28.4.09

A Voz


Tava esperando um telefonema teu

Tava precisando de uma voz no meu ouvido

Tava imaginando teu olhar mirando o meu

Tava desejando um beijo em teu umbigo

Tá legal, falei o que não devia

Me dei mal, mas amanheceu um novo dia

Já esqueci, pensei em ti, decidi:

Tô aqui esperando pra ver se você vem.


******

Bem... Parece que entrei mesmo na fase de escrever sobre as baladinhas. Gostosinho, não é? Pensamento vagando e trazendo consigo uma canção que expressa uma sensação ou desejo. Meus textos já passaram por alguns formatos. Agora a minha inspiração tem trabalhado junto às letras que outras pessoas escreveram. Poesias musicadas por alguém, para alguém. O mais bacana é que no imaginário popular, esse alguém pode ser qualquer um capaz de ser alcançado pela força do seu pensamento.


"E o pensamento parece uma coisa a toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar..."


E eu pensei nessa música, "Voz no Ouvido", cantada por Pedro Mariano e escrita por Jair Oliveira. Ontem, no aeroporto, a voz inconfundível da Iris Lettieri [a famosa locutora do Galeão] chamava a atenção. Todo mundo chorando e aquela voz de anuncio de motel mandando ver os seus recados. Sem parar. A voz é bonita, mas estava causando certa estranheza à cena.

Fiquei pensando: a voz é um elemento muito importante na apresentação de uma pessoa. Na questão da sedução, então! Uia! O que é uma boa voz no ouvido? Tão bom quanto barba que arranha a nuca! E aquela voz conhecida em um momento de total perturbação? Ela é capaz de focar qualquer um. Não gosto que gritem comigo, mas já vivenciei situações em que uma voz mais forte foi extremamente útil, dominadora, componente exato para esfriar uma situação. Com uma pegada no braço, faz qualquer um se arrepiar. Meu amigo Jorge Brasil tem uma história ótima que une esses dois elementos. Eu adoro ouvir. E me imaginar em seu lugar! pumf!


A voz é um elemento vivo dotado de personalidade única. Ela é o reflexo da comunicação verbal, produto de nossa evolução. Por ela transmitimos todo tipo de emoção. O recorde de amplitude de voz mais alta, pertence a Georgia Brown, que possui o registro de exatas 8 oitavas, o que é mais alto do que qualquer nota de piano. A cantora entrou para o Guiness tanto por possuir a maior extensão vocal feminina, quanto por ter emitido a nota mais aguda que um ser humano já emitiu. Ou seja, a voz pode atingir partes do seu corpo, do seu cérebro, as quais você nem se dá conta.


Gosto de brincar com a minha voz. Já desenvolvi vários personagens para entreter crianças. A mais levada delas ficou quietinha comigo dentro de uma loja de departamentos e me olhava interessada antes de soltar: "you are funny". Hahaha. Que boa definição! Já cantei coisas bacanas. Já cantei gente bacana. Já fiz muito bom uso da minha voz. Já ouvi coisas de derreter corações gelados. Já ouvi as últimas palavras de alguém querido que morreu: TE AMO. Essa foi a melhor delas. Inesquecível.



“Tava precisando de uma voz no meu ouvido.” Sabe por que? Porque ontem tive que “escrever” em palavras a minha voz, quando na verdade só queria ouvir uma: “Deliciosa em tons baixos e metálica em tons altos. Uma leve rouquidão em tons sussurrados. Animada quando não tímida e tímida quando não sabe o que dizer. Curiosa sempre. Dengosa quando quer. Afinada. Desafiadora. Medrosa. Quase nunca suja. Quase sempre maliciosa ou provocante. Palavras ditas, como palavras escritas. A diferença são os tons, os lábios e a língua”.


5 comentários:

J25 disse...

ola Bibi...
Faz um tempo... vi seu recado "Imagino o rosto de tanta gente aqui!
Aliás, J25 por onde anda você? Sinto sua falta!
Era tão frequente nos comentários e agora quase não aparece!
Não sei seu rosto." talves neste momento seja outra pergunta "Não conheço seu tom de voz" é uma pergunta que já mim fiz sobre você.
Muito bancana o post "Pra Sempre" é a amizade é assim pra sempre fiquei triste com a sua distância dos amigos mas o coração esta muito muito perto. Alguem disse que Saudade é coisa de brasileiro é sentimento unico nosso.
Minha voz para você é que você é especial, muito querida. Consigo sentir sua "tristeza" neste momento. Pois amigo é coisa que agente quarda no peito. Lendo esses post lembrei da musica do mineiro como eu Milton Nascimento.
Desculpe o tempo sem postar estive viajando a trabalho e os ultimos dias uma perda familiar mas já esta tudo bem. Obrigado por lembrar de mim e cobrar minhas visitas.
Bjos

Saulo disse...

Ao pé do ouvido... arrepio! Adoro confissões entre beijos e abraços!

Bibi disse...

J25 cobro as visitas sempre! Vc e sua animação fazem falta! Bom, agora vc já leu sobre o meu tom de voz, falta ouvir. cadê a noite de autógrafos do livro para nos reuniar a todos? ALÔ editoras!

Saulo: adoro palavras ao pé do ouvido!

jose luis disse...

a minha voz

minha voz
é o eco da gruta
que te esconde
é o teu nome gritado ao longe
dentro das noites de insonia
é a tua insonia
minha voz
é o cuidado
para atravessar a rua
é o teu medo da fantasia
é o sol e a lua
a tua ousadia
é o teu segredo
guardado no fundo do peito
a tua fuga da vida real
é o sonho refeito
é o teu mal
minha voz
te acorda de manhã
e te levanta da cama
diz toda hora que te ama
assovia contente
alguma coisa esquecida
te alimenta o prazer latente
move tua vida
em direção oposta
minha voz
é a contra-vontade imposta
te deixa tensa
te obriga a fazer
uma intensa reflexão
minha voz
faz duetos contigo
minha voz
é apenas uma canção
cantada dentro do teu ouvido

jose luis lacerda

Bibi disse...

Zé: WOW! QUE COISA MAIS LINDA! ESTOU ARREPIADA! Muito lindo, momento super especial! Muito obrigada!