30.10.09

Voto

Foto: momstro

# Você acha que votar é um dever ou é um direito do cidadão? Se é um direito, porque somos obrigados a votar? Se é um dever, porque não temos a opção de exercê-lo ou não segundo a nossa boa consciência? Se o voto fosse opcional o curral eleitoral e o voto compulsório ou por troca de presentes iria diminuir? O que você acha?

7 comentários:

Fernando Rocha disse...

É mais uma demagogia da falsa democracia brasileira, concordo com o que escreveu em gênero, número e grau.
Mas pelo jeito isto não irá se alterar, uma massa de ignorantes, não se importa com isso, e continua torcendo para os candidadtos, ao invés de escolhê-los por suas propostas, confundindo o dia da eleição com uma festa.

Bibi disse...

Fernando, na verdade eu não estou claramente defendendo uma posição, embora - como você bem notou que tenho uma tendência - mas a intenção da pergunta é questionar mesmo, querer saber da opinião dos demais...

Priscila Marinho disse...

Bem... de fato.. não sei =S.
Nunca me entendi com a política esta nunca se entendeu comigo... no fundo me considero uma analfabeta política..

Bibi disse...

Eu também não entendo muito de política, mas sei que ela está presente em amplos aspectos da nossa vida em sociedade; não apenas entre os políticos, sabe? Por isso gosto de perguntar, de ouvir opiniões (até mesmo de quem não tem uma opinião formada ainda. Pensamentos são sempre computáveis, mesmo que seja para descartá-los em seguida!).

jose luis disse...

nao deveria ser obrigado
e' um direito
mas e' uma obrigacao democratica

Bibi disse...

Obrigação democrática não te parece um tanto quanto incoerente, Zé? Duas palavras que parecem se chocar!? Você tem obrigação de ir até a urna e o direito de escolher um daqueles. Porque até o branco, já que não tem o nulo, é uma opção estranha no processo eleitoral brasileiro!

Saulo disse...

Em princípio é democrático e como tal livre, incondicional. Na experiência à Brasileira tudo se deturpa... à moda da casa! Opta-se pela imposição em detrimento da educação. Democracia não se faz pela obrigatoriedade, mas pela conscientização. Sem educação política, mesmo sem obrigatoriedade, nada mudaria!