9.4.09

Estréias


Você é do tipo que gosta de estréias? Eu sou. Fico muito nervosa com as primeiras vezes, mas geralmente elas têm um sabor tão especial no instante seguinte! Já percebeu? Repara só! É como se a gente fosse convidado a provar novos sabores a todo instante e depois disso é êxtase, um sentido de curiosidade satisfeita.

Obviamente estou te convidando a relembrar das suas primeiras vezes. Todos nós temos uma história bacana para contar, além daquelas clássicas pelas quais todos passamos [com certa ansiedade]: o primeiro beijo, o primeiro amor, o primeiro (a) namorado (a), a primeira transa, o primeiro fora, a primeira dor de cotovelo, o primeiro funeral [não o nosso, é claro], a primeira vez que teve que falar em público, a primeira vez que viu a cara do seu filho [eu ainda não tive essa estréia, mas imagino que deva ser absolutamente fabulosa]...

A roda da vida vai girando e todo mundo vai experimentando as sensações mais diversas. Cada qual dando dose e valor individual à situação. São momentos particulares, únicos. Eu te desafio a transpor esse instante ao qual chamo de “borboletas no estômago” para pequenas estréias especiais as quais somos entregues seqüencialmente. Por exemplo? Hoje eu fui com a minha amiga Bia Bug a uma loja para que ela começasse a procurar o seu vestido de noiva. Fato é que eu NUNCA havia sido convidada para ser a “dama de companhia” de uma noiva em um momento tão importante quanto este. Cara! É o vestido. THE DRESS. As moças casadoiras sabem bem o peso e a importância desse elemento em todo o ritual que a pomposa cerimônia exige. O noivo, o Franitos, só a verá no dia. Eu a vi experimentando e o mais espetacular, pasmem [as moças casadoiras pasmarão um pouco mais], ela escolheu o primeiro vestido que experimentou. Juro que ficou perfeito! Entrou, fechou, cobriu cada detalhezinho que mulher implica [normal, todas temos e são únicos]. E olha que eu sou muito criteriosa com o look das pessoas. Não é que eu seja exigente quanto ao que o outro vá vestir, mas sei perfeitamente o que cai bem ou não. Mas só reparo quando me pedem opinião. Eu gosto de olhar olhos, rosto e sorriso [boca]. No mais, um bom papo já me transfere para uma outra esfera de realidade. E o vestido da Bia Bug estava uma belezura, como diria uma amiga.

Então você pode torcer o nariz e me questionar: “mas isso lá é estréia?” É como eu sempre digo aqui, tudo depende do olhar que a gente lança sobre a vida. A minha é cheia de histórias, porque procuro guardar a melhor essência de pequenos grandes atos, como o de hoje. Foi diferente e foi maravilhoso. Foi simples, mas achei tanta beleza em estar com ela naquela hora. O que você tem feito na sua vida, que te dá essa sensação de estréia? Buscar esse sabor é encontrar motivação para continuar a caminhada. Não se espera por um dilúvio para tomar um gostoso banho de chuva.

Olha só: eu lembro da primeira entrevista que fiz. Faz séculos. Eu também sei exatamente qual foi a primeira reportagem publicada: a estréia de Marília Gabriela no teatro com Esperando Beckett, direção de Gerald Thomas. A sensação foi super gostosinha. Depois veio a primeira entrevista pingue-pongue, a capa, a exclusiva nacional. E assim a minha estrada profissional foi se formando e consolidando. Há uns seis meses, no entanto, voltei a fazer uma coisa que teve sabor de estréia, mas não era. Fui convidada para ser debatedora em um programa ao vivo. Já tinha feito isso em outras oportunidades, mas minutos antes de entrar no ar, meu corpo inteiro tremeu de ansiedade. E que “balançada” nervosa e gostosa. Já não topava com o sabor de desafio desde não sei quando... Foi especial e me incentivou a buscar por isso mais vezes. Não sempre, porque ninguém suportaria viver nesse estado constantemente. Mas não é que existem pessoas que correm atrás desse momento perpetuamente? São as do tipo que não têm sossego e ficam atrás de uma completude que deviam encontrar em si mesmas.

Sabe do que mais? O primeiro beijo é incrível [nem todas as primeiras vezes foram como e no tempo que eu esperava, mas todas foram sensacionais, graças a Deus], mas a gente volta a ter beijos de estréia toda a vez que encosta os nossos lábios nos lábios de um novo alguém. O beijo é uma marca pessoal [e deliciosamente intransferível], quase uma assinatura da alma, eu ouso a dizer. E você pode ser desafiado a beijar a mesma pessoa de formas diferentes, com sabores múltiplos, em lugares especiais. “Ela só pensa em beijar, beijar, beijar, beijar...” Não é isso, gente [ok, não é SÓ isso gente]! O que eu mais quero com esse texto é que você desfrute de pequenas e boas estréias em vários momentos da sua vida. Como a que eu tive hoje. E espero que a vida seja generosa o suficiente para te ofertar grandes e inesquecíveis estréias também. Eu espero por muitas pela frente. E tentarei compartilhar o melhor de cada uma delas com vocês. Enquanto eu tiver fôlego!

6 comentários:

Ana Martins disse...

Bibi, esse post me fez lembrar de um dos momentos mais bonitos que tive na vida... por favor, não fique triste por dizer-lhe que nunca tive vontade de ser mãe, apesar de todos meus sonhos de menina... até o dia que fui surpreendida por mim mesma, ao dizer para o homem da minha vida que ele podia seguir em frente, que eu deixaria acontecer...

Anne Katheryne disse...

Noossa, e eu que achava q a minha cunhada [esposa do meu irmão] fosse a única mulher no mundo a decidir pelo primeiro vestido de noiva que colocou. E eu também estava lá. Foi um dia inesquecível, como todos os preparativos... e assim será com sua experiência ao lado da sua amiga! Que Deus abençoe as duas! =)

Saulo disse...

Meu primeiro beijo foi ruim: sabor bife acebolado. Minha primeira transa foi inusitada, nervosa, rápida, nada romântica. Meu primeiro fora foi inesquecível e doloroso. Minha primeira decepção amorosa foi inervante. Agora... minha primeira noite fora de casa foi super audaciosa... voltei de madrugada... já eram quase 01:00... não aguentei ficar acordado!! rsrs

Bibi disse...

Ana: Escrevi no orkut!

Anne: Olha quanta similaridades!

Saulo: Não preciso entrar em detalhes, mas as estréias foram cheias de bons detalhes! Lembro de tudo! Cheiro, gosto e sensação!

bacana disse...

Fiquei com ciúmes da sua saída com a Bia Minha Amiga Bug! E de vc já ter visto O VESTIDO dela, que eu só vou ver em 2010! :/
bj

Bibi disse...

Bacana! Fica não!! Posso te dizer que todas as Bias estarão lindas em 2010! rs Ela é mais sua que minha! Disso eu sei! Só "tô" pegando um "naquinho" emprestado! rs