e caneta de pena..rss
bjoo, amadinha e boa sorte na maratona fashion!

Anônimo disse...

Minha amiga, eu tamb�m odeio decorar regrinhas de portugu�s! Sou pura intui�o lingu�stica... :p Bjosss

Saulo disse...

Já estava com saudades de vc!!!
Quando virá pegar seu livro?!!
Bjusssssss

V. Raner disse...

VOOOOOOOOOOOOLTA!