27.5.09

Casamento POP


Gostei demais de reviver uma matéria e dividir os bastidores com vocês. Estou contando coisas antigas, de quatro, cinco anos atrás. Voltando no tempo, fico tão satisfeita de ter presenciado momentos assim. Na época eu devia estar cansada e sobrecarregada. Hoje sinto o doce sabor do tempo. Virou história e ficou registrada em um cantinho bacana da memória.

Esse fato que vou contar aconteceu na etapa final da minha vida na revista um. Eu não sabia que era o fim dos tempos. Fazia as coisas apaixonadamente – como as faço até hoje, já que não é grana que me move e sim o prazer e a oportunidade de aprender. Estava na redação, sempre atarefada com matérias para fechar, quando eu recebo um telefonema. Era a cantora Nãna Shara {vocalista do SNZ e filha de Baby do Brasil e Pepeu Gomes} falando de seu casamento. Ela conhecia o meu trabalho e queria fechar uma matéria exclusiva para que eu pudesse cobrir. Ri de orelha a orelha. A revista além de adorar uma exclusiva, também é louca por casamentos. Falei com o meu chefe e os preparativos começaram.

Fizemos a cobertura do noivado {um capítulo à parte, que um dia eu conto; não hoje} e o dia do casamento chegou rapidinho. O local escolhido foi o Salão do Jockey Club Brasileiro no Centro do Rio. A decoração estava lindíssima, discreta, fina, elegante, clean. Um dos casamentos mais encantadores que já fui cobrir. Muitos copos de leite, velas, arranjos em branco e verde. A cerimônia foi evangélica, religião professada pelos noivos. Muita música e emoção.

Mas... Gente! Vou contar. Não foi um casamento qualquer! E nem poderia... A começar pela mãe da noiva que tem o cabelo roxo. Os irmãos foram padrinhos, todos muito coloridos e com as roupas mais transadas de que se tem notícia. Radical! A leveza da decoração foi quebrada pela vanguarda dessa família que foge dos padrões caretas sociais. O que também aconteceu de forma inusitada foi a entrada da noiva. Eu, do lado de fora do salão, esperando o elevador se abrir e trazer a Nana com Pepeu. Eles chegam. Pepeu está com uma guitarra. E o maior guitarrista do Brasil começa a tocar a marcha nupcial. Eu de frente para ele, mas ouvindo os acordes em metal purinho dentro do salão. Foi uma coisa de louco ver aquele cabeludo emocionado destilando seu veneno na guitarra e levando a seu estilo uma das canções mais tradicionais que existe: a Marcha Nupcial, de Mendelssohn (1809 – 1847). Pepeu rocks baby!

A matéria ficou mais ou menos assim:


Os salões decorados em estilo clean pareciam preparados para receber mais um casamento tradicional. Mas os primeiros acordes da música que anunciava a entrada da noiva já deram o tom pop da noite. Com a sua guitarra em punho, o músico Pepeu Gomes conduziu ao altar a filha Nãna Shara, interpretando em blues a tradicional Marcha Nupcial. O noivo, o cantor Cláudio Brinco, de chuteira, aguardava a chegada da dupla. Os 500 convidados viraram platéia; e a cerimônia, um show.

“Meus pais chocaram o Brasil com um estilo colorido e extravagante nos anos 70, quando faziam parte dos Novos Baianos. Os seis filhos foram criados praticamente no palco. Sou a primeira do clã que sobe ao altar, portanto, pela história de todos nós, meu casamento não poderia ser careta. A alegria da família é expressa em cores”, disse Nãna.

Evangélicos, os noivos optaram por uma cerimônia espiritual. O Ministério Paixão, Fogo e Glória, de Belo Horizonte, que tem como vocalista o irlandês David Quinlan, tocou ao vivo hits gospel, que foram cantados em trio por Nãna, Brinco e Baby do Brasil, mãe da noiva. “Há um ano e sete meses eles plantaram unidade e hoje colhem amor. Nossa família inteira não se reunia há mais de 10 anos. Eu não me casei no papel, mas minha união com Pepeu gerou seis filhos maravilhosos”, disse Baby.

Do altar, Baby comandou a oração. Esse momento foi especial para Brinco, vocalista da banda de punk-rock US.4. “Conhecer a Nãna transformou a minha vida e nesse momento percebo o quanto fui abençoado. Eu era gordo, pesava quase cem quilos, e tinha o corpo todo tatuado. Mas, por trás daquele dragão, ela enxergou a ovelha que eu sou e tornou a minha vida mais feliz. O dia de hoje é o clássico que se transforma na modernidade, a loucura que vira discernimento. Nosso visual quebra o paradigma de uma cerimônia tradicional. Não me acho careta por trocar essas alianças”.

A tão esperada hora do beijo foi recebida por uma onda de aplausos, puxada pelos 18 casais de padrinhos, que estavam acomodados em volta do altar. “Acreditamos que esse casamento é para o resto de nossas vidas. Selamos essa união de todas as maneiras possíveis, até no sobrenome, agora que a lei permite. Essa noite me deixou em êxtase, falar em felicidade é muito pouco perto do que estou sentindo”, revelou a noiva.

No salão anexo a dança começou. Pepeu Gomes esperou os DJs incendiarem a festa com músicas dos anos 70 para dançar com a nova família: a filha caçula Isabella Shekinah, a mulher, Simone Sobrinho, e o filho dela, Filipe, fruto de uma união anterior. O guitarrista ainda se mostrava visivelmente emocionado por ter conduzido Nãna até o altar. “Essa proposta de tocar guitarra na entrada da noiva foi minha e deu muito certo, a gente sentiu a vibração das pessoas. Sempre curti essa idéia de casamento tradicional, mesmo na época em que vivia a loucura de não pensar no day after. Para mim, nada é careta ou doido. Hoje tenho lado a lado dois momentos da vida: a Nãna se casando e a Belinha, tão pequena e desprotegida, no meu colo. Isso emociona”, revelou Pepeu, que também é pai, da relação com Baby, das cantoras Sarah Sheeva, Zabelê, dos músicos Pedro Baby, Krishna Baby e Kriptus Gomes. “Não há nada melhor no mundo que ser pai e sou daqueles que participa. Quem sabe depois da Belinha crescer eu não tenha outro?”, indagou o guitarrista, enquanto acalmava a caçula dando mamadeira com chá de camomila.

4 comentários:

Claudio Marçal disse...

Ah!! Os casamentos!!!O Mundo da sua revista um adora UM!!Mas o texto está primoroso e o Pepeu realmente merece mais espaço do que ele tem hoje. Semana passada por conta do meu amor que mora no Recreio, vi este mestre da guitarra em um hipermercado do bairro fazendo compras com os filhos. Acabei lembrando que os Novos Baianos estão voltando com a formação original!!!Vc sabia???Teremos Pepeu, Baby, Paulinho Boca de Cantor e cia em breve no nosso convívio!!!Viva!!Bjs, Bibi!!

Bibi disse...

Claudio: o Pepeu é maior que a imagem dele! Pô, o cara é sensacional! Batemos muito papo no casamento da Nãna. Eu teria a vida para falar. Mas tô guardando um update para mais tarde.
Obrigada por passar akysys!
Bjks

Luke disse...

FO-DA a ideia dele entrar tocando guitarra!!!

bjoteadoro!

Bibi disse...

Foi um momento único!