26.4.08

Soltas

* Celebrar a vida é tão fácil quando a gente faz escolhas simples. Terminei a sexta-feira comendo um cachorro-quente esperto com vários amigos divertidos no Mirante do Pasmado, um dos cartões -postais do Rio. Fui de carona com o Bruno Gagliasso. Um daqueles momentos que a gente fotografa para guardar na memória.

* Passando pela Lapa, fiquei me perguntando em qual seria a graça de tanta gente se encontrar no mesmo lugar para ficar andando pela rua, a esmo. Pior, o lugar está virando o penico público número um do Rio. Passei de carro e perdi a conta de quantos meninos estavam regando a plantinha, o poste, o tronco da árvore, o patrimônio público. Uns tinham até tecnica, uma coisa meio malabarista que certamente cabaria mal depois de uns copos a mais de cerveja...

* É impressionante como apenas a voz ou o abraço de uma pessoa pode transformar a sua vida, alterar o seu humor, recuperar ou tirar o fôlego...Gosto disso!

* Não gosto de comentar coisas de jornal aqui, mas a história do padre voador está me tirando do sério! Como eu queria que achassem esse homem sem juízo! A história toda é tão bizarra, que parece piada ou coisa de filme. Não tinha um seriado antigo que era da Freira Voadora? Eu ouço essa história e fico com aquele risinho nervoso, porque é tragi-cômico!

* Te falei que eu comecei a malhar? Espere por algumas crônicas da bibideergométrica! O mundo fitness é muito novo e um pouco assustador para mim...Tenho medo!

* Estou em uma fase de leitura compulsiva. Comecei com 1)Aos Meus Amigos, de Maria Adelaide Amaral. História linda, contada em uma forma estética bem diferente da que estou acostumada em termos de narrativa literária. Trama boa, elementos humanos tão bem desenhados psicologicamente. Por isso a minissérie Queridos Amigos foi tão bárbara! Eu amei! 2) Depois o livro Uma Vida Inventada, escrito pela Maitê Proença, simplesmente caiu nas minhas mãos. Eu tinha uma lista de livros enorme a serem consumidos na frente, mas foi irresistível. E apaixonante, devo dizer. É uma mistura corajosa de biografia e ficção. Na verdade, acho que ela pincela um pouco de ficção no final na tentativa vã de se proteger, como todo ser humano que se exppõe demais faz. É parte da nossa natureza. Vou ler outra vez, porque quero pincelar várias frases que me marcaram durante a narrativa. 3) Sem nem tomar fôlego, parti para o Vale Tudo: Tim Maia, do Nelson Motta. Tinha certeza de que não ia me decepcionar. O Tim é fera - até hoje é! A sua época de vida foi gloriosa, então, historias saborosas recheiam o pano de fundo. Sem falar que Nelsinho Motta tem uma narrativa genial, além de muito conhecimento de causa. In loco. Já tinha saboreado outra grande obra, Noites Tropicais, que entrou para a minha lista de delícias para se ter em frente ao mar, à sombra de um coqueiro. Assim como o Bruno Mazzeo mencionou em seu blog, estou lendo página por página para que o final custe a chegar. E depois dele, A Menina Que Roubava Livros me espera.

* Ontem eu li uma nota dizendo que a atriz Julia Roberts - talvez a mulher mais bem paga da meca de Hollywood - confessou que não usa desodorante. Cuma?! Seria a versão de Uma Linda e Porca Mulher?

* Mais uma vez eu fiquei me perguntando se teria fôlego para levar o blog adiante. É sempre bom reavaliar as coisas e tentar entender a funcionalidade e a razão dos trabalhos a que nos propomos. Minha amiga BetaGorda me fez entender que as palavras chegam muito além do que a nossa imaginação alcança. E se elas fazem bem a uma pessoa que seja, já vale. Daí, me deparei com uma frase linda, com a qual fecho esse post:

"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada." (ClariceLispector)

3 comentários:

Anne Katheryne disse...

Ei toh gostando disso aqui, desde q eu descobri tem sempre coisa nova! E oh, de todos os livros q vc citou, li tb o "Noites Tropicais" do Nelsinho, e que delícia... noossa... como queria ter vivido nakela época! E concordo, é uma leitura prum belo cenário e de preferência debaixo de um coqueiro! =)
Bjuus

Saulo disse...

Das soltinhas... eu fiquei curioso pelo que leu no livro da Maitê! Me conte tudo depois, viu?!
Bjussssss

Anônimo disse...

Só pra dizer q eu li tudin e como sempre adoreiiinnnn!!!! Linda, linda e lindaa!

Bjs da Beta Gorda hahahaha