18.11.08

Eureca!


Certa vez eu recebi um e-mail de uma pessoa especial com uma reflexão instigante:

"Cada indivíduo tem uma balança, onde existem pesos tão diferenciados e próprios, que torna-se impossível, sem entrar no universo particular de cada ser humano, compreender seu funcionamento. Difícil é aceitarmos a nossa impotência perante o OUTRO".

Uma análise profunda sobre as relações humanas. O outro, esse ser tão múltiplo em suas complexidades e matizes. Não há livro que possa mapear a alma humana e seus desdobramentos em relação aos sobressaltos da vida. Claro que existe um padrão, mas acredito que somos surpreendentes, únicos e com uma capacidade de mutação mais veloz que qualquer teórico possa acompanhar. Gosto daquele expressão: "Isso nem Freud explica"... E não explica mesmo. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, de se saber humano.

Se é difícil me compreender, como exigir de mim a compreensão do outro? As relações humanas não são baseadas somente no completo mapear do interior daquele(s) que vive(m) em seu círculo de segurança... Mas no aceitar que diferenças e semelhanças tem o seu lugar, somam certezas e completam debilidades. Basta querer. E ninguém pode querer por você. O processo é interno, dinâmico e exige entrega.
Eureca!

Nenhum comentário: