2.10.08

MR


Muita calma nessa hora!

Que prazer seria se eu pudesse postar algo interessante [pelo menos para mim] ou uma bobagem que divirta religiosamente todos os dias. Não por obrigação, mas para me dar uns minutos de 'cyber-prazer' - e a vocês, um tempo ócio criativo de leitura do tratado moderno sobre o mundo ao redor do meu umbigo - em algum momento do dia. Mas a roda gira e a velha continua a fiar...

Estive vivendo tempos difíceis, complicados. Nada pessoal; apenas a oportunidade de testar a capacidade de passar por cima das questões de forma honesta, sem ter que jogá-las para debaixo do tapete da alma. Esse tipo de sujeira acumula e depois faz um mal danado... Não é segredo que eu sou alucinada por Montanha Russa, então, faço com ela uma analogia para a minha própria existência: subir requer uma força extra, mas a sua meta é conquistar o topo e olhar a vida lá de cima, do ponto mais alto. A descida assusta, porque é veloz, desconhecida, sufocante e vai te levar para o que parece ser o mesmo ponto de começo ou o fim do caminho. Só que é na descida que você se sente totalmente livre, gravidade zero sem medo do que possa acontecer; adrenalina em carga máxima, fazendo com que todas as suas sensações sejam experimentadas de forma latente, intensa, efusiva. Para mim, esse é um momento de êxtase e prazer. E quando você chega ao fim do trilho dessa descida alucinante, percebe que ainda está cheio de força motriz, de energia para te fazer continuar. Afinal, o destino de todo carrinho de Montanha Russa é cumprir o seu trajeto e chegar à estação com seus passageiros bem diferentes da maneira que entraram. Qualquer volta em uma MR provoca uma mudança de estado interno. Meu coração sempre termina batendo na frequência da alegria. Em ritmo de festa, como bem cantaria Silvio Santos. A vida passa em velocidade cada vez maior e nos proporciona altos e baixos sem fim; loopings que te deixam sem noção de tempo e espaço; piruetas que te sacodem do lugar comum; curvas que te fazem experimentar novos espaços, outras maneiras... Vento nos cabelos, sorriso no rosto, desafio na mente, certeza no coração, adrenalina nos nervos e, muitas vezes, uma foto no final, para te provar que aquele foi apenas um instante. Bom ou ruim, a experiência é apenas uma partícula encadeada daquilo que chamamos de história. Quero muitas fotos nesse meu scrapbook real.


E para provar que as coisas parecem mesmo estar encadeadas, um fato. Voltei ao trabalho e vi na mesa da Beta um livro cuja capa me despertou imediatamente a atenção. O nome? "esQuisotologia - a estranha psicologia da vida cotidiana", de Richard Wiseman. Após ler o nome, não tive dúvidas de que ele estava ali, esperando por mim. Pedi, ela me deu. Fui para casa simplesmente me deliciando com seu conteúdo, que trata das mesmas coisas que me chamam a atenção - e me impressionam e me encantam e me encucam - nas pessoas. A resenha do livro diz que a Esquisitologia é a área da psicologia que adota métodos científicos para estudar os aspectos mais curiosos do comportamento humano diante das situações mais simples do dia-a-dia. Quero estudar isso! Onde estuda, tia?!

Hoje, sabedora de uma notícia que me deixou muito desapontada e triste, tenho a chance de ir para casa acompanhada por uma leitura que fará a minha mente vagar por lugares onde eu gostaria de estar e nem sabia... A identificação rolou logo na primeira página, onde sublinhei uma citação que, na minha opinião, resume a minha relação com o Bibidebicicleta:

"Penso que qualquer atividade tem valor se
satisfizer à curiosidade, estimular idéias e contribuir com um novo ângulo para
a nossa compreensão do mundo social."
-
Stanley Milgram em The Individual in a Social World

5 comentários:

Anônimo disse...

Bibi...q bom!! tem post novo!!! Adorei!!!
Depois te mostro a minha versao pra ultima frase rsrsrs!
bjs e nos vemos no msn!

Anônimo disse...

Oiiiiiiiiiiiiiiiiii;

Adoro ler seus posts e me diverti muito com suas aventuras pela terra do Tio Sam, foram hilarias as estorias!
Beijos.

Unknown disse...

Simplesmente amei este texto!!!!!!!!!!!!!!!
Beijos!!
Saudadesss

Ana Martins disse...

Bia,

AMEI seu post novo! Eu tb sou louca por MR, rsrsrs
Perfeita a analogia, e fotos tb hahahaaha..... Super! Demais!
Agora cá pra nós, quem ficou com vontade de ler esse livro foi eu! Tá anotado para as próximas compras!
Beijos e super feliz fim de semana!!!

Sambeira disse...

Gata, toda vez que vou numa MR, me arrependo. Saio enjoada com uma dor de cabeça que não passa rápido, enfim, mas isso nada tem a ver com a sua analogia, que foi foda!
e sendo você uma repórter foda, não há o que temer, e apenas, se jogar!
toda sorte, força do mundo e coragem pra você!