17.2.10

Ama além dos olhos, por cima de máximas subjetivas


Tenho uma amiga muito especial, Bia Bacana. Sim, mais uma Bia na história desse latifúndio. Somos muitas e vamos dominar o mundo. Não por hora :) Bia Bacana não entra aqui sempre e comenta vez ou outra. Mas sempre que aparece, me brinda com uma pedalada de carinho imenso. Dessa vez ela escreveu um comentário sobre esse texto aqui.


"Gostei muito do que você escreveu. Mas tenho um problema com a máxima: o amor é cego. Acho que o amor vê a pessoa como ela realmente é e ainda assim, ama! Amo-te!"


Bia Bacana, eu concordo com o que você disse. Achei linda a conclusão sobre ver os defeitos e as virtudes e ainda assim continuar amando. Às vezes até por isso mesmo. Eu, por exemplo, nunca estive atrás de alguém que não precisasse de mim para nada além de contemplação e troca de interesses. Quero alguém que cuide de mim e que eu também possa cuidar. Saca a história da necessidade que gera o crescimento? Saca a história de crescer juntos, mesmo que em pólos opostos da vida? Saca a história de depositar confiança e querer estar perto por um escolha interna?


Eu sei que você saca isso tudo. E vou além... Existiu uma fase da minha vida em que eu apenas fazia essa leitura: "o amor tem mesmo que ser cego para não ver os meus defeitos". Hoje, eu faço uma interpretação completamente diferente desse dito popular. O amor é cego para as convenções sociais, porque a felicidade de um encontro não se explica através de nenhuma regra estabelecida por homens. O amor é cego para suposições e achismos de terceiros, porque só quem vive o amor é capaz de compreendê-lo e saborea-lo em sua multiplicidade e até incoerência, muitas vezes. A gente ama "apesar de" e "ainda que". A gente (ou deveria amar) um conjunto e não suas especificidades ou especialidades. A gente ama além dos olhos, por cima de máximas subjetivas, além da consciência pasteurizada, muito além do óbvio e até de nossos próprios preconceitos, porque uma vez que o amor se instala, ele derruba qualquer barreira. O amor deveria ser cego para as falsas emoções que vêem de fora e não para o que está por dentro de um encontro. O amor tem que ver com os olhos do coração e ser iluminado pelo amanhecer da mente pensante. O amor também é uma decisão, muito mais que uma escolha.


Amo-te também, Bia Bacana!

11 comentários:

Ana Raquel =] disse...

Aqui cabe Clarice: "Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil."

Anônimo disse...

Uau! Veio um post inteiro sobre o meu comment. To me sentindo! :))
bj

bia bacana

Saulo disse...

Menina Bacana lá da martinica? (pergunta em ritmo de carnaval!!)

Bibi disse...

AnaR - aqui sempre cabe Clarice. Mulher incrível com as palavras.

Bia Bacana - Mas vc gostou? :) Concorda ou discorda?

Saulo - Primeiro que era Chiquita Bacana que vinha da Martinica; segundo, que a Bia Bacana vem de Nikity ou afins; Terceiro que não pode ser você me escrevendo depois de meia noite! Cadê o meu primo? O que vc fez com ele? rsrsrs

joseluis disse...

o amor é meio idiota
releva, releva
releva tudo

Bibi disse...

Sei não, Zé... Quando há amor, há também uma disposição maior em se perdoar; há uuma vontade grande em se seguir adiante. Mas nem sempre se releva tudo.

Bia Bug disse...

Eu amo a Bibi e a Bia Bacana.

Bibi disse...

Eu amo a Bia Bug, a Bia Bacana, a Bia Perez, a Bia Fajardo, a Bia Cunha... Quem mais?

Anônimo disse...

bias se amam! :))

bibi: gostei e concordo! "apesar de" e "ainda que" foi definitivo!

saulo: Se veste com uma casca de banana nanica! (resposta no mesmo ritmo!!)

ana r: amei a citação da clarice.

bj

bia bacana (de niterói e não da martinica)

Claudio Marçal disse...

Com lágrimas nos olhos(tenho estado meio emotivo nestes dias...) concordo com tudo o que foi dito sobre a forma como se conduz o amor através de nossas vidas. Acabei de ver um filme que ilustra, de maneira diferente, tudo isso. Vejam o trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=PXGMKzphrtI&feature=related

Bibi disse...

Ah, Claudinho... Você chorou?! Acho lindo homem que chora, mas quero crer que provoco reações positivas, tá?! #Gostodetu!

Valeu mesmo pela parceria aqui!

Xoxo