30.3.09

Xô!


Já falei sobre pombos aqui. Muitos não devem se lembrar, porque foi uma das primeiras crônicas que fiz para o Bibidebicicleta (AQUI). Hoje eu vou ter que voltar a tocar no assunto. Mas antes da vamos aos fatos curiosos de nosso personagem.


Você sabia que existem mais de 300 espécies destas famílias distribuídas em todos os continentes? Podemos dizer que é uma praga multinacional. Tem gente que gosta de alimentar um pombinho... Mas, no geral, esse bicho piolhento gera mais encrenca, que compaixão e alegria. Um pombo pode viver até 15 anos. Isso quer dizer que aquela turma que faz cruw-cruw de manhã, perto da minha janela, pode me atormentar por mais de uma década! E seus filhos e seus filhos e seus filhos... Xô!

Os pombos podem atingir em vôo, a velocidades até 80 km/h. Eles são capazes de voar em distâncias até 315 km sem se cansarem. Possuem o melhor sentido de orientação de todas as aves e de todo o reino-animal, podendo localizar os seus ninhos e/ou pombais a mais de 1000 km de distância. Os que vivem aqui no prédio [sim, porque eles praticamente tem um chateau aqui no meu condomínio!] são até meio desorientados. Ou marrentos, porque vêm os carros se aproximar e não fazem questão de sair. Muitos morrem atropelados, que, covenhamos, é uma maneira bizarra de uma ave morrer...

Bizarro também é o seu ritual de acasalamento. Os pombos bicam-se mutuamente. A partir daí são um casal. Bem... Já vi esse comportamento em muitos humanos também! Bicam-se muito e acabam a guerra em acasalamento. A parada nupcial consiste em o macho dançar para agradar à fêmea. Do pombo, é claro. Mas já vi muito macho suado balançando o esqueleto para conquistar uma gatinha na boate. Ou uma pombinha. Ou uma rolinha... É, vamos dar prosseguimento ao assunto.

Durante a Antiguidade, os pombos eram utilizados, pelos Egípcios, Gregos e Chineses, como mensageiros nas guerras, campanhas políticas ou comércio. Até os Romanos compreenderam que também poderiam usá-los em suas conquistas. Em 1914, a França tinha um carro de pombo como peça de guerra! Na guerra de 39 a 45, os Ingleses usaram 16 mil pombinhos, que acabaram sendo caçados por falcões à serviço da Alemanha. Tadinhos! Hum, já posso imaginar um filme sobre isso!

Mas filme algum se compara a notícia real que eu tenho para te dar! O homem já foi à lua, domina a internet, tentou chegar ao centro da Terra. Mas em Sorocaba... A polícia interceptou dois pombos-correio que eram usados para levar telefones celulares para dentro de presídios. As aves, com sacolas amarradas ao corpo, foram encontradas nas proximidades da Penitenciária Danilo Pinheiro. Elas não chegaram a entrar no local com os equipamentos. Pombo sacoleiro à serviço do crime! Inacreditável!

8 comentários:

Saulo disse...

Quanto aos pombos eu me recuso até a falar. Agora... quanto a Sorocaba... caraca! Só traficante paulista pra inventar estas coisas!

Bibi disse...

Esqueci de mencionar um viés do pombo! Sujar os carros!

Lucas disse...

Eu odeio pombos. São sujos. Por mim, matamos todos. Todos não. bastam dois terços. Deixa um terço aí em homenagem a veneza.

Bibi disse...

Ai Lucas! Olha que instinto que vc tem, brother! Matem os pombos! Num outro post vc colocou: eu combino com as formigas: eu mato e elas morrem! hahahahah Caraca!

bia bacana disse...

Hahahahahahahahaa! To rindo muito aqui. Meu marido é de Sorocaba. Vou contar pra ele!!! Achei muito criativo. Quem desconfiaria de um pombo?
bj

Bibi disse...

Pois é! Pombas, que pombas! Eu não lembrava que ele era de Sorocaba! hahaha Ele tem senso de direção apurado também? hehehe

valmir disse...

ODEIO POMBOS!

Bibi disse...

Pombos fazem pombices e pombinhos! Dão piolho, fazer cruw e sujam os carros com a sua bazuca anal!