14.7.13

Got Mail - Get a Book



Recebi um e-mail que adorei. Ao mesmo tempo, me deixou numa saia justíssima e minha cintura não anda comportando esse shape. Cissa sabe que eu a-d-o-r-o ler. E propago mesmo as minhas leituras por aqui (onde aqui for), porque eu acho que é uma das grandes viagens da vida. Mas confesso que não sou referência. A lista de clássicos que perdi na evolução da maturidade como leitora chega a ser vergonhosa. Sei que perco meu tempo, porque abraço livros que muitos desprezam. E dai? 

Pois bem. Eis o recado da Cissa:

... Queria te pedir uma consultoria no assunto livros, estou querendo dar de presente para uma amiga que está na França, sem a família, amigos e o calorzinho do Brasil!. Ela é parecida comigo, gosta de romances, mas também de um suspense. Bem eclética. Sei que você está sempre lendo e está super por dentro das novidades. Se puder me ajudar, vou ficar feliz, hehehehehhe! 
Beijos e obrigada por tudo!

Bem, a saia justa se apresenta, porque eu acredito que livro é igual a xampu: cada um tem o seu de preferência, muito embora ceda a outros tipos por algum motivo. Meu gosto não se concentra na lista dos "Mais Vendidos", embora já tenha comprado justamente através desse impulso. O último foi "A Queda", do Diogo Mainardi, se não me engano. Tá vendo? Trata-se de um cara polêmico! Muita gente pode torcer o nariz. Bom... E daí? Gosto não se discute, assim como religião, política, futebol, escola de samba... A gente apenas ouve os argumentos e lamenta (internamente de preferência) ou muda de ideia.

Durante a semana que trabalhei no Salão do Livro para Crianças e Jovens, acabei lendo um artigo que trazia uma frase gostosa do Luis Fernando Verissimo. Não vou reproduzir com aspas: 1) porque eu não me lembro exatamente como ele falou; 2) porque é o cara mais divulgado na internet de trechos, textos e frases que não pertencem a ele. Mas ele disse que não vê muita diferença entre escrever para adultos e crianças. As pessoas, em geral, gostam de bons textos. Isso é que é importante.

Então, tomei coragem e respondi à Cissa, dentro da premissa que ela passou: amiga, na França, calorzinho do Brasil, longe de todos, romance... Meu gosto não pode ficar de fora, afinal, a lista seria elaborada por mim. E foi:    

Cissa,
Tem tanta coisa legal! Não precisa ser alguma coisa nova, tem coisa no site Estante Virtual que é muito legal. Por exemplo, compre há pouco tempo um livro lindo chamado "A Vida Secreta das Abelhas", que é um romance, mas não no sentido romântico, que tem muitos ensinamentos e volta por cima. Ganhei um
(da Bia Bug) que se chama "A elegância do ouriço", sobre uma uma zeladora portuguesa que trabalha na França. Cara, eu sublinhei várias partes deste e quis começar outra vez assim que terminei. Raro. Sobre amigos, "Pra Sempre Teu, Caio F.", um livro que a Paula Dip fez com as cartas que Caio Fernando Abreu mandava para ela. Qualquer livro da Martha Medeiros com suas crônicas vale a pena, porque fala muito dos sentimentos da mulher de hoje e conta demais sobre o Brasil sem parecer saudosista, piegas, ufanista. Mas os de crônica, não os romances. Se ela precisar de uma coisa auto-ajuda, sem parecer aquelas coisas de ganhe dinheiro em três dias ou emagreça e fganhe o mundo, é bom investir em Augusto Cury... Dá uma pesquisada nas sinopses antes de comprar para ela e se precisar de algo a mais ou mais específico, pode me dizer!

E vocês Ciclistas: o que estão lendo? Que livros indicariam?

Nenhum comentário: