14.10.10

Mineiros do Chile



Vou pedir licença. De ser óbvia. A associação que quero fazer chega a ser infantil,mas quero marcar esse momento com o pensamento legítimo que tive. Fui das tais que acompanhou emocionada o resgate dos mineiros do Chile. Fui das tais que, pessimista, acreditou que eles só sairiam de lá perto do Natal. Exausto. Feliz de estar errada, acompanhei a retirada emocionante daqueles homens que nem conheço,mas os quais dificilmente esquecerei, do seu calvário e cativeiro involuntário.


Assim como em 11 de setembro, na queda das Torres Gêmeas, e também no sequestro do ônibus 174, aqui no Rio, eu saberei onde estava quando saiu o último mineiro da mina soterrada. Estava em casa, deitada, acompanhando pela GloboNews com a maior emoção.


Sim, eu me emocionei. Aqueles homens eram um pouco de mim naquele momento. Torci por eles e a realidade foi melhor que a previsão. Ao vê-los sair daquele buraco, não pude me conter e fiz a associação imediata. Aqueles homens estavam renascendo para vida. Agora, eles foram encubados no ventre da mãe terra e foram paridos lá de dentro para um novo nascimento, uma nova vida, um novo começo. Não tive como não deixar de pensar naquele buraco escuro como um útero, na cânula que os mantinha vivos mandando alimento e água como o cordão umbilical. Assim como os bebês recém nascidos, eles tiveram dificuldade com a claridade e ganharam o abraço confortador daqueles que os amam assim que voltaram à vida.


Não era bem isso só o que eu queria escrever. Talvez volte para moldar melhor esse texto. Queria registrar o pensamento, a ideia, a emoção de viver a história. E compartilhar a vontade de renascer sempre que preciso for com vocês.

4 comentários:

J25 disse...

Como sempre simples ojetivo e realista e com humor...
Lendo seu texto reflito um pouco, pois muitas vezes estamos soterrados e não temos uma capsula que nos tire de lá. É assim que mim sinto.
Estou precisando de uma capsula!!!! preciso ser resgatado também.
(desculpe o desabafo, foi necessario)
bjos

Josselene Marques disse...

Bibi:

Acho que senti igualzinho...
Escrevi, inclusive, um modesto texto para registrar esta lição de vida e de esperança. Esta foi uma oportunidade de nos concientizarmos de que nem sempre a lógica humana ou as probabilidades são imutáveis. Neste caso, pudemos ver que, quando todos pensavam que não era possível a salvação dos mineiros, a solução apareceu. É claro que tudo contribuiu para o êxito da operação de salvamento (vontade política, persistência,união, tecnologia...).
A maior lição que tiro de tudo isso é que, por pior que seja a situação, se tivermos fé e formos persistentes, nem tudo estará perdido.
Abraço e ótima semana.
Jossi.

Bibi disse...

Joss: Baby, tava tão sumididnha! Já sei: estava produzindo essa foto nova que está tipo: arrasa quarteirão! UHU! REalmente, a logica humana é absurdamente limitada! E muitas vezes a nossa esoperança é discrepante, quando a colocamos em lugares errados. A fé é um dom e quem a tem pode-se considerar por demais abençoada, minha linda! A fé, até mais que a esperança, é algo inexplicável!

Bibi disse...

J25: Você não é capaz de avaliar o carinho gratuito que tenho por você. Gosto quando você escreve, porque esse é um sinal de vida, de que está aqui, que teima em pedalar mesmo em circunstâncias adversas. Assim como eu. Pode desabafar aqui o quanto quiser sem pedir desculpas, Fazemos juntos um espaço, um realidade virtual que nos ajuda na realidade do cotidiano. Mantenha a fé, mesmo soterrado. Antes da cápsula existir, os mineiros do Chile só tinham a fé. Teve um momento em que ninguém sabia que existiam sobreviventes. Por um milagres, os 33 sairam de lá bem. Ficaram encubados em uma situação extrema. Mas renasceram e a gente renasce sempre, amigo. Mantenha a fé.