26.5.09

Quando bati papo com Zé Alencar


Hoje eu acompanhei uma notícia com certa apreensão. O vice-presidente da República, José Alencar, embarcaria esta noite para Houston, nos Estados Unidos, para tentar se qualificar para um tratamento experimental, com remédios contra o câncer que ainda estão em fase de testes. O médico dele diz que apesar do tumor, Alencar se encontra em ótimo estado clínico.

O vice-presidente confirmou a viagem e pediu para que os brasileiros continuem a rezar por ele. “O tumor é bravo. Mas eu sou da roça. Estou acostumado a montar cavalo bravo", brincou. "Tem que reforçar a reza porque estou indo para os Estados Unidos. Então, é preciso que lá também eles acertem, como aqui têm acertado", declarou, antes da viagem.

José Alencar luta contra o câncer desde 1997. Em janeiro, ele passou por uma cirurgia para retirar tumores no abdome. Ficou 27 dias internado. No fim de março, voltou ao hospital para a troca de um tubo plástico colocado dentro da alça de intestino, que substitui seu ureter desde a cirurgia. No início de maio, exames comprovaram a volta de tumores na região abdominal. E o homem segue lutando valentemente.

Aqui em casa a gente desenvolveu uma questão afetiva com José Alencar. Na época da sua saída do hospital, minha Mãe escreveu uma carta para ele, de próprio punho, dizendo que pedia a Deus por sua vida, pelo pronto restabelecimento e agradecia o sucesso das intervenções {até aquele momento}. O Vice respondeu com um cartão e com umas frases de próprio punho, chamando a minha Mãe de "brasileira". Como essa palavra ganhou outra conotação fortíssima vinda de uma autoridade como esta; mineira como ela.

Eu também tenho a minha história com o Zé Alencar {acho que ele não ficaria chateado de chamá-lo assim. Nem ele e nem dona Mariza Gomes da Silva, que já encontrei em muitos eventos da sociedade carioca. Uma mulher distintíssima e de um olho azul único}. O vice foi homenageado com um jantar no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio, e eu fui destacada para cobrir o evento. Na época, era bem conhecida pelo staff da {segunda dama?} dona Mariza. Alencar relaxou e curtiu a festa sem muitos "salamaleques". Ao me aproximar, atrevida, ele disse: “prometo que falo com você depois. Deixa eu aproveitar um pouco a festa?”. Disse com gentileza e eu retruquei: “Claro! Mas eu vou cobrar, ta?”. Ele riu e assentiu com a cabeça.

A matéria ficou mais ou menos assim:


O romantismo levou o vice-presidente da República, José Alencar, a pôr de lado a austeridade de seu cargo público e o próprio protocolo. Durante o jantar em sua homenagem, organizado pela socialite mineira Bertha Mendes de Souza, em prol do Banco da Providência, no Museu de Belas-Artes do Rio de Janeiro, ele e dona Mariza Campos Gomes da Silva protagonizaram cenas de muito carinho e afeto. “Somos casados há 45 anos, o que não é pouco. Esse tempo de parceria fala por si só. E se essa união é tão bem-sucedida, só pode ser creditada ao grande valor da mulher que tenho”, enaltece o vice-presidente, sob o olhar tímido da esposa, que revelou o segredo do sucesso conjugal. “O nosso casamento dá certo, porque unimos o companheirismo e a simplicidade”, explicou Mariza.

Entre cumprimentos e formalidades, o casal não resistiu aos primeiros acordes de New York, New York, sucesso na voz de Frank Sinatra. Cercados por 400 convidados, eles dançaram cheek to cheek numa pista improvisada no meio do salão. “Nós raramente temos a oportunidade de dançar, mas, quando dá, é sempre muito bom”, disse Alencar. O casal deixou a festa de mãos dadas, apreciando as obras que se estendiam ao longo dos corredores. “Sempre visitamos o Louvre. Mas a pintura de que mais gosto é o retrato da Mariza, feito pelo pintor mineiro Ricardo Wagner, galanteou José Alencar.

***
Agora, a cereja do bolo: José Alencar passou a noite cercado pelos seguranças, depois do meu ousado approach. Na hora de ir embora, ele e a segunda dama tomaram o rumo da rua. E parti atrás da comitiva. Já na porta, quando ele parou para se despedir da anfitriã, com o carro já esperando, eu grito:

- “Vice-Presidente, o senhor prometeu falar comigo!”
.

Ele respondeu:

- “É verdade! Promessa é dívida!”
.

Ao invés de me atender ali, foi para a lateral do Museu, onde havia duas cadeiras e sentou-se comigo e dona Mariza para bater papo! Juro! Os dois e eu ali. Ok, pouco tempo, mas que homem gentil e que frases que mostram tanta intimidade para um político de cargo tão alto. Ali ele se abriu para mim e foi franco, direto, verdadeiro e com um sorriso sempre a pontuar cada frase. Tudo que uma jornalista de celebridades poderia querer ouvir em uma festa – não era uma exclusiva, mas acabou sendo uma espécie de.

FATOS QUE MARCAM UMA CARREIRA. UMA VIDA.
E eu peço a Deus por ele. Agora e sempre.

15 comentários:

Ana Martins disse...

Que coisa mais bacana, Bia!
Também espero que ele fique bem.
Quer saber? Ficará!
Porque como ele mesmo disse, está acostumado a montar cavalo brabo!

Bibi disse...

Pois é Ana. É gente boa. E com gente boa a nossa torcida é em dobro!

jose luis disse...

eu acredito na teoria do Hulk
da forca interior
aquela que voce nem sabe que tem
mas que aparece do nada quando voce precisa
esse cara e' forte mesmo
a doenca ja' faz parte da vida dele ha' anos
minha secretaria retirou parte da mama ha' 4 dias por carcinoma
ontem na favela em que ela mora
o Vintem ,em foi invadida
a mae dela nervosa infartou e morreu
dai' voce pensa: isso nao acaba nunca?
o que sera' que a vida quer de mim?
mas leva
acaba passando por cima
o tempo e' o melhor unguento

J25 disse...

é um exemplo pois mesmo enfermo ele luta pode-se até dizer nunca caiu para precisar levantar, esteve sempre de pé enfrentando a tormenta.
Acredito que já chorou, já quiz disistir mas nunca demonstrou.

A luta continua... Enquanto a vida a esperança.

Eliane Santos disse...

Acho que a pior coisa do câncer é o fato de ser uma doença que vai minando duas esperanças... Tipo: vc recebe esse diagnóstico, mas o médico diz que vc tem chances de ficar bom... ao longo do tratamento vc vai vendo que tá difícil e suas esperanças vão diminuindo... Pior ainda quando vc termina o tratamento, acha que se curou e tempos depois o câncer volta... Não sei se suportaria essa consumição... Mas que bom que o Zé Alencar também desenvolveu imunidade para esse mal e mantém sua esperança sempre renovada...

Bibi disse...

Eliane: manter sua esperança renovada. Adorei isso que vc escreveu! É uma verdade. Estou pensando em um post. Obrigada por me inspirar!

J25: ando sentindo a sua falta, meu rei! Que bom te ver por aqui! Já sei do seu impedimento, mas gosto de expressar a alegria de ver o seu retorno!

Zé: A teoria do Hulk é interessante demais! Sou das teorias também. Que barra pesada a da sua secretaria! Meu Deus do céu. Não há bem que sempre dure e não há mal que nunca termine. A vida é feita desses ciclos estranhos que a gente tem que vencer, não é? Eu, você, tantos outros vivenciamos isso na nossa história e a força interna esteve lá para mostrar o caminho. Eu chamo isso de fé em Deus.

Sambeira disse...

Bonita história, e o 'Zé Alencar' foi muito macho em assumir tudo desde início. outro dia vi uma entrevista dele no Jornal Nacional em que falava da descoberta de novos tumores no intestino. Era mais 15, e ele com o mesmo semblante sereno e esperançoso. Um exemplo!
Aqui em casa tb torcemos por ele, o câncer é uma doença que infelizmente já levou mais de três parentes meu, e sei bem como essa doença é triste.
bjos

Bibi disse...

Sambeira: foi muito macho em assumir a doença sim! Pq ela é devastadora! Tb tenho casos na familia! Oro por ele, torço por ele. Guerreiro!

Saulo disse...

Puxa prima! Mais uma bela história sua!! Agora quem se "aproximou" dele fui eu! rsrs
Vou orar por ele tb!
Bjuss

Vivi disse...

Esses pequenos encontros e poucas palavras dizem muito sobre quem é cada um, né? Vou orar por ele. E, quem sabe, como sorte, encontro ele aqui em Houston.
Deis dê forças a ele e à mulher. Ela certamente sofre com isso tudo.
Bj
Vivi

Bibi disse...

Vi: Esses pequenos encontros e poucas palavras dizem muito sobre todos nós. O nosso melhor presente é orar. Hoje ouvi dizer que ele foi aprovado para entrar no sistema. Primeira vitória!

Bibi disse...

Saulo: minha amiga amou tanto o post que disse que ia mandar para o e-mail da Vice-presidencia! Eu jamais teria essa ousadia! Sou tímida! Mas foi de coração!

Luke disse...

Cade meu comentario? =/

Ivy Farias disse...

Eu, que vejo pauta em tudo, pensei em ligar no planalto e fazer matéria de quantas cartas e e-mails de solidariedade o José de Alencar recebe. Garanto que deve ser mais que da Xuxa no auge dos anos 80.

Bibi disse...

Ivy: estou rendendo pauta!!!!