16.7.09

Matinho


Hoje estou sem vontade de escrever... Sorry guys, mas vou fazer a tarefa sob a pressao do compromisso comigo mesma e com voces. Se estou triste? Nao, nao eh isso. Muita coisa na cachola sim, porem, muito mais que as preocupaçoes que eu deveria ter deixado no Rio (mas trouxe na malinha de mao), o dia de hoje foi tremendamente exaustivo! A Ruiva e eu pareciamos seguir o Caminho das Indias (so para ficar “em casa”)...


O calor de hoje estava fora do comum. Ainda assim, a gente percorreu uma boa area de downtown em um tempo razoavel. Ate perdi as tiras da sandalia (juro!)! Vejam voces... Sandalia de couro, mano! Nada que atrapalhasse a caminhada, porque continuar eh preciso (e escrever tambem).


Ainda nao me acostumei nem com o clima, nem com a comida, nem com a agua. Meu corpitcho anda sofrendo um pouco... Pressao baixa e retençao de liquido sao as duas peças que me acompanham nessa estaçao. Modelos em alta, paciencia em baixa; vontade de desafiar os meus limites em alta, capacidade para vencer a preguiça em baixa. E assim vamos! Sempre com meu maxxi sunglass... Sou uma abelha quase nativa.


O bom de se tirar ferias sem a programaçao de um guia chato, que te impoem ate a hora de fazer xixi, eh que voce pode fazer tudo com calma. A Ruivinha ficou vendo a final da Libertadores ontem e quase nao conseguiu dormir de tanta raiva (ela torce por aquele time dos moços morenos de coxas grossas e sem cabelo. Estou proibida de falar o nome do time e ela me contou que eles ficam sem pelos porque usam uma especia de bermudinha de lycra, que inibe os pelos! Juro, ela me contou isso!). Deixei ela ficar na cama ate mais tarde e fui (adivinhem?) lavar a louça (alias, so faço isso quando estou de ferias! Hehehe Milagre! E o “milagre” se repete dia a dia. Acho que eh porque estou dormindo pertinho dos santos – como contei no outro post).


Esqueci de contar que ontem, quando a gente passava pela Times Square, demos de cara com uns meninos vestido de Harry Potter. Era um esquema para o lançamento do filme. Carol levou um susto com o sosia do bruxinho vestido com o uniforme da Grifinoria em plena calçada. Levou as maos a cabeça e gritou em portugues: “Meu Deus do Ceu”. O menino soltou um risinho sem graça para ela. Aquilo seria compreensivel em qualquer lingua! Pois bem. Corta para hoje. A Ruiva acorda e vai tomar banho. Ouço um grito: “Tia corre aqui”. Levei um susto e entrei pela porta do banheiro esbaforida. Ela: “Eu vi o Harry Potter na janela”. Eu: “Cheirou Bom ar?”. “Nao, tia. Aquele menino que vestia a roupa de Harry Potter em Times Square mora aqui do lado. Acabei de ver pela janela ele saindo para o trabalho, ‘a carater’, com sobretudo nesse calor”. Eu acho isso mais o cumulo da coincidencia que tirar uma meleca, passar atras do sofa e encontrar outra la no mesmo lugar.


Uma coisa me deixou muito satisfeita no dia de hoje. Ao entrarmos no metro, uma jovem senhora hispana (como eles chama os latinos que nao sao brasileiros aqui) veio me pedir informaçao sobre a estaçao que ela queria saltar. Falou em espanhol e eu respondi: yes! hehehe Eu soube dizer o que ela queria saber. No fim do dia, the same, uma afro descendente americana veio me pedir informaçao, dessa vez na lingua nativa. Adivinhem? Tambem soube ensinar o que ela queria saber. Estava parecendo aquelas vendedoras de Herbalife, que andam com um boton do tamanho do mundo no peito com os dizeres: Quer emagrecer? pergunte-me como. Praticamente uma central de informaçoes. Devo ter a cara de simpatica, so pode ser... Ou de alguem que nao morde ou rosna. Aqui as pessoas sao assim. Perguntar parece ofender...


Tambem vi a cena mais deprimente de toda a historia! Eu e Carol sentamos na sombra de uma pracinha para tomar um folego. Passou um indiano para la e para ca com um copo de cafe na mao e terminando de comer algo. Na segunda volta, ele resolveu se sentar na nossa frente, me encarou (com olhinhos cerrados de tarado do terceiro mundo) e começou a chupar a gordura do salgado que se acumulava no seus dedos com caras e bocas. Eu gritei na hora: Carolina, vamos embora daqui”. A Ruivinha nao percebeu as intençoes do morenao barrigudo, mas nao levou dois segundos para levantar e dar no pe dali. Saida estrategica pela esquerda. Eca!


Hoje foi divertido, porque tiramos muitas fotos. O calor estava de lascar, mas a gente conseguiu manter a pose e a pinta. Almoçamos em um Mc Donalds no começo da Broadway, que tinha um piano em um palto. Tocava Bossa Nova e eu pensei: piano ao vivo, tocando Bossa Nova em um restaurante de fast food sujo e escuro, so mesmo na Big Apple! Pensei em poesia...


Fiz uma outra observaçao interessante sobre os locais. Ja falei aqui que eh verao, eh a epoca de todo mundo querer ficar outdoor. Pois entao... A gente achou uma pracinha linda com um jardim numa rua paralela a Wall Street. Tinha sombra, banco de marmore e um chafariz. Olhei para aquela sombrinha e vi uma americana deitada, tirando uma pestaninha e ouvindo o seu I-pod.


Aquilo me deixou completamente louca! Primeiro que so mendigos deitam nos bancos das praças do Rio de Janeiro – principalmente no centro financeiro da cidade. Depois, quem eh que escuta um I-pod a olhos vistos impunimente?! Ela estava praticamente na praia, sem biquini, claro! Ai seria caso de internaçao. Mas o relax tinha a mesma vibe. As coisas que nao posso fazer no meu pais, mas bem que gostaria de poder. Deitar a sombra de uma arvore no meio do dia para ouvir musica. Na outra praça – a da cachoeira – tambem tinha um homem de terno largadao no banco de pedra. A gente chega a achar estranho e eles devem achar muito estranho a gente ficar olhando, meio bolada com a situaçao normal.


Outra novidade de hoje foi Ruivinha que descobriu. No pier, perto de onde os barcos partem rumo a Estatua da Liberdade, existe um caminho de ervas. Calma! EXPLICO! Ervas licitas, estamos nos Estados Unidos da America. Eles plantaram um canteiro margeando o pier e a Carol foi identificando Camomila, Poejo, Erva Cidreira e outros matinhos para temperos e chas. E ela arremata: “Eu sou da roça, uai, eu sei!”. E eu fiquei babando de orgulho da menina que conhece um matinho...hehehe


Bom... Ja esta tarde e eu sou boa de cama! Aqui sao 20:37 e o dia ainda esta claro. La fora esta uma temperatura placida de 86 F. Eu e ela morrendo de frio com esse ar condicionado potente! Brummmm


See You Later!
Hugs & Kisses

7 comentários:

AV disse...

Cada viagem...novas descobertas...cheirinho da roça descoberto pela Ruiva...rs. Tô perto!!!

bia bacana disse...

Na próxima vez que vc for a noviórqui, me chama? Cara, é divertidíssimo viajar com você, embora a gente nunca tenha viajado juntas. Não esquece, tá? E eu ajudo a lembrar!
Mas to viajando aqui junto!
Divirta-se.
Amo!
bj

Bibi disse...

Bia Bacana: adoro seus comentarios! E, o, te chamei para viajar sim! So que nao deu! A gente combina uma para o Nordeste que ha de ser tao divertida qto!

AV: Adoro uma novidade, menina... rs

Anônimo disse...

AMIGA,
AMEI A HOMENAGEM QUE VOCE FEZ A' MINHA PESSOA...FIQUEI LISONJEADA...RSRS...ADOREI O COMENTARIO POSTADO HOJE...KKKK
CADE MAIS FOTOS??? COLOCA MAIS FOTOS PARA O POVO VER SUA SAGA NA BIG APPLE!!!!
VC VIU AS DICAS DE NYC QUE TE DEI? VAI TER UM CONCERTO NO CENTRAL PARK E O NEY 'E CANTOR LIRICO,IREI DAR O TELEFONE DELE PARA VOCE,ELE CANTA NO CARNEGIE HALL SEMPRE, CHIQUE, NAO? ELE 'E BRASILEIRO E MUITO AMIGO DE UMA AMIGA MINHA AQUI DE NJ. E ELE MORA AI EM NYC. ELE VAI CANTAR EM AGOSTO NO CENTRAL PARK, QUER IR COM SUA SOBRINHA? A ENTRADA E' FRANCA E PARA QUEM GOSTA DE OPERA 'E UMA BOA PEDIDA...RSRS
BEIJOSSSSSSSSS
OBS: PODE DEIXAR QUE DESSA VEZ NAO ESQUECO DE ASSINAR MEU NOME :
DEIA...KKKKKKK

Bibi disse...

Dea, to so esperando vc e Taty! Aqui eu fico perdidinha!
Bjs

Saulo disse...

Vamos combinar assim: quando voc~e me levar à NY será inverno... com MTA neve... ok?!

Bibi disse...

Nunca pensei que diria isso, mas agora quero respirar novos ares...