21.4.09

Novo Cisne de Pedra


Gosto das informações que me surpreendem. Estava vendo o Jornal Hoje e fui fisgada por uma matéria super interessante do Marcos Losekann na Alemanha. Ele visitava o imponente, místico e romântico castelo de Neuschwanstein. Um verdadeiro espetáculo aos olhos, que ficou em oitavo lugar na eleição das "7 Maravilhas do Mundo Moderno". Até aí, matéria normal.

Em dado momento, Losekann afirma que este foi o castelo que inspirou Walt Disney em cada detalhe do famoso palácio da Bela Adormecida. Para quem ainda não sentiu a “pegada”, esse palácio é uma das obras mais aclamadas de Disney e atração principal do Magic Kingdom. Aí eu me assustei [bobagem!]. Sempre achei que aquele castelo com suas torres arranhando o céu fosse da Cinderela e não da Bela Adormecida, a Aurora. E agora, José? Como é que se tira a prova dos nove?

Neuschwanstein em português significa “novo cisne de pedra''. E esse castelo também guarda uma bela história. Quando era apenas o herdeiro do trono, por volta dos 10 anos de idade, o príncipe Ludwig foi levado pelo pai até o alto dessas montanhas na Baviera. Ele observou o penhasco, ficou fascinado e fez um juramento: ''quando eu for rei, vou construir ali um castelo”. O sonho foi realizado, mas o rei Ludwig II jamais entrou no Neuschwanstein. Ele morreu afogado, alguns anos antes da conclusão da obra. Por isso, na sala do trono falta o objeto que dá nome ao lugar. Ali nunca houve um rei. Ludwig II foi considerado o último rei da Baviera.

A história parece triste, mas o lugar é tão lindo e mágico, que lágrimas ali, só de alegria mesmo. E não é que no fim da reportagem o Losekann encontrou um polonês que tinha acabado de pedir a namorada em casamento? Daí, quem chorou fui eu. Emocionada! Uma romântica com a sensibilidade à flor da pele... Serei eu incorrigível?

12 comentários:

jose luis disse...

e eu entao
to chorando ate' em final de comedia

Bibi disse...

Não chora Zé! Tem colinho quentinho nas letras do BibideBicicleta. Um beijo carinhoso!

Ana Martins disse...

Ai que fofo! Continue uma romântica incorrigível, please!!! :)

Bibi disse...

Ai, Ana! Dá um trabalho... rs

valmir disse...

Gosto do assunto. hahaha
Não vi a matéria, só a chamada. Deve ser incrível, mesmo!

Bibi disse...

Val: Que lugar! Quanta história... Que mundo grande e diversificado esse nosso...

Saulo disse...

Como um autêntico Disney-maníaco eu já conhecia a história de Neuschwanstein! Vc reparou no entalhe em madeira que tenho preso na parede do corredor aqui de casa? É uma reprodução do Castelo que comprei quando estive em Koblenz - Alemanha...
Muita furstração ter ido á Alemanha e não ter conhecido o castelo...

Bibi disse...

Não reparei! Você tem que etiquetar essas coisas para eu perceber! Colocar luzes neon!

Lucas Ferraz disse...

Bia,

foi o Neuschwanstein que inspirou o Disney sim. Primeiro para criar o castelo da cinederela no filme, depois no parque...rs

Beijão!!!

Bibi disse...

Então Lucas, a matéria diz que o Castelo é da Bela Adormecida!

Saulo disse...

Explico... O Castelo que está em Magic Kindom (Florida) foi inspirado no "Neusch" e é dedicado á cinderela! Entretando, o castelo do Desenho da Bela Adormecida é o mais parecido com a construção alemã... e, se não me engano, o da Bela Adormecida é representado na Disneyland (California). Na EuroDisney (Paris) é o da Bela e a Fera... vou pesquisar mais!

Bibi disse...

ah, por favor! PESQUISA! acho esse tema fascinante! mesmo