23.5.09

Post 500!


CHEGAMOS AO POST 500! PARA MIM, SEM DÚVIDA, É UM MARCO HISTÓRICO. UM MOMENTO QUE SERÁ CELEBRADO COM UM TEXTO QUE FIZ HÁ UNS DOIS OU TRÊS ANOS. BEM PROPÍCIO À OCASIÃO. OBRIGADA A QUEM CAMINHOU COMIGO ATÉ AQUI!


EU TE AMO NÃO DIZ TUDO

Demorei um pouco mais para me dedicar ao nosso encontro. Mais que uma obrigação, os textos se tornaram um momento de encontro, através da tela e do “papel”. E um encontro, para ser prazeroso, não pode se tornar uma obrigação, ainda que seja um hábito. Em cada tarefa que temos que executar no nosso dia a dia, é preciso uma dose extra de criatividade, assim não deixamos que a rotina transforme a ação necessária em algo que aborrece. Criatividade e falta de tempo não combinam. Criatividade requer um esforço, uma vontade; mas ao final é ela que nos destaca das demais pessoas. Mas não estou aqui para falar em criatividade. Vamos ver até onde eu vou... Vem comigo?

Desde que comecei a escrever semanalmente, percebo que estou me tornando uma espécie de cronista dos sentimentos cotidianos. As coisas que acontecem ao meu redor não passam mais “batidas”, porque se alguma coisa relevante acontece, ponho a mão na massa e transfiro para o papel. É um exercício interessante, porque é uma forma de não deixar que a vida tenha lacunas em branco e também é uma maneira de vigiar os sentimentos. Uma vez, entrevistei a atriz mineira Manoelita Lustosa, que me disse essa frase:
“Eu vigio muito os meus pensamentos, para que a tristeza não me alcance ou me domine. Também presto atenção à maneira com que estou me relacionando internamente com as pessoas e o mundo à minha volta. Se deixar, a mente atropela sentimento e pessoas e faço julgamento sem expressar uma palavra.”
Você tem vigiado seu pensamento?

Já falei várias vezes - e tenho repetido em tantas outras oportunidades - que ser feliz é uma escolha. Ao optar pela felicidade, até para rir, a gente tem que deixar para trás muita bagagem. Ser feliz é dar valor a coisas que não tem valor; é ter fé na força de um sorriso; é dar a mão e entrar na roda; é arriscar também, apostando que suas melhores escolhas sempre trazem grande aprendizado. Ser feliz é olhar o sim ou não como apenas uma ponte que vai te levar para outro estágio. Todas as possibilidades estão dentro de nós e podem se tornar mágicas com a força de um pensamento. Você tem vigiado seu pensamento?

No Orkut e aqui no BibideBicicleta, eu registro a seguinte sentença:
“Acredito que tudo sempre vai dar certo no final. Do meu jeito ou de um jeito novo, diferente, desafiador e misterioso. Não fomos feitos para uma vida de derrotas. TENHO FÉ!”
Com o meu primeiro editor, o Esmê, eu aprendi uma coisa bem valiosa: “sem capa uma revista não sai”. Parece meio óbvio, você pode pensar. O pulo do gato sempre está além das aparências. Ele queria dizer que podíamos não ter a melhor matéria do mundo, mas as máquinas não iam parar por causa disso. Semanalmente a revista estaria nas bancas. Com a nossa vida é a mesma coisa. Todo mês, toda semana, todos os dias nós temos fatos que compõe a nossa história. O que não podemos ter é medo de errar; medo de avançar; medo de dar o primeiro passo em direção ao infinito. Histórias são feitas de fatos, quer a gente viva ou quer nos protejamos da vida, das pessoas, do amor. Tudo pode não ser da maneira que sonhamos, mas tudo pode acontecer num piscar de olhos, de um jeito novo, diferente e desafiador. Não existe aquilo que é ideal. Sentimentos são fluidos e nos pegam de surpresa. Mas temos que vigiar o nosso pensamento, para que possamos receber aquilo que é bom sem reservas.

Estava falando com um amigo pelo MSN hoje e perguntei: "fulano é gatinho?" Ele ficou meio aborrecido e me disse que não se pergunta assim para homem. Tem que falar: “fulano é pintoso?” Perguntei isso em relação a duas pessoas. O primeiro fulano não era amigo dele, o que gerou o debate acima. O segundo era, e ele respondeu mais na boa. Sabe que até num papo bobo pelo MSN eu aprendi uma lição? Não importa como a pessoa seja: gorda, magra, alta, baixa, sem bunda... Com os olhos da amizade, a gente vê muito melhor. Olhar além é ver com “bons olhos”. Quando deixamos a capa cair, quando nos abrimos para alguém e a recíproca é verdadeira, o melhor de nós é colocado para fora. Eu quero sempre dar o meu melhor para vocês. Por isso ofereci um pedaço de mim e agora vigio o meu pensamento para ser sempre melhor para mim mesma e, conseqüentemente, para vocês. Quem não se ama, não ama ao próximo. Quem não sabe do amor, não pode oferecer amor.

Vou terminar com duas “poesias”. Uma mandada por um brother meu e a outra feita por Lulu Santos, que já tive oportunidade de citar outras vezes:

“Eu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo isso por cima de um muro

De hipocrisia

Que insiste em nos rodear

Eu vejo a vida mais clara e farta

Repleta de toda satisfação

Que se tem direito

Do firmamento ao chão

Eu quero crer no amor numa boa

Que isso valha pra qualquer pessoa

Que realizar

A força que tem uma paixão
Eu vejo um novo começo de era

De gente fina elegante e sincera

Com habilidade

Pra dizer mais sim do que não
Hoje o tempo voa amor

Escorre pelas mãos

Mesmo sem se sentir

E não há tempo que volte amor

Vamos viver tudo o que há pra viver

Vamos nos permitir”



Sentir-se amado
Martha Medeiros


O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.

Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.

Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.

13 comentários:

Entre brisas e tempestades disse...

Bibi fofa!!! Tô amando ler seu blog!!! Descobri há pouco e já até me inspirei nele!! Depois vai lá no meu que escrevi um sobre uma coisa que li aqui. Um beijo!!!! E continue pedalando, q agora tô junto aqui tb!! Quero comemorar com vc o post 1000 em breve!!!

André Lima disse...

Bea,
muito bom seus textos. deste post. O lance da revista fala diretamente pra mim que adoro revistas, arte, etc. Mário Quintana é ótimo e Lulu, nem se fala. Isso tudo juntando com a BBicicleta...
"...quando nos abrimos para alguém e a recíproca é verdadeira..." Sorry, mas não é. Muitas pessoas (como todos!), gostam de ser amadas, mas dar em troca? O mundo é egoísta e as pessoas aqui, valem pelo que tem, não pelo que são: tem um rosto bonitinho, vamos ficar perto pra ver se pega... tem dinheiro, vamos ficar perto pra usufruir... venham a mim e a vós, ...que se danem!
Já vivi muitas e péssimas experiências com isso. Só ama quem tem amor pra dar. E quem não ama, não pode retribuir ao que lhes damos.
Quem dera se a recíproca fosse verdadeira... as pessoas seriam mais felizes, menos volência, menos arrogância, menos mortes, amor gera amor como diz a Bíblia e o Poeta escreveu de outra forma nas paredes dos viadutos...gentileza é sinônimo de amor, que gera gentileza.

Bibi disse...

Tha, que visita ilustre! Amei de verdade! Já fui no seu blog e deixei meu recadinho! Volta sempre, escreve sempre! Assim a gente fica mais partinho!
Um beijo!

André CK: A gente não pode tirar um trecho do texto sem se ater ao contexto. A frase é: "Quando deixamos a capa cair, quando nos abrimos para alguém e a recíproca é verdadeira, o melhor de nós é colocado para fora". Ou seja: os dois lado têm que deixar a capa cair para a recíproca ser verdadera. É um estágio bipolar, vamos colocar assim. Porque ai si, amor gera amor; gentileza gera gentileza.

Lucas Ferraz disse...

Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de quilômetros.
Vários amigos responderam ao convite do meu aniversário dizendo que iriam comemorar comigo ontem na Pista 3, em Botafogo. Foram menos RSVPs do que eu esperava, mas pensei que, dentre os que não responderam estavam alguns bem próximos que iriam com certeza e não precisariam responder.

Foram dois amigos ao meu aniversário.

Quando estamos todos bêbados, todos me amam. Quando eu dava festa no meu antigo apartamento, com vodka russa, iluminação bacana e gueriguéris, todo mundo me amava e era meu melhor amigo. Quando me separei, poucos me ligaram pra saber se eu tava bem.

E dois foram no meu aniversário. Felizmente, foram dois que valem por muitos.

Tirando alguns amigos que estão acima de qq coisa e que eu sabia com ceteza que não iriam para a Pista 3 (inclua-se você), fiquei chateado com os outros.
Porque alguns amigos, como você, não são mesmo de ir pras nights que eu vou. Eu entendo! São amigos que celebram meu aniversário de outra forma, que me ligam, me chamam pra almoçar, escrevem posts sobre o meu aniversário (rs).

Mas os outros foram uma grande decepção. E penso que errei tão feio na hora de escrever os agradecimentos da minha tese! Eu deveria ter avaliado melhor e me lembrado que amigo leva tempo pra ser feito!

Conclusão com relação aos meus amigos que eu esperava na Pista 3 ontem: não, eu não sou um merda de quem ninguém gosta. Eu preciso é mudar de amigos!!!

Amigo mesmo, os antigos, os que passaram perrengue comigo em diversas situações e que já provaram serem meus amigos independentemente de onde estivermos e de quanto tempo fiquemos afastados geograficamente.

E eu TE AMO. E você sabe disso. Espero que se sinta amada, porque você sabe que é de verdade.

Quanto à foto do post: Tá toda, toda aí, hem!!! hahaha SexyBibi!!

beijão!!!

Josselene Marques disse...

Olá, Bibi:
Perdoe-me a ausência de três dias. Estive muito atarefada. Estudando... Mas valeu a pena esperar. Parabéns pelo 500 e por tudo que se lê por aqui. Qualidade total!

Abração, amiga!

Bibi disse...

Luke: Fiz minha parte! Não podia ser diferente!

Joss: Venha qdo puder! O que vc estuda?

Anônimo disse...

Esse texto não é do Mario Quintana, é da Martha Medeiros, e não esta completo, o que muda muita coisa.

valmir disse...

Mario Quintana é seu brother? Show! rs

Bibi disse...

Valeu anônimo!
Qual é Valmir?!

Josselene Marques disse...

Bibi:

Eu estudo psicologia, inclusão escolar e social, línguas entre tantas outras coisas.
Adoro aprender...
Abração.

Ana Martins disse...

BIBI, PARABÉNS!!! IEBA, 500!!! VIVA!!!
Ser feliz é uma escolha sim. Eu escolho ser feliz, mas não creio que possamos ser sempre 100% assim. Ou não estaríamos vivos.
Porque viver nos coloca em contato com a realidade, quer queira ou não. E ela não é só de flores.
Logo, digo que não sou feliz, mas me faço feliz!
E amo a vida! Ah, e tb já aprendi que "Eu te amo" não diz muito. Pode até não dizer nada.
Bom é sentir-se amada!
bjo carinhoso
Ana

Bibi disse...

Joss! Que delícia! Adoro aprender também! Estuda Psicologia aonde? Podia me indicar uns livros, não é?

Bibi disse...

Ana: A vida é feita de instantes de alegria, que realmene não duram para sempre. Mas ser feliz é ter isso na alma, praticamente uma vocação, entende? Eu Te Amo não diz tudo, mas diz alguma coisa. Sentir-se amada... ai, ai... que sensação mais espetacular! Gosto quando vc escreve, porque nossos pensamentos se completam!
Bjks e obrigada sempre!