12.11.08

Preencher Espaços

Esse também é um texto antigo que me pegou de surpresa: é exatamente o que sinto hoje. Dei uma transformada, aparei arestas e trouxe para a realidade contemporânea. É o velho novo conhecido!
ENJOY!
"Preencher Espaços"

Hoje me deu vontade de escrever sobre "preencher espaços". Como em quase todos os textos, quero falar de amizade e de como podemos fortalecer os laços que temos em tempos que o desamor parece reinar.

Outro dia entrei em um táxi e comecei a ouvir a história que aquele motorista tinha para contar [isso é prerrogativa de taxista carioca! Você pode ter certeza de que vai entrar no carro e ele vai introduzir um assunto qualquer]. Na maioria das vezes eu fico atenta, escutando, porque ou vou escutar um relato surreal ou então ouvir as lamurias de um ser humano em crise. Sentimento de compaixão anda em falta no mercado.

O “praça” daquele dia me disse uma frase marcante: "eu estava rodeado de amigos, mas me sentia só. Eu não podia compreender que apenas Deus pode preencher esse espaço vazio". Quem nunca ouviu algo parecido? Aquela frase mexeu comigo.
Como falei lá no começo, não é fácil viver em um mundo em desamor. Durante algum tempo me senti oca, sem visão real do mundo e das coisas à minha volta. Vazia, sem nada que me fizesse sorrir. Um dia, Deus, que já tinha preenchido seu espaço dentro de mim, me mostrou que há caminhos possíveis dentro daquele caminho que a gente tem que trilhar. Complicado? A reflexão foi além.

Eu compreendi que o ser humano é dotado de corpo, alma e espírito. E que a alma é a ponte que liga o corpo ao espírito e vice-versa. Se Deus já habita o meu espírito [assim eu creio e respeito quem crê diferente para si], o espaço que precisava ser preenchido – ou reprogramado – era o da alma: fonte de toda a poesia da minha vida.
Hoje, eu olho para trás e vejo o quanto caminhei. E revendo o meu caminho, percebo que os meus amigos preencheram o espaço vazio da minha alma muitas vezes durante a rota. É neles que encontro o combustível do bem-viver. Tem um certo número de pessoas que me trazem alegria e poesia; sorriso no rosto e uma nova canção.
Tem dias que sinto que ainda preciso vencer essa batalha que iniciei há alguns anos. São momentos de virada, aos quais estamos expostos periódica e inevitavelmente e não devemos fugir [embora essa seja a solução mais fácil e também a mais cara a longo prazo]. Busco quebrar barreiras e encontrar/conservar o amor em tempo de desamor. Amor perdoa; o amor transforma defeitos em características a serem superadas; o amor torna o feio em belo; o amor não se explica, apenas sente-se; ele inspira e suspira. E as vezes também machuca, cria casca, ensina, fortalece.
Se você tem amigos – sejam eles de passagem ou estejam plantados no terreno afetivo, cotidiano e perpétuo – você é uma pessoa de muita sorte. Já existe tanta gente que nos deprecia, que não tenta nem compreender que somos diferentes e temos o direito de sê-lo, se isso não fere ninguém.
Vamos nos jogar para cima, nos acariciar com palavras, reter o que é bom. A mesma pessoa que me ensinou sobre corpo, alma e espírito; também me mostrou o quanto o marketing pessoal é importante. Então agora vou lançar o desafio: hoje é dia de você agradecer a Deus por preencher os seus espaços [ou pedir a Ele que o faça]; pensar nos amigos – os que fez ao longo do tempo e os que tem sempre por perto – e no quanto eles te fazem bem [e se estiver bem motivado, manda uma mensagem para eles, basta uma frase simples e sincera:
“estou pensando em você e agradeço por me fazer feliz” ].

Todos nós temos muito valores: um belo sorriso, um bom humor, um talento, um desejo, uma vontade, um parte do corpo, coisas boas que gosta de fazer, enfim... Tome um banho de auto-estima e vamos amar!
Beijos!



PS: Estou pensando em você e agradeço por me fazer feliz!
PS do B: Dedico esse texto a CDDaher e suas doces palavras de correção e incentivo. É uma honra contar com o seu cuidado em minha vida!

Um comentário:

Anônimo disse...

QUER SABER...
VOCE TEM TODA RAZAO... ACHO QUE JA PASSEI DA FASE DE FAZER AS COISAS ME PREOCUPANDO COM O QUE OS OUTROS VAO ACHAR.
PRECISO APRENDER A FAZER TUDO POR MIM PRIMEIRAMENTE. AGRADE QUEM AGRADAR...
VALEU MESMO PELA VISITA E PELAS PALAVRAS AMIGAS... VOCE FOI A PRIMEIRA A COMENTAR NO MEU BLOG!
VOLTE SEMPRE QUE QUISER...
BEIJOS!!!