6.10.08

Primeira Vez


Queria saber se alguém percebeu que o layout do Bibidebicicleta sofreu uma ligeira mudança? Tentava há séculos operar certas performances que me pareciam impossíveis, até perceber que eu usava uma versão antiga oferecida pelo Blogger. Fui "futucando" até perceber como e o que deveria fazer. O pior é que ainda não estou certa das maravilhas que essa ferramenta me oferece, uma vez que sou uma blogeira que se faz através de múltiplas tentativas, acertos e erros.


Lembrei que logo no início do mês vi um pedaço da entrevista do Washington Olivetto no Programa do Jô. Acho que os publicitários são seres de outra dimensão, funcionam em outra vibe tamanha a inteligência, criatividade e rapidez. Já estive com o Washington Olivetto algumas poucas vezes, mas todas elas foram muito interessantes. Ele é de trato simples e um pai apaixonado por seus filhos. Fiquei ali em frente a tela da TV vendo ele narrar a sua trajetória "brilhante", suas sacadas extraordinárias sendo habilmente narradas a cada oportunidade. Publicitários gostam de se saberem gênios. E também que todos saibam. Washington Olivetto é um doce de pessoa e tem a prerrogativa de fazer essencialmente o que gosta. Agora, por exemplo, ele está lançando o livro "O Primeiro a Gente Nunca Esquece", pela editora Planeta. O comercial do primeiro sutiã (abril de 1987) é realmente um marco na história da propaganda brasileira. E, logicamente, também o é na carreira de Olivetto, que colhe até hoje os frutos desse sucesso. Eis o motivo dele estar no sofá do , aquela noite. E eles falaram sobre algumas primeiras vezes...


Hoje eu tive uma primeira vez. Complicada, difícil, mas fruto de pensamentos profundos, maduros e calculados. Pedi demissão pela primeira vez. E estou em paz. A decisão foi fruto de um novo querer e não resultado de uma briga ou de sentimentos inflamados.


Durante o processo foi preciso tomar decisões de âmbito estritamente profissional. Um exemplo? Como contar à minha chefe - que fica em outro estado - sobre isso, sem envolver o lado sentimental que, inevitavelmente, desenvolvemos durante tanto tempo de convivência? Fui até o Google procurar algum modelo de carta que me colocasse dentro do padrão. Não achei nada que fosse menos formal que os documentos enviados de próprio punho ao RH. Só que eu precisava ser profissional, mas não queria ser fria. Resultado? Encontrei um artigo que detalhava a carta que a então Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, mandou ao Presidente Lula à época de seu desligamento. Jogando um pouco de pó de pirim-pim-pim, trouxe seus escritos à minha realidade e vou colocar aqui o resultado. Vai que possa auxiliar alguém!?


Querida AC,

Venho, por meio deste e-mail, comunicar a minha decisão em caráter pessoal de deixar o cargo XXXX, função confiada a mim desde fevereiro de 2006. Esta é uma decisão muito difícil, porém necessária para dar continuidade a evolução profissional a qual me destino e me entrego com coragem e vontade.

Quero agradecer a oportunidade de ter feito parte da equipe. Nesse período, tive a oportunidade de aprender muito, de desenvolver novas e antigas habilidades e de implementar características pessoais ao processo de trabalho. Agradeço também o apoio decisivo recebido e o carinho de todos os meus colegas. Reafirmo que em tudo, sempre, esforcei-me para oferecer o que há de melhor em mim, pessoal e profissionalmente.

Tenho o sentimento de estar fechando um ciclo cujos resultados foram significativos, apesar das dificuldades. Quero ter a chance de investir em uma nova carreira e de me preparar para um futuro acadêmico, uma vez que sonho em terminar a minha carreira formando novas gerações de jornalistas, que serão testemunhas de seu tempo, o nosso tempo. Para tal, preciso organizar meus horários e metas. Coloco-me à disposição para treinar e preparar a pessoa que vocês escolherem para me substituir, com a dedicação de sempre, na torcida e na certeza de quem ficar terá condições de dar continuidade ao trabalho exercido por mim – e as novas implementações – com o mesmo afinco e em igualdade de condições.

Deixo o cargo com a consciência tranqüila e certa de que, nesses anos de profícuo relacionamento, construímos algo de muito relevante para as nossas vidas e para as vidas daqueles que nos leram a cada nova edição. E que Deus continue abençoando e guardando os nossos caminhos até o próximo encontro.

Bibi

PS:
“Aquém da morte, para tudo existe um jeito.
Para tudo existe um fim, basta começar.
Para tudo existe um meio: aquele que você conhece e confia
ou um meio novo, inspirador, arrebatador e que te desafia.
Sem riscos, a vida perde o sentido.
Sem criatividade, a inteligência adormece.
Sem entrega, os atos soam vazios.
Sem o medo, os desafios tornam-se obstáculos.
Sem vontade, tudo perde o encanto.
Sem excitação, tudo perde o sabor.
Sem coragem, andamos nas mesmas pegadas.
Sem amor, a vida não vale a pena” - Bibi de Bicicleta

4 comentários:

Saulo disse...

A melhor mudança foi sua foto!! Cada vez mais "zexzi"! bjusssss

Ana Martins disse...

Bibi,

É preciso coragem para seguir nossos propósitos.
So, as Winston Churchill spoke to the students (and we are always students in life):

"Never, ever, ever, ever, ever, ever, ever, give up. Never give up. Never give up. Never give up."

Então, siga seus sonhos, seus propósitos, sua lenda!
Com carinho,
Ana

Anônimo disse...

O q importa é vc estar feliz!!!

Anne Katheryne disse...

Você me mata de orgulho amiga! Parabéns! E muitooo sucesso q vc merece!! Deus te abençoe! Bjuus