14.11.08

Filé


Ontem foi dia de ler e ouvir frases interessantes. Registrei e guardei cada uma delas com o devido cuidado e atenção. Vou repartir duas com vocês.

Confesso que sempre tive preconceito em relação ao seu autor. Pelo simples fato dele ter "enriquecido" através dos livros auto-ajuda. Dessa forma, achava que ele incentivava as pessoas a acreditarem que tudo de bom poderia acontecer na vida delas e que a chave estava em suas próprias mãos.

Somos parte de todo processo, sem dúvida, mas não somos responsáveis pelas inúmeras variáveis que se apresentam pelo caminho. Desse modo, quando uma coisa não dá certo, não quer dizer que falhamos... [e todo o processo de aprendizado? E o amadurecimento? E o nosso direito de experimentar algo e simplesmente não gostar ou não querer para si?].

Mas, como todo preconceito tem a sua raiz na ignorância, acabei descobrindo que o Dr. Lair Ribeiro tem frases muito interessantes. E sua obra atende a quem se lança àquela aventura a qual ela se destina. Não há mal nisso. Foi durante uma entrevista na TV Brasil que ouvi:

"Se você mudar, o mundo muda com você".
É exatamente isso que ando experimentando nos últimos dias. Incrível, não é? Essa mudança de emprego me trouxe novos olhares, novas respostas para antigas suposições. Sempre disse aos meu amigos que a vida é movimento, se você fica parado, nada acontece. A nossa velha tendência de se acomodar e aceitar o que não está bom, mas se encontra aparentemente seguro na nossa zona de conforto. ADORO ouvir coisas que repercutem fatos do meu cotidiano.

"A vida é uma escola. Quando paramos de aprender, é hora de ir embora".
Também acho essa maxima sensacional. Já a usei em inúmeras situações, inclusive aqui. Acho que ela reina no inconsciente coletivo, até alguém se apoderar de sua autoria [o que também não há mal nenhum nisso, a priori]. Quando sinto que deixei de aprender ou deixei de ter curiosidade sobre algo [alguém, alguma coisa, algum aspecto], pode ter certeza de que aquilo vai ficar sem encanto já já. O mais incrível é notar que em tudo e sempre temos a chance de sermos surpreendidos. Vou dar um exemplo familiar [silly].
Minha faxineira terminou o serviço mais cedo e foi avisar à minha mãe que já estava de saída:
- Terminei, vou ralar peito.
Minha mãe ficou olhando para ela sem entender uma palavra. Intrigada com aquela expressão. Ela achou que a moça ainda fosse tomar banho e ralar alguma coisa... Ficou com aquela cara de eco no cérebro.
A moça explicou:
- Vou sair fora. Partir.

Minha mãe:
-Ahhhhhh, menina, vivendo e aprendendo. Podia morrer sem saber disso [ela não estava sendo irônica, falava a verdade]! Você pode me ensinar outras?

A moça riu.
Dias depois, estou sentada no computador batendo um texto, quando escuto a minha mãe chamar o meu pai:
- Filézão, você pode vir aqui e me dar uma ajuda?

Cuma?! Filezão é boa, né?
Minha mãe tem muito a aprender. E ela quer!
PERIGO!

2 comentários:

Sah. disse...

porra! tua mae ta muito modernona! sabe mecher no computador e agora ja ta chique no palavreado!

hehehe

bjoo filezao!

Anne Katheryne disse...

filezão é MARA!! ahuahuahauhauha
E oh, pra consultar o q quer dizer o seu niver era só clicar no título... o link já tava lá!!
BJus