24.10.08

Aconteceu na Manchete

Acho que já contei parte dessa história aqui, mas vale relembrar e acrescentar dados.

Comecei a trabalhar bem novinha e, para a minha sorte, peguei logo de frente um chefe sensacional! Esse é um fator que pode definir os rumos de uma carreira, acreditem! Era um tempo em que me sobrava energia e me faltava experiência. Tenho vontade de rir quando lembro no quanto pensava que sabia e no tamanho da casca que tive que formar para seguir em frente. E sabe o que fez a diferença entre o continuar e o sentar e chorar? As pessoas que estavam à minha volta. Dentre elas, em especial, o “chefe” Esmê.

O Esmê é um cara experiente, inteligente e com uma bela carreira de feedback, do tipo que não precisa provar mais nada para ninguém. Ele faz e vamos embora! Acima de todos os predicados, o que mais se destaca é que o Esmê é justo, sabe avaliar as potencialidades e as fraquezas de quem está sob o seu comando. Como disse uma das coleguinhas que trabalha hoje com ele: “Ele acredita no seu trabalho, aposta em você e fecha contigo contra tudo e contra todos”. Não é do tipo “Tio Poliana”, que faz o “jogo do contente”. Suas broncas são de uma energia tal, que você mal consegue se articular. A diferença é que seu erro não é jogado na sua cara tempos depois. Após os momentos de tensão, ele já está batendo papo, trocando novas idéias e pedindo desculpa, caso julgue ter se excedido [pelo menos comigo foi assim, o que só fez aumentar a minha admiração]. Isso é caráter. Aliás, quando ele resolver fazer piadas e rir, é de um bom humor é imbatível!

Aprendi muito com o Esmê naquele tempo e ainda aprendo, mesmo só observando de longe. Até hoje, sua linha telefônica e e-mail estão disponíveis para minhas dúvidas, loucuras e chororôs. Mesmo não sendo mais meu chefe, mesmo não tendo tempo de sentar à mesa de bar para tomar aquela cervejinha gelada de fim de semana e colocar a amizade em dia. Mas sabe qual foi a maior prova de significativa amizade que ele me deu recentemente? Mostrar que acompanha o Bibidebicicleta e que acredita que esse espaço não é apenas um lugar no qual eu venho me expor e contar as minhas "vantagens" [até porque, que vantagem há em se expor publicamente? Em contar erros e acertos, fragilidade de todo gênero para um sem número de pessoas que não tem o menor interesse pela minha vida. Só quero que as minhas histórias possam fazer diferença na vida das pessoas, trazendo qualquer tipo de coisa boa]. Ontem, ele me mandou o convite do livro que está lançando para ser divulgado aqui.

ACONTECEU NA MANCHETE



Eu acompanhei a realização dessa obra; a reunião da história e de informações. Vi a “boneca” do livro pronta, antes de virar realidade.

A minha relação com o livro remete a tempos ainda mais antigos. Lembra que eu falei lá em cima que comecei novinha na profissão? Desde aquela época eu já era louca por histórias. Não saberia dizer quantas vezes me sentei no canto da mesa do Esmê, ao fim de um dia de trabalho, para ouvir seus relatos sobre os fatos mais marcantes da Bloch. Aquele parecia um tempo em que empresa e o sentimento de família se misturavam no mesmo enredo. Todos da mesma casta e o trabalho como pano de fundo de um existir. E quando o Esmê me contava os episódios, eu experimentava a tal saudade de um tempo que não vivi. E acho eu que ninguém mais viveu nada parecido com o que existia ali.

Agora, as histórias de muitos jornalistas da época estão imortalizadas em um livro. E o convite chega a mim [e a vocês também] com o seguinte texto:


Caros,
Finalmente, o "dossiê" Manchete vai sair. Como vocês sabem, trata-se de uma coletânea de histórias das redações daquele bunker envidraçado da Rua do Russell contadas por jornalistas que lá trabalharam. O lançamento
acontecerá no dia 3 de novembro, 19h, na livraria da Travessa, Shopping Leblon. No mínimo, esperamos, será uma "reunião" de jornalistas de várias gerações. Apareçam, será um prazer encontrá-los.


Portanto, queridos blogueiros!!!! PRESTENÇÃO!!!!! Se vocês quiserem conhecer o Esmê, personagem de alguns posts; se quiserem participar de uma noite de autógrafos que promete ser sensacional; se quiserem ter em mãos um documento vivo de uma época histórica, onde o amor à profissão tinha um significado único e particular, levantem a bumbum da cadeira e se encontrem comigo na fila de autógrafos! É o tipo de noite aberta ao público e da qual vale a pena participar. E caso você não consiga ir, por N motivos, compra o livro para você ou dê de presente para alguém que tenha conteúdo! [Não, eu não sou assessora de imprensa e nem estou ganhando comissão pela venda de exemplares. Simplesmente acredito na obra e em quem a fez].

VENDA LONGA AO LIVRO ESMÊ!

7 comentários:

Sah. disse...

eu adoraria ganhar de presente!!!!

=D [sorriso de pidona]

*pidona: pessoa que pede algo para outra com um sorriso enorme no rosto!

Anônimo disse...

Oi Bia
Obrigado pela força, a divulgação no Bibi é importante.Os autores do Aconteceu na Manchete agradecem.
Quanto ao post, generosidade sua, mas menos, Bia, menos, rs rs rs,
esperamos vc e os "ciclistas" do Bibi
bjs

Bibi disse...

Esmê e galera,

Quando gosto de alguém, não tem nada de mais ou menos. Como diria o Cazuza: eu sou mesmo exagerada! Melhor, sou intensa! E vamos passar a régua, porque eu ainda tenho tantas histórias suas para contar... Só não sei se devo! hohoho

Sambeira disse...

Bibi,
relaxa, vc não exagerou em nada, o fã-clube do Esmê é gigantesco, e tb faço parte dele. Trabalhei com ele menos do tempo que gostaria, mas o suficiente para admirá-lo muito.
e no dia 3 eu vou lá pegar meu autógrafo!!!

Maria Alice disse...

Eu endosso suas palavras Bibi!!! Realmente o Esmeraldo é fora de série. Trabalhei com ele no início de minha carreira (muuuito antes de você ...) e tudo que sei em matéria de jornalismo agradeço a ele. Além de ser um baita profissional, bom carater, muito ético e bem humorado, é também, um grande amigo. Passeí por várias redações em minha carreira mas nunca mais encontrei um chefe como ele. Também sou exagerada e digo aquilo que sinto, pois a verdade sempre deve ser dita!!!
A gente se vê no próximo dia 3
bjs

Anônimo disse...

Vai ser difícil aturá-lo depois disso... rs rs

Anônimo disse...

Realmente ter alguem da sua área para se espelhar dá um pouco mais de firmeza ao movediços primeiros passos. Ter a humildade de acompanhar e a benção de ainda poder contar com esta pessoa é melhor ainda. Issac Newton falou que era o que era por que estva sobre os ombros de gigantes que o antecederam.
Boa sorte e parabéns.