3.12.09

Tatu-peba me ensina...



Gente!

Essa foto me deixou tão transtornada!

Esse é o Tatu-peba, que deveria pesar no máximo 6 quilos. O bicho foi criado em cativeiro e virou obeso, estava com mais de 16 quilos, quando foi entregue ao Ibama. A explicação era que ele não exercia as suas funções de Tatu, que é cavar, correr, buscar por alimento. Seus "donos" o alimentavam com fubá e galinha. No começo ele deve ter se achado o Tatu-rei, não é verdade? Mas toda a investida é seguida por uma conta e quando vem a fatura...

Acho que isso é o que acontece com a nossa alma quando a gente foge daquilo que é para ser feito ou seguido. Quando a gente nega a nossa natureza, por qualquer motivo que for, a nossa alma fica inchada e a gente tem dificuldade para exercer os atos mais banais (fico imaginando como deve ser difícil para essa tatu andar. Olhas as perninhas embotadas?!).

Tem muita gente que acha que facilitando a vida do outro estará fazendo um bem. E quando nós, negamos o chamado do nosso interior, quando damos ouvido ao outro, crendo que a voz externa é mais lúcida que os nossos instintos, caminhamos para a alma gorda, disforme, lenta, surumbática, doente.

Para tudo sempre existe uma solução. Pode não ser a melhor ou a que a gente espera. Mas sempre há um caminho, uma forma de seguir em frente na busca pela libertação dos sonhos e desejos. Eu torço pelo Tatu-peba. Eu torço por você!

9 comentários:

Anônimo disse...

Lindo texto, Bia. Essa reflexão não pode ficar fora do seu livro. Aliás, em que pé ele anda? Bjs Cecilia

Luke disse...

Eu tava olhando no jornal ontem e tava pensando que quero acompanhar a dieta dele, ver como ele vai se sair. fiquei com peninha dele...

Unknown disse...

Muito bom mesmo. De uma situação do cotidiano vc retira lições reflexivas!!!!!!

Ana Martins disse...

O que o Luis Paulo disse é o que eu ia lhe dizer tb... belo texto, Bibi!

Bibi disse...

AnaMartins! Que bom que vc apareceu, meu bem!

Saulo disse...

Animais selvagens em cativeiro me dão agonia! Não suporto ver pássaros presos...!! Quão irracionais são alguns homens! Triste

Bibi disse...

Gostou do texto, Saulo?

Saulo disse...

Lógico que gostei!! rsrsrs
(Ainda bem que tive oportunidade de responder, senão nunca saberia que havia essa pergunta pra mim!)
Bjuss

Santhiago disse...

Esse tatu já esta no ponto de comer. Essa espécie é bem saborosa. Da para fazer uma farofa pra varias pessoas.