21.5.10

Eva é "Tudor" de Bom

"Ao entrar no Teatro Villa-Lobos no último domingo para assistir ao musical ‘Gypsy’, Eva Todor foi ovacionada por dez minutos — contados no relógio. O teatro estava lotado e Eva não conteve as lágrimas. “Nunca vivi isso na minha vida. Estava em casa quietinha, não queria ver o Faustão, resolvi prestigiar meus colegas e acabei recebendo uma das maiores homenagens da minha vida”, disse ela a PG3" - coluna de Bruno Astuto no jornal carioca O Dia.

Fiz questão de copiar esse notinha da coluna e trazer para cá. Todo mundo deve saber quem é a Eva Todor, né? Uma senhorinha, super atriz, que sempre faz o papel de maluquinha, rebelde, prafrentex nas novelas. Uma dama do teatro também. E que faz um trabalho lindo de incentivo aos seus colegas da classe, mas faz por amor ao teatro também.

Praticamente TODA  estreia de peça que eu fui cobrir, isso há anos já - lá estava ela dando o seu apoio. E uma curiosidade? Sempre com sorriso no rosto, SEMPRE, mesmo quando já foi ficando difícil de entrevistar, pela dificuldade dela em escutar. Nada mais natural, uma vez que ela nasceu em 1920 (em Budapeste, mas tem nacionalidade brasileira)! Em novembro desse ano ela completa 90 anos e ainda está na ativa! Sensacional, né?

Outra curiosidade. Quando ela veio de Budapeste para o Brasil, aos 9 anos, chama-se Éva Fodor. Aos 10 anos, quando foi estudar dança clássica no Theatro Municipal, foi que mudou o sobrenome artístico para "Todor" (fala-se Tudor) no lugar do original, obviamente indecente para a época e hoje teria sido motivo de muita piada. Quando visitou a Ilha de Caras, chamavam-na de "dona Eva", o que sempre me soou engraçado, já que é uma querida tão grande, que parece aquela colega que você gosta de ter por perto. E entre colegas, não há formalismos, certo?  Ela te deixa muito à vontade...


4 comentários:

joseluis disse...

e é de um humor finissimo

Bibi disse...

uma pessoa gostosa de se estar assim como com vc!

Bino disse...

Sempre achei-a um mimo de pessoa.
Agora você confirma tudo, Bibi.
Outra mulher que sou fã, é a Laura Cardoso: Uma exelente atriz.

Abração, querida.

Bibi disse...

Oi Bino! Quanto tempo :)
Pois é, a dona Laura não frequenta muito as mesmas "rodas" que eu eu hahahaha. Mas o que eu ouço falar é o mesmo: gentileza, simpatia, doçura! Se não me engano, ela é de Sampa... E tem uma energia invejável: joga futebol com o neto! uia!