19.11.08

Para Viver Um Grande Amor

Não estou 100% certa a respeito do pensamento que vou expressar a seguir; mas... Tem momentos em que acredito que certas histórias estão conectadas por laços invisíveis que transcedem espaço e se encontram no tempo. Ao mesmo tempo. Papo estranho? Vou exemplificar...

A BWood me deixou um recado intrigante. Disse que um amigo dela de São Paulo, o Luizangulo, também deixou o Soneto da Separação, do Vinícius, no mesmo dia que eu. Achei esse fato muito curioso e fui lá dar uma espiada no blog dele. O post que ele colocou imediatamente depois, do mesmo autor, era justamente o que eu precisava dizer hoje...

E digo!

Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... — não tem nenhum valor.

Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro — seja lá como for. Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor.

Para viver um amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fidelidade — para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vanidade é um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor. Para viver um grande amor, il faut além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito — peito de remador. É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor. É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista — muito mais, muito mais que na modista! — para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor...

Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs — comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor? Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto — pra não morrer de dor.

É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente — e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia — para viver um grande amor.

É preciso saber tomar uísque (com o mau bebedor nunca se arrisque!) e ser impermeável ao diz-que-diz-que — que não quer nada com o amor. Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva obscura e desvairada não se souber achar a bem-amada — para viver um grande amor.

Estou sofrendo de amor, com alguém que não sabe viver um grande amor. Mas passa... Tudo passa e o amor-próprio se renova e nos renova. Quem não sofre de amor, não ama; ou nunca amou, o que é ainda mais triste. Mas estou bem [mesmo e não sei como], vivendo os desafios de cada dia e esperando sempre em Deus pelo melhor [embora tristinha, o que é natural]. Para viver um grande amor, é preciso saber que sempre há amor para recomeçar.

6 comentários:

Anônimo disse...

BIBIII!!!!
Nao esqueci de vc nao hein!!!
Li quase tds os posts no dia, mas com a correria nao tive tempo de comentar....Vc e Livia estao me fazendo chorar com VM!!! Os textos q mais amo dele nos blogs de vcs rsrsrsr!!
Saudades...to quase indo na catedral pra te ver...mas me falta tempo...vou tentar nas ferias rsrsrsr!
bjs...
ET: I'm worried about you...don't worry...everything is gonna be alright!

Sah. disse...

gente! q q esse carequia fez com voce ein!?

annn!

Anônimo disse...

Bia, pode acompanhar o blog do Luizangulo pq tb é 10 como o seu! bjs
Força na peruca e fica bem!

Anônimo disse...

"Para viver um grande amor" é o meu preferido do Vinicius! E olha que são tantos... É perfeita a forma como ele descreve as pequenas coisas que, no fim das contas, são as mais importantes, né? O homem que souber viver isso contigo vai ser um baita sortudo, Biazita, pode acreditar! Bjs

Luiz Felipe Angulo Filho disse...

"Quem já passou por esta vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu... Porque a vida só se dá para quem se deu, para quem amou, para quem chorou para quem sofreu... Quem nunca viveu uma paixão, nunca vai ter nada não..."

V. Raner disse...

Não gosto quando você escreve e me deixa triste/preocupada! Você escreve feliz, pra me deixar feliz ! Então, ai ai ai ! =)