24.2.10

Menino (a) tira isso da boca!


Vocês viram isso? Essa é a nova campanha contra o fumo que está rolando lá na França. Com o slogan “Fumar é ser escravo do tabaco”, ela visa relacionar o fumo com a submissão. (Hum, direi eu).

Segundo a entidade Direitos dos Não Fumantes - que produziu a ideia -, a proposta é "causar impacto" e comparar o fumante a submissos sexuais: dois cartazes mostram um rapaz e uma moça simulando sexo oral com um cigarro na boca (Heim!? Eu me pergunto).

Bom... Se a ideia de uma campanha é chamar atenção, essa conseguiu. Sexo ainda é um assunto tabu "around the world". O que é impressionante (a mim impressiona, já que se trata de um ato tão natural, primal, orgânico). Tanto é que está todo mundo falando sobre isso. Aqui no Brasil inclusive. Mas tenho uns achismos aqui com os meus botões.

Onde o slogan “fumar é ser escravo do tabaco” tem relação (sem trocadilhos, por favor!) com sexo oral? Sexo oral é escravidão? É submissão? É feio gostar de uma prática que não causa câncer, como o cigarro causa, por exemplo? Cigarro X sexo? E fazer esse tipo de ligação justamente entre o público jovem? Acho que mais estranho que a imagem foi todo o conceito para a elaboração da campanha...

O que vocês acham?

12 comentários:

Bela disse...

Já tinha visto e a princípio näo gostei pelos mesmos motivos que vc apontou. Mas vendo aqui de novo, o contexto da cena da foto é de submissäo: o cara de terno, controlando a pessoa com o cigarro na boca com a mão na cabeça dela. O olhar de submissão. Lembraei da Mônica Lewinsky, a estagiária da Casa Branca. Clinton foi "abolvido" porque era apenas um sexo oral..rsss...
Passo sempre aqui mas nunca comento. Beijos

Renata disse...

Ah, quem criou essa campanha fuma também...MACONHA! V-I-A-J-O-U!
Bjs Bibi

Ana Raquel =] disse...

Ai que compliado Bibi! Olha acho que a foto mostra mesmo um certo ar de submissão, mas concordo com vc que sexo oral não tem nada a ver com fumar!rs Talvez eles tenham errado na escolha fumar X sexo, de resto a campanha não é de todo ruim. Bjosss ciclista ;D

Bibi disse...

Oi Bela! Show te ter por aqui! Gostei muito de ver você comentando! UHU!
Cara, suas letras me disseram muito! Explicou toda a cena: eles só podem ter pensado na Monica Lewinsky!
Não vejo a mão na cabeça como um ato de imposição não. Os padres quando abençoam não é assim? (também não é a minha intenção misturar o sagrado com o profano, viu?)
Sei lá... Se foi para chamar atenção, eles conseguiram. Mas a repercussão foi tão grande que - adivinha? - TIRARAM A CAMPANHA DE VEICULAÇÃO!

Bibi disse...

Renata! Que Renata que é você? Conheço 387 homônimas! rs Fumou maconha me fez ri horrores!

Bibi disse...

Ana: ar de submissão é todo o processo que vc submete alguém a alguma coisa, né? rs

Anyways... O moralismo venceu a campanha bizarra! Agora tá todo mundo livre para botar o que quiser na boca sem patrulha! rsrsrs

Renata disse...

Sou a Renata que no carnaval fez a dieta da sopa, lembra? Mas olha, passei fome viu, nem tô com essa bola toda.
Mas vamos a devida apresentação: Renata Seara, pequena, branquinha, carioca, moradora da Barra, nutricionista por formação e secretária por dinheiro, muito gente boa.
Bj

Fernando Rocha disse...

Não conhecia esta campanha, mas a achei muito mau pensada, por causa dos motivos que você bem apontou em seu texto.

Bibi disse...

OOOOOI Renata!

Fernando: Já era a campanha: virou fumaça!

Saulo disse...

Publicidade bem feita é outra coisa!! Nota 1000!

Bibi disse...

Você gostou ou é ironia!?
Hummmm
Desenha?

Saulo disse...

Gostei! E muito!!! Eu sou completamente adpeto de Drª Percy e da "Metodologia do Confronto"!! Publicidade deve acariciar e escandalizar. Certas pessoas só vencem seus paradigmas quando devidamente incomodadas!!