30.11.10

Um texto sobre cores e marcas



O poeta me diz que todo o artista tem lá as suas fases... Fico lisonjeada dele insinuar que eu possa ser artista, mas ele me falou isso justamente porque eu contava sobre essa fase meio branca, meio cinza, meio de dificuldade em parar para escolher as palavras certas e deixar fluir. Ando cansada de ter que pensar em tudo, sem tempo para pensar como gostaria. (Oi? Isso é vida!) 


Pablo Picasso teve muitos momentos e várias fases. Teve uma fase de cores - nada brancas ou cinzas como a minha - que começou com a fase azul e passou para a fase rosa em seguida. Uma deu lugar à outra evocando os sentimentos da época. Portinari também teve a sua fase azul. E ambos os gênios usaram as cores para ilustrar uma espécie de melancolia. Djavan vaticinou que o amor é azulzinho. Pra gente notar que todo o artista tem lá a sua fase, mas para cada qual ela é de um teor e representatividade. Únicos.


A intenção não é falar de cor. Nem de dor ou de amor. Tento falar da alma da artista. Mas a cor volta a ser tema do meu pensamento. Estou com um roxo ENORME no braço. A extensão não é tão grande assim, mas a aparência é bem roxa, sem a possibilidade de disfarces. Roxão. E sabe, isso é complicado principalmente para uma mulher.


Topada? Porrada? Chupão? Queda? Nenhuma das alternativas anteriores. É uma marca da injeção (insulina) que tomei e deu (meio) errado. É uma marca que mais que uma nódoa deixada no meu corpo, torna-se um estigma de uma história pessoal. Não é fácil. 


Penso em marcas piores, como por exemplo a que fizeram nos judeus no campo de concentração nazista. Marcas no corpo e na alma. Marca de segregação. E ao mesmo tempo, por mais inacreditável que pareça, lembrei de algo que remete à marca e às cores. Depois que Deus mandou o dilúvio, ele fez uma promessa a Noé dizendo que nunca mais destruiria a Terra com um dilúvio e deixou como marca o arco-íris.   


Então me lembro (agora) da música (que tanto amo) dos Paralamas: "E são tantas marcas que já fazem parte do que eu sou agora, mas ainda sei me virar". Tenho muitas marcas. O medo é uma marca de algo não ficou muito bem resolvido dentro da gente. Não digo o medo por cautela, mas o pavor de seguir adiante como um impedimento. Tenho muitas marcas. Você também as tem. 


A marca que me marca agora vai sumir em alguns dias. Por enquanto, vou sofrendo um tipo de chateação de me ver assim e ser apontada. "Nossa, tem um roxo ai" Tem, tem um roxo aqui, que é marca da minha luta diária. Tem um branco na página toda vez que não sei o que escrever. Tem um cinza na minha alma toda vez que sinto medo de tentar e desisto. Tem vermelho na minha face quando sinto vergonha.


A marca que você deixou em mim... Essa vai ser difícil de apagar. Pessoas marcam. E são tantas marcas que já fazem parte do que eu sou agora... Que já nem sei bem se sou ou se me transformei pra sobreviver nesse novo tempo. E se pessoas marcam, tenha cuidado ao entrar na vida de alguém. E se pessoas marcam, tenha cuidado com quem você vai deixar entrar na sua vida. E se pessoas marcam, quero ter o melhor carimbo. 


Ps: Quero te marcar com beijos de batom!   

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual é a sua cor? sua marca? qual relação destas com sua vida?

A marca, como já diz, é uma cicatriz, permanente ou não, qual é aquela que nunca conseguimos tirar de nosso braço (coração, mente...)? qual é a cor que por mais que mudemos, por mais que o tempo passe, predomina em sua vida?

será que alguma delas tem alguma importância real individualmente? ou são importantes porque todas juntas as tornam importante?

Bibi disse...

Qual é a sua cor? sua marca? qual relação destas com sua vida?

Sou múltipla e tenho várias cores em mim. Todas juntas ou alguma em especial. A relação das minhas cores e das minhas marcas com a vida é permanente.

A marca, como já diz, é uma cicatriz, permanente ou não, qual é aquela que nunca conseguimos tirar de nosso braço (coração, mente...)?

Não sei. Essa pergunta me fez pensar. Há marcas que não desaparecem apenas com o nosso querer. Há marcas que nem percebemos que está lá e ainda assim ela se manifesta positiva ou negativamente. Há marcas, no entanto, que são obstáculos que podemos vencer. Há cicatrizes que são marcas de ensinamentos muito necessários.

qual é a cor que por mais que mudemos, por mais que o tempo passe, predomina em sua vida?

Existe uma cor predominante, eu nos pergunto? Existem cores que podem ser tiradas ou agregadas livremente? Talvez sim, talvez não.

será que alguma delas tem alguma importância real individualmente? ou são importantes porque todas juntas as tornam importante?

Se as cores forem sentimentos, muito provavelmente eles sejam importantes juntos e também individualmente. Não era bem essa a resposta que você estava tentando me mostrar, não é? Nossa balança individual de pesos e medidas ou pesos e desmedidas :)

Por que você não assinou o comentário?