25.10.09

Navegar é preciso!


Li por ai que uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior por razões inesperadas e incontroláveis ou por razões planejadas e premeditadas. Mudar envolve necessariamente a capacidade de compreender e, dessa forma, adotar práticas que concretizem o desejo de transformação. Ou seja: para que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar sensibilizadas por ela. Disposição e sensibilização. Compreensão e atitude prática.

Mudamos com certa constância. É quase inevitável deixar de aprender alguma coisa, de evoluir ou ser surpreendido por uma ideia matuta, que trabalhava escondida dentro da consciência. Assim, muitas vezes, nos surpreendemos com um novo ponto de vista em relação ao que já parecia óbvio. Quando se muda, nem sempre se transforma. Mas, quando se transforma, necessariamente se muda. Pelo menos de uma condição a outra. Existe um mundo que está acabando e outro que está começando e as pessoas, naturalmente, costumam lidar com isso de maneira defensiva, com temor ou rejeição, na maioria das vezes.

Essas transformações fazem com que a vida não seja um caminho linear. Gosto de uma metáfora que uma vez me contaram. Nos hospitais existe aquela máquina que registra os batimentos cardíacos naquilo que podemos chamar de linha da vida. Quando essa linha enfrenta os seus altos e baixos, é sinal de que o paciente está cumprindo a sua exigência maior, que é viver. Quando a linha fica reta, é sinal de que não há mais vida. E como existe gente se agarrando à falsa ideia de que se ficar quietinho, vivendo e revivendo os mesmos acontecimentos linearmente, estará seguro!

Tenho à minha frente o leme da minha embarcação. Sei muito bem que é minha bússola e farol; quem na verdade me conduz. Não posso, no entanto, me eximir da tarefa de dar prosseguimento a essa incrível jornada que me espera. Se eu apenas deixar o mar dos acontecimentos me guiar, ele pode me levar para longe, para o meio do nada.

Ventos de mudança me avisam que vai chegando a hora de tomar novas decisões. Mudanças que não se apresentam sozinhas, mas vêm acompanhadas pelo poder implacável da transformação. Navegar é preciso!

3 comentários:

valmir disse...

Assino embaixo.

Bibi disse...

Então o que eu falei está validado! Obrigada pelo presente! O post de hoje tem o seu dedinho gráfico!

Saulo disse...

Mudança... quebrar paradigmas... necessário, mas doloroso.