2.4.08

"Há gritos incríveis dentro de mim, que me povoam da mais imensa solidão." Maysa

Semana passada o Jorge (meu anjo da guarda) me mandou um e-mail com uma frase dita pela cantora Maysa. Já havia falado da musa da fossa por aqui (ela é muito mais que isso, diga-se de passagem), mas apenas como referência à minissérie que uniria duas pessoas da série espetacular: Manoel Carlos e Jayme Monjardim. A força da frase me tirou do lugar comum...

Mais tarde, descubro que quem destacou essa frase foi a Lolô (outra figura sensacional aqui do trabalho), que está lendo a biografia da Maysa. Ela fez questão de me mostrar a frase no livro e isso me fez muito bem. São pessoas amigas que ajudam a fazer desse blog uma sala de visitas, pronta para receber todo tipo de gente de coração aberto e ouvir qualquer tipo de história que construa. Jorge e Lolô lêem sempre o blog e comentam comigo, o que me faz imensamente feliz e realizada. Se minhas palavras encontram eco ou fazem sentido a dois ou três (além de mim mesma), então posso prosseguir na tarefa de me desenhar em frases e textos na busca por enlevo, compreensão, sentido e expressão.

Estou tentando entender esses gritos dentro de mim. Acho que todos nós passamos por momentos assim. A voz interior se confunde com tantas referências, que você se sente paralisado. Maysa se sentia só.

Semanas atrás eu fui até a casa do Jayme Monjardim, filho único da Maysa. Fui tão bem recebida por ele e pela cantora Tânia Mara, sua mulher (acho que já falei disso). Uma das coisas mais interessantes foi ver que ele destacou duas paredes do escritório para colocar os quadros feitos por sua mãe. São desenhos, não sei como explicar, mas parecem traços a lápis, retratos e auto-retratos. Coisa profunda, que me tirou da realidade por alguns segundos. Fiquei tentando entender sua forma de expressão, que não se ensejava tão somente na interpretação das canções. Foi uma viagem dos sentidos, que me volta à cabeça nesse momento.

Estou em processo de viagem para dentro de mim...quero descobrir o significado de certas vozes, dos gritos incríveis que me fazem querer cruzar fronteiras invisíveis e insensíveis à palma da mão.

“Se um veleiro repousasse na palma da minha mão / Sopraria com sentimento e deixaria seguir sempre rumo ao meu coração... / Meu coração / A calma de um mar que guarda tamanhos segredos / Diversos naufragados e sem tempo... / Rimas, de ventos e velas / Vida que vem e que vai / A solidão que fica e entra me arremessando contra o cais...” Porto Solidão

2 comentários:

Lucas Ferraz disse...

Nossa... eu passo dias vindo aqui a cada cinco minutos para ver se tem post novo e, do nada, me deparo com 3 posts relativamente longos! how overwealming!!!

Bem, vamos com calma. Se Maysa eh a musa da fossa, Oswaldo Montenegro eh o rei dela.

"Porque metade de mim eh partida
Mas a outra metade eh saudade".

Tive um flash back hoje, te comentei no msn. Aquele molho barbecue, no KFC, ao som de Shanaia Twain.... Enfim, metade de mim eh saudade....

A vida eh cheia de momentos de busca. Eh uma grande montanha russa: subidas cheias de espectativas, descidas incertas, certezas de direita com seu corpo indo para a esquerda.

Eh a busca por um beijo, por um tango ou pelo coracao. De alguem ou seu mesmo.

E o mais curioso dessa busca eh que encontrar nao eh o objetivo real. Sempre que a gente encontra o que buscava, a gente acaba encontrando na verdade outra coisa pra buscar.

O melhor da vida eh o caminho. Sao as pessoas que passam por voce e SEMPRE significam alguma coisa, mesmo que voce nao se lembre.

Sabe quando a gente termina a faculdade e tem a sensacao de que nao aprendeu nada? Eh mentira. Mesmo as coisas que voce nao se lembra ficam marcadas no seu inconsciente,

Eu lembro de uns poucos detalhes que passam despercebidos na vida, mas que, sei lah porque, me marcaram.

Lembro de um dia sentado na varanda ouvindo Enya num frio terrivel. Lembro de um milo cozido que comi na praia, de um almoco num restaurante magico num predio futurista na praia de botafogo.
Mas lembro muito de um sorriso de uma mulher num onibus em Salvador. Parece louco, neh? Ela nao estava olhando pra mim e, muito menos, sorrindo pra mim. Mas ela estava sorrindo e eu vi a felicidade no rosto dela.
Nao sei quem era, nao sei o nome.. fiquei muito tempo me perguntando pra onde ela estaria indo, teria filhos, seria pobre, rica, porque estava tao feliz?

Nao sei, nunca encontrei a resposta. Mas buscar as respostas, me fez feliz. Me fez entender muito sobre mim, sobre a vida....

Momentos de fossa sao uteis. Momentos de angustia nos fazem valorizar a seguranca.

"Que a forca do medo que tenho nao me impeca de ver o que anseio"

Lembre-se que as montanhas russas soh tem forca pra subir uma colina, porque desceram outra antes.....

E lembre-se sempre de que, contra todos os pessimistas, ainda ha esperanca.

"Porque metade de mim eh amor.
E a outra metade... tambem."

beijao.

Saulo disse...

Amore... somos sintonizados na mesma frequência! Descubro, também, que tudo que procuro está dentro de mim. Guardado! Vou migrando de um "eu" para outro à medida que me permito desvendar segredos. Isto é trabalho para uma vida inteira... e às vezes penso que só a muito pouco tempo comecei a viagem!

Te desejo, nesta sua viagem, um rumo à moda Cazuza:
"Vida louca vida Vida breve Já que eu não posso te levar Quero que você me leve"

Bjunda (unda, unda - eco!... lembra?)
rsrsrsrrrs